Vantagens de montar uma árvore genealógica, confira a importância e como montar!

Vantagens de montar uma árvore genealógica: confira a importância e como montar!

Montar uma árvore genealógica é o ponto de partida para quem deseja conhecer sobre suas origens ou, até mesmo, conquistar uma nova cidadania. Ao montá-la de acordo com os estudos aprofundados da origem do sobrenome, é possível conhecer muito além dos avós.

Nela, revela-se toda a origem do sobrenome, mudanças de grafia que ocorreram durante os anos e conhecer de fato quais foram os ancestrais que deram início a família. Porém, ela não serve apenas para saciar curiosidade ou descobrir doenças genéticas, também serve para obter uma nova cidadania.

A seguir, conheça todas as vantagens de montar a sua árvore genealógica e por onde começar.

O que é a árvore genealógica?

A árvore genealógica consiste em uma representação feita através dos estudos de gerações de uma família, ou seja, é a definição de todos os ascendentes de uma pessoa. Para facilitar, podemos dizer que é um histórico com todos os dados sobre os ancestrais de alguém através das conexões entre eles que formam uma representação gráfica.

Essa representação foi denominada como “árvore genealógica”, pelo fato dessa representação ser desenvolvida assim como se desenvolvem a árvores. Para ser criada, é necessário ter um indivíduo que representa a raiz, geralmente a pessoa mais antiga da família que se tem os dados.

O que é a árvore genealógica
Árvore genealógica. Fonte/Reprodução: original

Depois, as linhas formam as ramificações e terminam nas folhas, que por sua vez representam cada um dos membros mais jovens da família. Tudo deve ser feito de acordo com uma ordem cronológica.

Também chamada de diagrama de árvore genealógica ou simplesmente gráfico genealógico, essa representação pode também conter dados mais complexos, como data de nascimento, casamento, óbitos e fotografias (quando houver). Todas as informações devem ser colocadas de maneira clara para uma compreensão da árvore de forma imediata.

Para que serve a árvore genealógica?

A criação de uma árvore genealógica possibilita conhecer uma família através de suas gerações. Com ela, é possível também compreender como aconteceu a formação da família, onde, qual seu legado e se houve casos de doenças genéticas ou anomalias ao longo da história.

Geralmente, o primeiro contato que temos com a árvore genealógica é na escola. Nesse caso, elas são feitas de maneira simples, para a criança compreender melhor como funciona as gerações de sua família.

Porém, na vida adulta, ela serve para mais do que isso. Ao montá-la, também é possível estabelecer conexões com antepassados que nasceram em outros países, e assim conquistar uma dupla nacionalidade.

Por isso, para pessoas que pretendem determinar uma dupla cidadania, a criação de uma árvore genealógica é o primeiro passo para provar que há uma conexão com o país por meio dos antepassados. Após sua criação, pode-se então dar início ao processo com novos documentos.

Qual a importância da árvore genealógica para a cidadania italiana?

A cidadania italiana não precisa ser adquirida somente durante o nascimento. É possível reivindicar também durante a vida adulta. Para que isso seja possível, deve-se provar que algum antepassado seja de origem italiana. O melhor método para isso é com o desenvolvimento de uma árvore genealógica.

Com a pesquisa feita para sua montagem, se é provado a ligação entre os membros atuais da família com os antepassados que nasceram na Itália. Por isso, esse é considerado o primeiro passo para pessoas que desejam retirar uma dupla cidadania italiana, mas não contam com antepassados vivos ou muito próximos.

Após ser provado a ligação direta com o país por meio da árvore genealógica, é possível dar início ao processo. Porém, é preciso ter em mente que para este fim, a árvore deverá contar com informações relevantes e mais específicas.

Vantagens de se montar a árvore genealógica?

Além de conquistar uma dupla cidadania, a montagem de uma árvore genealógica conta com diversas vantagens. Muitas pessoas procuram desenvolver a sua por conta da possibilidade de agregar valor emocional com a descoberta de seu passado e da família.

