Entender quanto custa para tirar cidadania italiana é uma dúvida comum entre os indivíduos que desejam obter os mesmos direitos de um cidadão italiano. No geral, os custos podem variar, visto que cada documentação possui necessidades diferentes.
É fundamental se manter informado sobre como funciona o processo e se preparar financeiramente para cobrir as despesas necessárias, como documentações, taxas e outras que podem surgir.
Ao entender quanto custa para tirar cidadania italiana, é possível garantir um valor financeiro adequado, além de entender quais são as etapas necessárias. Vale lembrar, que obter a cidadania italiana é um investimento e pode proporcionar diversas oportunidades, como a emissão do passaporte italiano.
Quanto custa para tirar cidadania italiana?
Compreender quanto custa para tirar cidadania italiana é uma etapa vital. Em linhas gerais, os custos podem variar conforme o processo e depende de fatores como a quantidade de requerentes, retificações necessárias, complexidade das certidões e a via que escolheu.

O processo de cidadania pode ser requerido de diversas maneiras e em locais diferentes. Atualmente é possível requerer a cidadania na Itália, no Consulado Italiano mais próximo e via judicial.
- Cidadania na Itália: ao considerar os custos gerais podem variar de 30 a 100 mil reais, se considera os valores da viagem, hospedagem, assistência de um assessor, documentação e outros;
- Consulado Italiano: pode custar até 30 mil a depender dos parentes envolvidos, traduções, emissão e retificação de certidões, taxas consulares e apostilamento;
- Via Judicial: normalmente pode custar até 100 mil reais, pois inclui custos com documentação, honorários advocatícios e outros processos específicos.
É importante destacar que existem muitas empresas no mercado que prometem a cidadania italiana com um orçamento irreal, que normalmente são mais baixos que o comum. Lembre-se de que requerer a cidadania é um direito e os processos não são iguais.
Portanto, é importante desconfiar de indivíduos, empresas e advogados que prometem cidadania italiana de forma fácil e rápida. Nesses casos, são criminosos que visam extorquir dinheiro.
Nesse contexto, é fundamental contar com uma empresa especialista e que tenha a competência necessária, além de experiência e uma boa reputação no mercado. A Dias & Dias é um escritório idôneo, que se destaca por oferecer um serviço de qualidade e tem ajudado pessoas localizadas em vários países a obter a tão sonhada cidadania italiana.
Como funciona o processo para tirar a cidadania italiana?
Além de entender quanto custa para tirar cidadania italiana, é fundamental saber de fato como o processo funciona. Normalmente, ele envolve primeiramente descobrir se há elegibilidade e em seguida realizar as seguintes etapas:
- Procure pelos documentos necessários: reúna toda a documentação necessária para o governo italiano. No entanto, é importante expandir os horizontes e não buscar apenas em cartórios, mas também em igrejas, que são locais onde as pessoas realizavam os batismos e que podem conter alguns registros;
- Faça correções na documentação se necessário: alguns documentos podem conter erros de escrita, pois os nomes estrangeiros eram normalmente traduzidos no passado. É importante também revisar as datas, locais e o que mais for necessário;
- Tradução e apostilamento dos documentos: a tradução juramentada e apostilamento também são imprescindíveis e está incluída nos valores que deve considerar em quanto custa para tirar cidadania italiana;
- Solicite sua cidadania: o processo pode ser realizado no Brasil ou na Itália e as duas opções são válidas.
É importante ressaltar que não existe a possibilidade de requerer cidadania italiana apenas pelo sobrenome. Para isso, é necessário ter de fato parentesco por meio de certidões obrigatórias, o que é uma exigência do governo italiano.
Além disso, não existe limite de gerações para ter direito de requerimento da cidadania italiana. Nesse sentido, o parentesco com um indivíduo nascido na Itália pode ser de avós, bisavós e até mesmo os mais distantes.
Ao solicitar a cidadania, o processo mais rápido é optar por Comunes menores. Não esqueça de se planejar financeiramente para não haver problemas durante a solicitação, visto que você pode acabar indo além dos custos previstos.
Quanto tempo para tirar a cidadania italiana?
O local que optou por requerer a cidadania italiana não influencia apenas nos custos que devem ser desembolsados, mas também no tempo para a conclusão do processo. Nos consulados pode durar até 12 anos, já na Itália, o tempo é muito mais curto e por isso, muitos optam em realizar todo o procedimento no país.

No entanto, a opção mais cara é ir até a Itália para realizar o requerimento. Então, se pode esperar um pouco mais, as opções via consulado e judicial podem ser mais proveitosas e baratas. Além disso, independente do local que optou realizar o processo, cada um deles pode exigir um procedimento e prazos distintos. Alguns dos principais documentos necessários incluem:
- Certidões de Nascimento do ascendente que nasceu na Itália até o requerente;
- Certidão Negativa de Nacionalidade;
- Certidão de óbito do ascendente até o requerente;
- Comprovante de inscrição e protocolo;
- Procuração judicial.
Cada um desses documentos são necessários para o requerente que deseja obter a cidadania italiana. No entanto, eles podem mudar de acordo com a via que optou por solicitar.
Para casos de matrimônio, é necessário entregar outros documentos. No caso, é preciso ter certidão de nascimento e de antecedentes criminais da Polícia Federal e de países que morou nos últimos 14 anos. Sem contar que também é necessário dispor da certidão de casamento, certificado de proficiência nível B1 em italiano e comprovante de residência.
A Certidão Negativada de Naturalização pode ser obtida online por meio do Departamento de Estrangeiros da Secretaria Nacional de Justiça. Esse documento é fundamental para provar que o italiano esteve no Brasil, mas não foi naturalizado brasileiro durante sua estadia.
A importância da cidadania italiana
Com a cidadania italiana conquistada, é possível emitir o passaporte europeu, morar na Europa e financiar imóveis com menores juros, ter direito a saúde gratuita, estudar gratuitamente em 27 países da Europa, acesso a oportunidades de negócios e maiores oportunidades de trabalho.
A melhor parte de obter a cidadania italiana, é que não precisa se limitar a apenas morar na Itália, mas também pode ter acesso a outros benefícios, como os direitos de um cidadão italiano, aproveitar as vantagens de um passaporte italiano e transitar sem problemas em países da União Europeia. São por esses fatores que muitos buscam obter a cidadania e se preocupam sobre quanto custa para tirar cidadania italiana.
Como a Dias & Dias pode te ajudar?
A Dias & Dias é especializada em cidadania italiana e conta com uma equipe altamente capacitada que pode auxiliar com a formação de árvore genealógica. A empresa se destaca pelo seu custo-benefício, comprometimento e por oferecer outros serviços que compreende:
- Visto italiano;
- Aposentadoria italiana;
- Reunião de família na Itália;
- Outros serviços de direito internacional.
A empresa possui mais de 5 anos de experiência e já ajudou mais de 500 pessoas no reconhecimento italiano. Um ponto que chama a atenção é o tempo médio de 18 meses, além da sua equipe de 100 funcionários e ampla área de atuação.
Se tem dúvidas sobre quanto custa para tirar cidadania italiana com a Dias & Dias, pode entrar em contato com a empresa via WhatsApp, pelo e-mail contato@diasediasadvogados.com e através do número de telefone (11) 93424-6801.
Entender quanto custa para tirar cidadania italiana é um passo importante, além de saber se tem direito, como o processo funciona, quanto tempo demora e qual a sua importância. Entre em contato com a Dias & Dias agora mesmo para fazer um orçamento e se aproximar ainda mais da sua cidadania!
Comentários