A região de Toscana se localiza na região central da Itália, e possui diversas paisagens belíssimas e cidades com um toque medieval, o que faz essa região ser conhecida por atrair muitos turistas por conta de seus lindos cenários.
Famosa, a região já foi cenário de diversos filmes e se destaca por sua culinária repleta de sabores e muito próspera. Por isso, neste artigo sobre a Toscana, você descobre mais sobre este pedaço da Itália, considerando sua origem, o que é a região e tudo o que ela oferece. Além de dicas para turistas, com a culinária, as belas paisagens e outras curiosidades encantadoras sobre o lugar.
O que é a região de Toscana?
Na Itália, os estados como conhecemos aqui no Brasil são chamados por regiões, e a Toscana compreende um deles. Sendo assim, temos uma região repleta de lindas paisagens, muita história, excelentes vinhos e uma renomada culinária.

Dentro dessa região de Toscana, ainda existem suas províncias, o que normalmente conhecemos como áreas metropolitanas. Na região, existem 10 ao todo e cada uma delas se destaca por atrações turísticas ou algum produto típico. Além disso, essas províncias da Toscana são divididas em Comunes, o que conhecemos como municípios.
Onde fica Toscana exatamente?
A região de Toscana se localiza na parte central da Itália, e faz fronteira com outras cidades, entre elas Úmbria, Ligúria, Lácio e Marcas, e Emília-Romanha. Muitas das cidades que fazem fronteira, possuem um cenário encantador. Pois, são banhadas pelos mares Lígure e Tirreno.
Vale ressaltar que a região possui um território montanhoso e, além dessas montanhas, planícies costeiras também fazem parte da região, o que faz com que suas paisagens sejam muito variadas, indo até os bosques de pinheiros do sul e praias.
A origem da região de Toscana
Segundo a história, sua origem está relacionada aos etruscos, conhecida como uma das primeiras civilizações italianas. Muito se fala que eles ficaram na região que se conhece como Toscana, atualmente, entre 1200 e 700 a.C., o que provocou a fundação de várias cidades ao topo de colinas. Como o caso de Arezzo, Chiusi, Fiesole e Cortona, todas com origem na antiga civilização etrusca.
A história da região de Toscana
Mais a frente no tempo, chegamos ao século XVI, d.C quando temos o início de uma das épocas mais importantes da história artística da região de Toscana, o Renascimento Italiano, que dura até o século XVI e se destaca por demarcar a mudança entre a Idade Média e a Moderna.
Durante esta fase da história, alguns valores da antiguidade serviram de base para as obras de grandes artistas, entre eles Rafael Donatello, Michelangelo, Leonardo da Vinci e Botticelli.

Este fato contribuiu para que Florença, a capital da região de Toscana, se tornasse um reduto importante do Renascimento, com direito a ricas famílias que patrocinavam as criações locais. Entre eles os Médici, que estiveram a frente da região por mais de três séculos.
Uma série de outros acontecimentos iriam marcar profundamente a história do local, e isso acontece ao final do século XVIII e durante o século XVI. A Toscana foi ocupada pela França já que estava atrelada ao Império Francês e depois de um tempo tivemos a implementação da república, antes de ser associada ao Reino Italiano, em 1860.
O que fazer ao turistar em Toscana? Confira!
A região de Toscana é maravilhosa para se conhecer, ao oferecer passeios, paisagens, uma culinária maravilhosa e uma experiência de viagem inesquecível. Confira algumas dicas para aproveitar muito mais desse pedacinho super especial da Itália.
Culinária
A culinária da região de Toscana é tradicionalmente conhecida por seus pães, azeites e queijos, conquistando os paladares mais exigentes. As receitas, com origem camponesa, foram aprimoradas com o passar dos anos, tornando-se ainda melhores. Entre as principais receitas estão:
- Pappa al pomodoro: Uma sopa de tomate com azeite e pão. Na história conta-se que essa receita era feita com as sobras de alimentos pelos mais pobres e para que ficasse saborosa, o segredo era apostar na qualidade dos ingredientes utilizados;
- Queijo Pecorino: Feito com leite de ovelha, ele é produzido na região de Toscana assim como em outras regiões da Itália, carregando propriedades diferentes, o que pode alterar seu sabor para mais forte. Esse tipo de queijo é utilizado geralmente ralado, porém ele também pode ser encontrado nos mercados, pois se trata de algo artesanal, repleto de tradições familiares e sabor irresistível;
- Panzanella: Trata-se de uma salada feita com pão, manjericão, tomate, azeite e vinagre, pode ser alterada e ganha novos ingredientes, a depender de onde é feita, sendo muito servida no verão. Por conta dos dias mais quentes, onde se busca algo mais leve para comer.
As opções de comida na região de Toscana são as melhores, por isso faça uma pesquisa, conheça a culinária local, rica em tradições e receitas de dar água na boca.
Paisagens
A região além de uma rica culinária, é conhecida por reunir paisagens belíssimas e encantadoras, que não podem ficar de fora de seu roteiro de viagem, confira algumas das paisagens que você não pode deixar de conhecer na região.
- Florença: A capital da região de Toscana não pode ficar de fora de seu roteiro de viagem, porque se trata de uma cidade com fortes referências históricas, uma vez que serviu como berço para o Renascimento. Repleta de museus super interessantes, além de belas paisagens, por ser um local pequeno dá para fazer todo o caminho a pé e conhecer muitas coisas;
- Siena: A cidade é uma das mais visitadas da região e reserva tradições, história e muita arte, tendo como pontos principais a Praça Del Campo, Catedral, Palácio Público e Torre de Mangia;
- Pisa: Uma das mais importantes cidades da região de Toscana, Pisa é rica em uma arquitetura maravilhosa e edificações reconhecidas no mundo todo. Como a Torre de Pisa, que se localiza na Praça dos Milagres, que também possui a Catedral, e o Batistério de São João. Imperdível!
Com paisagens imperdíveis, a região vai te encantar com tantos lugares para conhecer e viver experiências maravilhosas de viagem.
Hotéis
Com uma riqueza natural imensa, os hotéis da região ficam geralmente localizados em áreas rurais, conhecidos como estabelecimentos do “agroturismo”. Na maioria das vezes esses locais são gerenciados pelos donos das propriedades, tornando sua hospedagem muito mais intimista, como se você estivesse em casa.
São diversos tipos de acomodação, entre os mais simples até os mais sofisticados, com direito a hospedagem até mesmo em castelos de diversos valores. Vale lembrar que a região também é formada por uma grande quantidade de conventos e vinícolas onde é possível se hospedar, com conforto e todo o charme da região que faz toda a diferença.
Para quem deseja algo mais urbano, a região de Toscana também oferece opções com restaurantes e lojas mais próximas para aproveitar.
Se você quer ter uma experiência de viagem inesquecível, viajar pela região de Toscana pode ser uma opção interessante para aproveitar o melhor da culinária, lindas paisagens e locais históricos repletos de história. Programe-se e aproveite o melhor desta fantástica região.
Comentários