relacionamento@diasediasadvogados.com

Procissão de Palermo o que é e como é celebrada

Procissão de Palermo: o que é e como é celebrada?

Com origem descrita há muitos anos, a Procissão de Palermo se tornou um dos maiores marcos dessa região da Itália justamente por promover um festivo coletivo entre os moradores, além de trazer milhares de turistas que viajam anualmente para ver a cerimônia.

Há, porém, muitos que desconhecem o motivo pelo qual a região de Palermo faz a procissão e o porquê de durar tantos dias. Antes de você viajar à Itália, é fundamental conhecer mais a respeito da histórica celebração e sua importância a este povo.

O que é a Procissão de Palermo?

A procissão de Palermo é uma festa religiosa muito comum na região, em que os moradores se reúnem para homenagear a Santa Rosália e agradecer pelo milagre concedido no ano de 1625. Na época, um homem sonhou com a santa, que lhe informou a localização de sua ossada e pediu que ele a levasse em procissão e, assim o fez, livrando os Palermitani de uma epidemia.

O que é a Procissão de Palermo
Fonte/Reprodução: original

Anualmente, a Procissão de Palermo atrai milhares de turistas de todo o mundo que desejam conhecer este período histórico tão importante aos italianos, que o comemoram religiosamente ano após ano.

Uma curiosidade a respeito da procissão é o fato de chamarem-na de “Festino”, pois ocorrem muitas festas feitas especialmente para a Santa, com duração de cinco dias – começando sempre no mês de julho.

Como é celebrada a Procissão de Palermo?

Por mais que a festividade tenha início sempre no dia 10 de julho, o ponto mais forte da Procissão de Palermo é no dia 14. Um carro grande conduz as relíquias da santa desde a Catedral e depois prossegue pelo Foro Itálico e Via Vittorio Emanuele.

Quando chega ao Foro Umberto, ocorre uma incrível queima de fogos em homenagem à santa que teria salvo os palermitanos da Peste. Os que não acompanham pessoalmente, visualizam a procissão de Palermo de casa e atiram confetes de suas varandas para agradecer.

No dia 15 de julho, é realizada uma sequência de missas, além dos restos da Santa serem inseridos em uma urna prateada que retorna até a Catedral de Palermo para receber a bênção do Arcebispo.

Como é o carro da Procissão?

Anualmente, os veículos responsáveis pela Procissão de Palermo são modificados, mas têm uma característica em comum: possuem 10 metros de altura. Para movê-los, é necessário de um time composto por homens usando branco, que levam o carro até os destinos mencionados.

Este é um tipo de veículo repleto de decorações únicas, com rosas, querubins, anjos e tritões misturados aos tons dourados da época do barroco. A arte presente na construção é visualmente bonita, tornando a procissão ainda mais emocionante aos moradores e turistas.

Como é a atmosfera?

Há um show de luzes, performances em palcos, além de bares e restaurantes estarem cheios de visitantes que dançam, cantam e se divertem. No período da procissão de Palermo, há muitas bandas se apresentando, assim como ocorrem peças teatrais e muitas barraquinhas de comida são abertas.

Comidas da festa de Santa Rosália

O prato típico é o babbaluci, caracóis cozidos com salsinha e alho, que devem ser consumidos com ajuda de palitos. Dentre tantas opções, há o milho e polvo cozidos, grão-de-bico torrado, sementes de abóbora, melancia e sfincione, que é uma pizza de formato retangular parecido com uma fogaccia.

Quem foi Santa Rosália de Palermo?

Rosália Sinibaldi foi uma moça virgem de família normanda e descendente de Carlos Magno, segundo a Igreja Católica. Ela era filha de Sinibaldo e Rose, que viviam na região de Agrigento, conhecida por Girgenti.

Antes de se tornar uma Santa, Rosália viveu durante muito tempo na corte de Rogério II, até que em determinado período, foi embora como eremita, ficando pelo Monte Pelegrino até falecer. 

