Vida na Itália: um guia completo para quem quer se mudar!

Vida na Itália: um guia completo para quem quer se mudar!

Por que não ter uma vida na Itália caso haja oportunidade? Afinal, estamos falando de um dos países mais tradicionais de todo o mundo. Terra da Roma e de figuras históricas como Vivaldi, Galileu, Leonardo da Vinci e Dante Alighieri, a Itália tem uma tremenda importância histórica e ainda hoje mantém sua relevância no mundo. 

O país faz parte do G7, grupo que reúne as 7 maiores economias do mundo, com um IDH de 0,895 – muito alto -, e é um dos maiores países da Europa em extensão territorial. Tudo isso faz da Itália uma nação fenomenal. Mas será que é um bom lugar para viver? 

Em nosso artigo, abordaremos se a Itália é ou não um bom destino para quem quer um lugar diferente para viver. Iremos analisar se da perspectiva de um brasileiro viver na Itália é interessante ou se há opções muito melhores. Venha conferir tudo sobre o tema! 

O que é preciso para se mudar para Itália?

O primeiro ponto a ser analisado para ter uma vida na Itália é aquilo que é preciso para viver no local. 

Afinal, não basta apenas termos a convicção de que é ou não uma nação que pode nos proporcionar uma vida segura, próspera e abastada, mas também é preciso ter os meios necessários para se mudar para lá.

O que é preciso para se mudar para Itália?
Fonte/Reprodução: original.

Esses meios são fundamentais para que sua vida na Itália comece e tenha sucesso. E sem eles, seria impossível sequer começar a fazer planos. Vamos conhecer quais são, a relativa dificuldade de se conquistar esses meios e como fazer isso. 

Documentação

O primeiro passo para se mudar para Itália é arrumar toda a documentação. Veja, para que você possa entrar no país e começar a viver no território italiano é preciso conseguir um visto. O visto italiano é chamado de permesso di soggiorno e os documentos para consegui-lo e realizar sua viagem são: 

  • Passaporte válido;
  • Formulário preenchido da solicitação do visto italiano;
  • Documentos de identidade como RG ou CNH – Carteira de Habilitação;
  • Seguro de Saúde Internacional;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de renda italiana – onde você irá residir na Itália;
  • Caso seja estudante, comprovante de matrícula;
  • Caso seja uma viagem a trabalho, contrato. 

Esses são os documentos essenciais tanto para a viagem quanto para a solicitação do visto. Uma vez tendo tudo em mãos, basta enviar para a embaixada italiana sua solicitação. 

Cidadania Italiana

Ter um visto italiano permite ir até a Itália e passar um tempo lá. Mas ainda não estamos falando de uma residência permanente. 

A residência permanente que te garante os direitos e deveres de um cidadão italiano é a cidadania. É mais difícil do que conseguir um visto, mas ainda assim ela pode ser mais fácil do que você pensa. 

Cidadania Italiana
Fonte/Reprodução: original.

O governo da Itália garante a todo brasileiro que seja descendente de italianos o direito à cidadania e sem limite de geração, ou seja, se em algum momento em sua árvore genealógica houver um ancestral italiano, então você é elegível para receber uma cidadania do governo da Itália! 

Isso é muita coisa quando nos lembramos que entre 1875 e 1900 houve uma imensa imigração de italianos em busca de novas oportunidades no Brasil. Calcula-se que mais de meio milhão de italianos vieram até nosso país neste período. 

Então não é tão difícil encontrar alguém que seja um descendente de italiano e com uma cidadania na Itália garantida, basta solicitá-la. É uma tremenda facilidade perto do que outros países oferecem, sem dúvidas a Itália é uma das nações mais liberais com sua política migratória. 

E para conseguir sua cidadania italiana você não precisa ter viajado até a Itália antes. Você pode solicitá-la direto do Brasil. 

Planejamento

E claro, no meio de tudo isso deve haver algum planejamento. Com o que você irá se sustentar quando estiver na Itália? Como irá se comunicar? Você tem parentes lá? 

