relacionamento@diasediasadvogados.com

O que é necessário para se tornar um cidadão italiano Confira!

O que é necessário para se tornar um cidadão italiano? Confira!

Se tornar um cidadão italiano pode ser uma realidade para, aproximadamente, 30 milhões de brasileiros! De fato, esse direito é realmente acessível, pois todo brasileiro que é descendente de um italiano e tem condições de comprovar a sua linhagem pode ter sua cidadania na Itália reconhecida. 

Todo esse processo se dá pelo direito ius sanguinis, o termo jurídico na Itália que garante que todos os filhos de italianos podem se tornar cidadãos da Itália. Porém, se à primeira vista esse processo é simples, a sua comprovação, seleção de documentos, catalogação e em suma todo o trâmite jurídico para conseguir esse direito é extenso e certamente complexo.

Quem pode se tornar um cidadão italiano?

Todo brasileiro que é descendente de um italiano nativo pode se tornar um cidadão italiano sem qualquer tipo de obstáculo ou empecilho, desde que seja capaz de comprovar legalmente essa sua linhagem italiana. De fato, é aí que moram todas as complicações que tornam esse processo de cidadania espinhoso. 

Quem pode se tornar um cidadão italiano
Fonte/Reprodução: original

O solicitante deve reunir os nomes de sua árvore genealógica, todos com seus documentos devidamente catalogados e então enviá-los para a análise das autoridades italianas. Outro método de conseguir a cidadania italiana é por meio da transferência desse direito, o que acontece com filhos de quem tem o direito à cidadania ou seus cônjuges. 

Essas são as maneiras diferentes de se tornar um cidadão italiano e poder residir de vez na Itália. Mesmo que seja possível viver no país por outros métodos, como vistos especiais de moradia, trabalho ou estudo, somente com a cidadania você obtém os direitos de um italiano nativo. 

O que é necessário para se tornar um cidadão italiano?

Para se tornar um cidadão italiano é necessário comprovar o seu vínculo com o país, que pode se dar de vários modos. O primeiro e mais comum é comprovar a sua linhagem italiana por meio da árvore genealógica e a catalogação dos diversos documentos de seus ascendentes até o seu antepassado italiano. 

Outro método é ser cônjuge de um cidadão italiano e com isso conseguir se tornar um cidadão por meio da transferência do direito. Esses dois são os métodos mais comuns, e claro que você pode ser o filho de um italiano, mas neste caso a transmissão da cidadania é muito parecida com o primeiro exemplo, já que a base do direito é a linhagem. 

Como se tornar um cidadão italiano?

E para se tornar um cidadão italiano é fundamental contar com o trabalho de especialistas no assunto que conseguem fornecer toda assistência e assessoria. No escritório Dias&Dias você pode obter toda assessoria necessária para conquistar seu direito como cidadão italiano, especialmente por meio da sua linhagem e árvore genealógica. 

O escritório Dias&Dias conta com profissionais que atuam tanto no Brasil quanto na Itália, o que oferece uma rápida resolução para o seu processo de requisição de cidadania, além disso, oferece todo o suporte necessário durante o trâmite legal. 

Nosso escritório atua não apenas no extenso e complexo processo de catalogar os documentos e enviar até as autoridades italianas. Mas também é estruturado para conseguir buscar cada um desses documentos, localizá-los e identificar a sua linhagem italiana de maneira mais completa. 

Benefícios de se tornar um cidadão italiano

Se tornar um cidadão italiano esconde diversos benefícios que vão além de viver na Itália e circular no país, participar da cultura presente na Itália, ter mais qualidade de vida são algumas outras vantagens interessantes. Veja o porquê pode ser excelente para sua vida e de sua família buscar o seu direito de se tornar cidadão italiano. 

Qualidade de vida

O IDH da Itália é de 0.892 pontos, enquanto o do Brasil fica na média de 0,760. O Índice de Desenvolvimento Humano é uma das formas mais utilizadas para calcular a qualidade de vida de determinado país, cidade ou até mesmo regiões. 