Em um 25 de agosto de 1624, dois pedreiros que trabalhavam juntos no Convento dos dominicanos, encontraram em uma gruta inscrições em latim com os dizeres “eu, Rosália Sinibaldi, filha das rosas, decidi morar nesta gruta de Quisquina”.

Por que esse dia é tão importante?

Conforme as histórias contadas, a procissão de Palermo acontece em homenagem à Santa que salvou a região contra a epidemia de Peste, tanto que virou a protetora contra doenças infecciosas, se tornando a padroeira do local, deixando para trás Santa Cristina, Olívia, Ninfa e Ágata.

Por que esse dia é tão importante
Fonte/Reprodução: original

Se você nunca acompanhou nenhuma procissão, mas gostaria de ver pessoalmente, é possível viajar até Palermo no próximo ano para festejar com os italianos e demais turistas e apreciar este momento.

Datas da festividade e como visitar?

A festa começa no dia dez e termina sempre no dia quinze de julho, anualmente. No penúltimo dia, acontece a tão esperada procissão em que os restos da Santa são puxados por um carro, como explicado.

Para visitar, você precisa ter passagem para frequentar o local neste mês, além de possuir hospedagem em hotel para descansar e acompanhar todo o festejo e não perder a comemoração.

Caso você queira morar na Itália para ver anualmente a procissão de Palermo e acompanhar outras festas, é necessário ter a cidadania italiana e com a ajuda da Dias&Dias você consegue este documento.

Como visitar a cidade de Sicília

Para visitar a cidade, tenha o seu passaporte e hospedagem de hotel para aproveitar toda a viagem e conhecer cada parte da Sicília, apreciando também a famosa procissão de Palermo, as comidas e as músicas. Saiba o que fazer no local:

  • Palermo: visite o Palácio normando, a catedral, o teatro Massimo e o mercado de Ballaro;
  • Cefalù: um belo lugar para ver a praia, passeie por lojas e restaurantes. Visite também La Rocca Di Cefalù;
  • Taormina: visite a praia Isola Bella, o teatro Grego de Taormina, além subir os 300 degraus que te levam até a Igreja Madonna Della Rocca;
  • Ilhas de Siracusa e Ortigia: você não pode perder atrações como a Piazza del Duomo, o porto, Castello Maniace e Fonte Aretusa;
  • Templo de Segesta: um belíssimo sítio arqueológico, localizado nas colinas verdes, o templo está bem conservado e é uma atração fascinante para quem gosta;
  • Enna: você conhecerá o Duomo de Enna, Via Roma que é o centro histórico de Sicília, o museu arqueológico e o lago Pergusa.

Há muito o que fazer por toda a Sicília além da procissão de Palermo que é um dos eventos mais chamativos aos moradores. Você tem muitas opções de locais para frequentar, tirar fotos e aprender mais com a cultura italiana.

Para se hospedar na Sicília, escolha pelo hotel Villa Fiorita Boutique ou Villa Sonia, pois ambos oferecem pleno conforto aos visitantes, segurança e diversão por muitas horas. Os ambientes são aconchegantes, completos e ficam próximos tanto da praia quanto do centro.

Qualquer pessoa pode morar na Itália para ver a procissão em Palermo?

Não é possível viver na Itália sem a devida permissão, ou seja, você precisa da cidadania para ter direito de se tornar um morador. Se você acredita que tem direito a este documento, conte com a equipe qualificada da Dias&Dias para ajudá-lo com toda a pesquisa e documentação para você obter o seu tão sonhado visto ou cidadania.

Quando você estiver com o documento em mãos, pode frequentar não apenas a Itália, mas os outros países da Europa, como Inglaterra, França, Irlanda, Escócia, Noruega, Alemanha, Grécia, etc.

Com o visto pronto, você não precisa mais se preocupar em permanecer em território italiano por apenas 90 dias. A partir do momento que conta com a Dias&Dias, você realiza o seu sonho de ser um cidadão italiano para usufruir dos mesmos privilégios dos moradores.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
imprimir

Leia também

Translate