Somente com ela é possível compreender de fato as ligações entre os antepassados e até mesmo a descoberta de pessoas que fizeram parte da família, mas foram esquecidas conforme o tempo.

Vantagens de se montar a árvore genealógica
Árvore genealógica. Fonte/Reprodução: original

Também pode-se identificar pessoas que ao longo de sua vida passaram por uma doença de cunho genético. Essa talvez seja uma das maiores vantagens do desenvolvimento dessa árvore.

Por exemplo, o câncer pode estar relacionado por fatores genéticos, mesmo ela não sendo a principal causa. Descobrindo um caso de câncer na família, torna-se mais fácil prevenir o desenvolvimento nas próximas gerações.

Por isso, a criação da árvore genealógica se faz necessária para determinar e traçar os cruzamentos da origem de alguém, descobrir mais sobre a própria linhagem e determinar um possível problema de saúde.

Como montar a árvore genealógica?

Para montar uma árvore genealógica, é necessário que uma pesquisa seja feita de forma completa para descobrir de onde vieram todos os principais ancestrais da família. Por isso, torna-se importante pesquisar sobre a origem dos sobrenomes dos pais de cada uma das pessoas envolvidas para descobrir dados importantes.

A sua criação pode ser feita pelo computador ou por uma simples página de papel. Assim, a cada descoberta de pessoas novas, as ramificações são traçadas. Mas lembre-se, é importante que nunca seja esquecido ninguém. Caso não saiba o nome de alguém, reserve o espaço.

Para que a árvore não fique grande, uma dica é definir a linhagem que será o foco de pesquisa. Por exemplo, se o antepassado estrangeiro for da parte materna, apenas utilize pesquisas a respeito dessa parte da família.

Caso queira mesmo colocar as duas linhagens, realize a construção de uma por vez. Desse modo, será possível garantir a veracidade das informações e não se perder no meio do caminho.

Com o objetivo de facilitar a compreensão e organização, é preciso pesquisar sobre cada membro da família separadamente. Assim, as informações podem ser cruzadas de forma real e com maior veracidade.

A pesquisa deve ser feita por certidões de casamento, contratos, arquivos cívicos e também religioso. Para cada pessoa, deve-se atentar aos seguintes dados:

  • Nome;
  • Sobrenome;
  • Data de nascimento;
  • Local de nascimento;
  • Fotos do indivíduo;
  • Informações gerais (profissão, escolaridade, etc.)
  • Histórico dos sobrenomes.

Para que o processo se torne menos pesado e também demorado, recomenda-se a utilização de alguns sites que possuem banco de dados de documentos. Em alguns, é possível até mesmo encontrar parentes distantes e desconhecidos, apenas com a genealogia.

Muitos desses sites também disponibilizam um layout para as informações encontradas fazerem parte da árvore genealógica de forma fácil. Para facilitar ainda mais, o Layout pode ser compartilhado com mais pessoas da família para que sua criação seja feita através da colaboração a distância. Atualmente, os principais sites que realizam esse trabalho no Brasil são:

  • FamilySearch
  • Geneanet;
  • Arquivo Nacional;
  • Lucidchart;
  • MyHeritage.

Hoje, com a tecnologia a favor de todas as pessoas, criar uma árvore genealógica se tornou algo mais fácil. Por isso, se está começando esse processo, o ideal é utilizar esses sites para o trabalho ser simplificado.

Para quem está trabalhando para obtenção da dupla cidadania, há também pessoas em outros países, como na Itália, que trabalham na busca de documentos por lá. Nesse caso, será preciso entrar em contato com elas.

Todo mundo interessado na história de seus familiares ou que pretendem obter uma segunda cidadania, devem iniciar o processo de criação de uma árvore genealógica. Assim, se você já tem seu gráfico genealógico e, tem interesse em reivindicar a Cidadania Italiana, entre em contato com o escritório do Dias&Dias.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
imprimir

Leia também

Translate