Todas essas perguntas devem ser respondidas antes de começar sua viagem para a Itália. Na verdade, com base nelas, seus preparativos para a viagem devem ser realizados. 

Não subestime o poder do planejamento, que pode ser a chave para que você consiga realizar seu sonho de começar uma vida na Itália. Tenha em mente todos os passos para que sua mudança seja a melhor possível. 

Para qual cidade ir morar na Itália?

Outra questão muito relevante sobre a vida na Itália é qual a melhor cidade para se viver. Tudo depende do que você busca e qual o seu perfil e estilo de vida. Mas na Itália há ótimas opções.

  • Roma: A capital da Itália oferece ótimas oportunidades de emprego, uma vida agitada e muita badalação. Se você for uma pessoa mais calma e que prefere conforto à agitação, então certamente pode preferir outras cidades. No entanto, Roma não é feita apenas de modernidade e não é qualquer metrópole. Também é um centro cultural, guarda relíquias do passado e uma cidade histórica; 
  • Trieste: Sem dúvidas uma das cidades mais seguras de toda Itália, é também um centro tecnológico muito aquecido, sendo um dos berços das mais bem sucedidas e inovadoras startups de todo o país. Como se não bastasse, Trieste também é um centro literário na Itália, com uma cultura rica. Por já ter pertencido à Áustria, um dos diferenciais da cidade é sua culinária e seus tradicionais cafés austríacos; 
  • Bari: Centro culinário da Itália. Se você é uma pessoa com tendências estetas e não abre mão dos prazeres, então sem dúvidas vai gostar da cidade. Bari também se destaca como uma das cidades com menores custos de vida de toda Itália, uma diferença que é muito apreciada para quem acabou de chegar ao país. É o local da vida tranquila; 
  • Trento: Cidade que é centro educacional na Itália, Trento também é rica em belezas naturais, com seus alpes suíços que fazem sucesso entre os turistas. O turismo, por exemplo, é uma atividade essencial para a cidade, serviços de hotelaria para receber visitantes também. A qualidade de vida desta cidade chama a atenção e é sem dúvidas um ótimo destino; 
  • Milão: Uma das cidades mais conhecidas da Itália e quiçá da Europa. Centro da moda e uma referência cultural. Para quem é da área ou tem interesses nesses aspectos, a cidade é o point no país. A capital da Itália é Roma, mas Milão não fica muito atrás em industrialização, sendo um dos municípios com maiores ofertas de emprego do país. 

Todas essas cidades valem a moradia. Escolha com cuidado a que mais parece adequada ao seu estilo de vida e com suas expectativas para uma vida na Itália. 

O custo de vida da Itália é muito caro?

O salário médio na Itália é considerado alto por quem vive no país, em especial na região norte. No entanto, o custo de vida também é elevado. 

O custo de vida da Itália é muito caro?
Fonte/Reprodução: original.

Dependendo da cidade, o custo de vida pode mudar drasticamente. Algo parecido com o que acontece no Brasil quando comparamos uma cidade do interior com uma capital feito São Paulo. Este é um fator de peso e que deve ser considerado quando se perguntar qual destino se deve optar na Itália. 

Vale a pena se mudar?

Da perspectiva econômica, sem dúvidas vale a pena optar por uma vida na Itália. Em especial escolhendo as cidades com custo de vida mais baixos.

O enriquecimento cultural também é inestimável e suficiente para convidar qualquer um a experimentar uma mudança para o país. A qualificação e especialização também são grandes diferenciais. 

E claro, se você tiver oportunidade, não precisa se mudar em definitivo. Até mesmo pela oportunidade de conquistar sua cidadania, você pode ser brasileiro e italiano, e voltar caso sua vida na Itália não der certo. 

O que não pode é não tentar, portanto, tente experimentar como é viver na Itália e veja se uma mudança para o charmoso país europeu é o que você busca para sua vida. 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
imprimir

Leia também

Translate