A validade de passaporte italiano deve ser regularizada em períodos específicos estabelecidos pelos órgãos responsáveis pelos trâmites. Se você tirou o documento pela primeira vez, é fundamental entender o tempo de vencimento e como saber o seu.
Com a Dias&Dias você compreende a importância de manter o seu passaporte devidamente atualizado, além de aprender o que pode acontecer se você não deixá-lo ajustado, conforme exigências da lei.
Como saber qual a validade de passaporte italiano?
O período de validade do passaporte varia entre a idade das pessoas e por haver diferença entre os públicos é importante você saber onde está encaixado para manter o documento totalmente atualizado. Saiba quais são os prazos:
- Maiores de 18 anos: válido durante 10 anos;
- Menores de 18 anos: possui validade de 5 anos;
- Menores de 3 anos: o passaporte é válido durante 3 anos.
Quando a validade de passaporte italiano estiver próxima do fim, é fundamental se preparar para iniciar o processo de renovação. Ter antecedência permite que você não deixe de viajar para onde deseja, ou seja, impedido de entrar em um país por possuir documentos inválidos.
O que saber antes de renovar o passaporte italiano?
Ao observar que a data de vencimento está muito próxima, com pouco mais de dois meses marque o seu atendimento porque o procedimento pode levar mais do que seis dias até ser concluído de fato.
No dia marcado para a renovação chegue com antecedência e compareça no horário agendado. Se você aparecer no local atrasado, não pode renovar a validade de passaporte italiano e terá que escolher um novo dia para isso.
É necessário aguardar um prazo de seis dias para retirar o documento manualmente, assim como deve portar documento com foto, como o RG ou CNH, e assinar o recibo de retirada do passaporte. Caso você não o pegue nesses 90 dias, a Polícia Federal cancela o seu passaporte, te obrigando a tirar um novo.
Quais documentos preciso para renovar o passaporte?
A renovação do passaporte requer documentos básicos para apresentar no local, portanto, mantenha-os separados para não esquecer nada e atualizar a validade de passaporte italiano para mais dez anos, se for o caso. Saiba quais são:
- Preencher o formulário de renovação do passaporte italiano, disponível no Consulado Italiano no Brasil ou Embaixada italiana no Brasil;
- RG italiano e brasileiro;
- Comprovante de residência que seja recente, podendo ser conta de luz, água, boletos, etc;
- Duas fotos de 45 mm x 35 mm atuais;
- Cópia do passaporte vencido;
- Se você tiver mudado de nome nos últimos anos, é necessário possuir os documentos que apresentem a mudança, como o certificado de casamento ou divórcio;
- Para filhos menores: ter o atto di assenzo de emissão aos adultos com filhos pequenos.
Tanto o custo da taxa de emissão quanto renovação custam €116,00, porém no Brasil os valores se modificam em três meses, devido ao câmbio. O valor convertido ao Real atinge R$ 604,12 conforme a conversão atual do euro.
Onde vou para renovar meu passaporte?
A renovação é feita no Consulado Italiano ou Embaixada italiana, ambos responsáveis por fazerem a emissão dos passaportes aos que vivem fora do Brasil e que estão devidamente inscritos no AIRE.
Se você estiver com a validade de passaporte italiano ultrapassada, terá de realizar uma nova emissão, como na primeira vez. Tenha atenção quanto às datas para realizar o processo no período estimado e não ter que passar por mais burocracias na renovação.
Por que manter a validade de passaporte italiano em dia?
Com o seu documento válido, você viaja para qualquer país sem precisar de visto, como no Canadá ou Estados Unidos. Se você precisar frequentar um dos dois locais sem a validade de passaporte italiano, pode ser impedido de viajar, atrapalhando a sua programação inicial.
Facilidade para viajar sem visto
Além disso, este documento é um dos mais poderosos do mundo, permitindo a entrada em mais de 188 países, sem que você precise de um visto. Se você possui o passaporte, saiba que o seu tratamento é mais do que especial por não ter de ficar em filas longas e além de possuir diversos benefícios.
Praticidade para trabalhar
Trabalhar em um país para se manter e ter uma boa vida é fundamental e com a validade de passaporte italiano em dia você atua tranquilamente na Itália ou em outro país que lhe interesse, como a França ou Finlândia, garantindo uma boa renda.
Possibilidade de estudar
Se você viajou à Itália com a intenção de estudar, saiba que com o passaporte atualizado você tem a praticidade de frequentar as melhores escolas ou universidades italianas. Os preços tendem a variar e, a depender da ocasião, você obtém descontos ou isenção das mensalidades.
Direito à saúde pública
A saúde italiana se encontra dentre as melhores, de acordo com informações disponibilizadas pela The Lancet Public Health, uma revista que apresentou dados recentes sobre esta afirmação.
Por ter a validade de passaporte italiano regularizada, você tem o direito de ser atendido nos melhores hospitais da Itália, da mesma forma que acontece com quem é nascido no país.
Praticidade na aposentadoria
Se você quer se aposentar, saiba que o tempo de contribuição no Brasil não é perdido, caso você viva na Itália. É possível se aposentar tanto em solo nacional quanto no território italiano ao somar o tempo de contribuição em ambos países.
Benefícios trabalhistas
Todos os cidadãos italianos adquirem direito aos benefícios de trabalho, garantidos por lei, como o seguro-desemprego e assistência médica para qualquer problema apresentado. Se você tirou a sua cidadania com a Dias&Dias, tem a oportunidade de usufruir das mesmas vantagens que um morador nascido e crescido na Itália possui.
Residir em qualquer país da UE
O sonho de muitas pessoas é o de viver em vários lugares e conhecer novas culturas. Caso a validade de passaporte italiano esteja no padrão solicitado, você pode morar, de acordo com a lei, em qualquer país da União Europeia.
Permissão para abrir empresas em qualquer país
Da mesma forma que você pode trabalhar, estudar e viver em um dos 27 países da UE, você pode abrir uma empresa no local que achar mais conveniente. Por ter a cidadania italiana, não é necessário possuir visto de trabalho e você tem liberdade para ter a sua própria marca.
Acesso aos programas de financiamento
Ao se tornar um cidadão italiano, você adquire o direito de participar de programas do governo, sendo os de financiamento, voltados às pequenas e médias empresas que precisam de capital para se desenvolver.
Direito ao voto na Itália
Como um dos moradores do país, você tem o direito de participar de todas as eleições e votar como qualquer nascido no local. A responsabilidade de voto é muito importante e precisa ser estudada para fazer sempre a melhor escolha.
Onde tirar a cidadania italiana?
O sonho de ter a sua cidadania está com a Dias&Dias, responsável por realizar o desejo de tantos descendentes de italianos que vivem no Brasil. A equipe está disponível para auxiliá-lo no que for necessário, permitindo que você conquiste o seu direito de viajar quando desejar e viver na Itália com liberdade plena.
Este é o momento de você entender como obter a cidadania, o que deve fazer para não errar e conciliar estas informações com a validade de passaporte italiano, que ocorre após o prazo de vencimento ter encerrado.
Os cuidados com o passaporte são fundamentais para mantê-lo organizado e evitar possíveis correrias para atualizá-lo, principalmente se você tiver uma rotina mais agitada. Tenha atenção aos prazos e atualize quando for o momento certo!
Comentários