Esta diferença entre o IDH do Brasil e da Itália significa uma melhora na qualidade de vida geral, resultando em melhores condições financeiras, oportunidades de trabalho, mais higiene, serviços básicos, educação e, especialmente, segurança. Se tornar um cidadão italiano significa ganhos consideráveis em diversas áreas de sua vida. 

Proximidade à cultura universal 

A Itália é um dos grandes berços da cultura universal, sobretudo a ocidental. Muito do que pensamos, vivemos e cremos veio daquela região da Europa e datam desde o Império Romano, passa pela época onde a religião cristã se propagou no período medieval e chega aos episódios que marcam a época moderna como o renascimento. 

Por sorte, a Itália manteve conservado diversos tesouros de sua época de ouro. Lá você pode visitar o coliseu romano, grandes Igrejas como a Basílica de São Pedro, museus dos mais diversos, locais e praças históricas e muito mais. Um cidadão italiano vive muito mais próximo desses tesouros culturais. 

Passaporte europeu

Um cidadão italiano tem direito a receber o passaporte europeu, o qual é um documento que oferece muito mais liberdade que o passaporte brasileiro. Um brasileiro, por exemplo, por meio do nosso passaporte não pode adentrar em países como o Canadá, ao menos não sem o devido visto. 

Já um italiano pode entrar no Canadá como turista sem solicitar o visto, basta ter em mãos o seu passaporte válido. Este é um grande exemplo como o passaporte italiano atua de fato e pode proporcionar mais liberdade aos cidadãos. 

Acesso à União Europeia

Por participar da União Europeia, a Itália oferece aos seus cidadãos ampla liberdade para viver, trabalhar, transitar e até mesmo fixar moradia em outros países da União Europeia. Países esses que tem uma qualidade de vida semelhante e até mesmo melhor que na Itália. Entre algumas dessas nações estão: 

  • Suíça;
  • Suécia;
  • Alemanha;
  • França;
  • Noruega;
  • Holanda;
  • Finlândia. 

Diversas oportunidades de trabalho podem ser encontradas nesses países, o que é excelente para brasileiros que buscam viver melhor e proporcionar melhores condições à sua família. Obter a cidadania italiana pode ser excelente para sua rotina. 

Excelente educação e oportunidade de emprego

A Itália conta com um sistema educacional robusto e muito conhecido pela sua qualidade. Lá existem universidades mundialmente conhecidas como a Universidade de Bolonha e Milão que oferecem formações e especialidades, bastante procuradas na Itália e em toda a Europa. 

Excelente educação e oportunidade de emprego
Fonte/Reprodução: original

Também há diversas oportunidades de emprego em diferentes áreas, como no turismo, moda, indústrias, tecnologia, gerenciamento, logística e muito mais. É um país realmente surpreendente e que chama a atenção daqueles que desejam viver no país. 

Como a Dias&Dias pode te ajudar?

Se você deseja se tornar um cidadão italiano, então o escritório Dias&Dias é o lugar certo para te auxiliar! Nosso escritório te auxilia durante o processo judicial com nossos advogados que atuam no Brasil e na Itália, ainda oferecem um serviço extra que visa identificar os documentos e traçar sua árvore genealógica. 

Todo o processo com nosso escritório é rápido, ágil e prático, e no fim enviamos sua documentação devidamente catalogada até as autoridades da Itália para que seja feita a análise dos documentos. Conte com nosso suporte e assessoria para conseguir finalmente a sua dupla cidadania. 

A Dias&Dias oferece a melhor maneira de garantir a sua cidadania italiana por meio de um processo ágil e rápido, com todo suporte que vai desde a coleta dos documentos, passa por sua catalogação até o todo o procedimento jurídico. Nossos profissionais do Brasil e da Itália estão prontos para te auxiliar com sua cidadania italiana.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
imprimir

Leia também

Translate