relacionamento@diasediasadvogados.com

Prato de massa italiana confira os melhores!

Prato de massa italiana: confira os melhores!

O prato de massa italiana é um dos maiores representantes desse país, que por si só é um dos grandes pilares da gastronomia mundial e sobretudo brasileira. Pelo número de imigrantes italianos que vieram para o Brasil no final do século XIX e começo do século XX, esses pratos se tornaram comuns em nossa culinária e paladar. 

Hoje a massa italiana está presente em muitos lares brasileiros, mas ainda assim é preciso conhecer os melhores para enriquecer a sua família, honrar talvez as suas raízes e experimentar novos sabores e técnicas. São diversos os pratos que oferecem um excelente almoço de domingo, jantar e uma visita ao seu restaurante de comida italiana favorita. 

Pizza Napolitana

Difícil não falar da pizza napolitana quando falamos de um bom prato de massa italiana, essa é a pizza mais famosa da Itália e é oriunda da cidade de Nápoles – daí vem seu nome. Seu aroma é de pão e sua massa é aerada, bem diferente das pizzas que estamos acostumados, seja no padrão brasileiro ou americano. 

Pizza Napolitana
Fonte/Reprodução: original

São poucos os ingredientes utilizados neste prato, mas ele exige muita técnica e até mesmo paciência. A massa da pizza é fresca, deve ser fermentada de maneira natural e no Brasil apenas 7 pizzarias estão certificadas para servir uma tradicional napolitana: 

  • Baco – Brasília;
  • Artezannale – Juiz de Fora;
  • Grazie Napoli – Santo André;
  • Leggera – São Paulo;
  • Napoli Centrale – São Paulo;
  • 430 Gradi – Jundiaí;
  • Ciao – Porto Alegre. 

Outra maneira de experimentar uma legítima pizza napolitana é viajar até a Itália, a terra por excelência da massa e da pizza. A Associazione Verace Pizza Napoletana, Associação da Verdadeira Pizza Napolitana, diz que para que a pizza seja considerada legítima e verdadeira é necessário que todos seus ingredientes sejam importados da Itália. 

Lasanha

O prato de massa italiana favorito do povo brasileiro, disputando apenas com a pizza, é a lasanha. Esta é mais uma pérola que veio direto da Itália, e é um prato bem simples para fazer em casa, mas que ao mesmo tempo também pode ser rebuscado e valer uma visita a um restaurante especialista em massas. 

Tradicionalmente a lasanha é feita da camada de massa, ragù – molho vermelho com carne -, queijo e molho bechamel. Um misto das cores vermelhas e brancas que formam cada camada da lasanha e dão todo o sabor ao prato. Na Itália também é comum incrementar o preparo com espinafre ou tomate e dizem que era a refeição favorita do filósofo Cícero. 

Papardelle com Ragù

Parapadelle com ragù é um prato de massa italiana bem ranqueado no mundo. Ele é tradicionalmente feito com ragù de javali, o que torna um preparo com potência no sabor, mas com toda a suavidade trazida por uma massa de papardelle. É um legítimo representante da Itália. 

O detalhe desse ragù é o contraste entre a suavidade da massa e o molho, já que o javali apresenta uma carne mais intensa do que a suína no geral. O prato fica muito bem quando harmonizado com um vinho seco e a bebida também é enriquecida no molho, ideal para aqueles que amam um jantar mais sofisticado. 

Macarrão à bolonhesa

Mais um tradicional prato de massa italiana, o macarrão à bolonhesa é um dos obrigatórios nos almoços de domingo das famílias brasileiras. O ragù alla bolognese é um dos molhos mais populares na Itália e no Brasil, o que poucos não sabem é que este molho tem regras bem restritas para ser preparado, ao menos ainda as tinha até 2023. 

Originalmente o ragù da Bolonha deveria ser preparado com o corte cartella que era retirado do diafragma do boi. Este corte era rico em colágeno e por isso era tão utilizado, o problema é que mesmo para os açougues italianos já era raro encontrar o corte disponível, por isso em 2023 a Câmara de Comércio de Bologna flexibilizou a receita e permitiu que outros cortes com colágenos fossem usados: peito, paleta e músculo. 

Spaghetti

O que dizer do spaghetti, a massa de macarrão mais conhecida em todo o mundo. O spaghetti se tornou extremamente popular na Itália, em especial quando combinado com os ragùs que são uma das características e molhos mais comuns da região. Ele combina com tudo e inúmeros preparos podem acompanhá-lo. 

Mas há uma verdade oculta sobre o spaghetti que causa polêmica entre os italianos: ele não é exatamente um prato da Itália. Na verdade, o preparo apareceu em suas versões mais “rudimentares” na China, mas certamente foi na Itália onde a massa se desenvolveu e até mesmo se popularizou, tornando-se um fenômeno em todo o mundo. 

Bruschetta

Este é um prato de massa italiana pouco conhecido no Brasil, mas muito consumido na Itália como snack. A origem da bruschetta está no reaproveitamento de pães amanhecidos que não teriam lugar na culinária tradicional, desta forma o prato foi criado onde o pão seria servido com bastante azeite, vinho e antepasto. 

O seu preparo é bastante simples e você pode consumi-lo em casa, além de ser uma das entradas mais tradicionais em restaurantes italianos. O pão é geralmente torrado, levado ao fogo com um fio de azeite e incrementado com antepasto, vinagrete ou outro preparo fresco com bastante sabor. 

Carbonara

Um dos preparos mais tradicionais da Itália é a carbonara, ou spaghetti carbonara já que geralmente é feito com esse tipo de massa. O prato tem diversas características que o tornam um preparo absolutamente delicioso e muito recomendado para quem deseja conhecer e explorar a culinária italiana. 

O diferencial da carbonara é que o prato é feito com bastante gordura, mas não de maneira que atrapalhe o paladar, muito pelo contrário. A gordura é usada sob medida para garantir o gosto especial ao preparo e leva pedaços de bacon ou até mesmo barriga de porco frita, a famosa panceta. 

No fim, a carbonara é enriquecida com queijo ralado, geralmente parmesão onde se derrete com a gordura e o sabor da proteína. Uma regra de ouro da carbonara legítima é: nunca use creme de leite neste prato de massa italiana.

Gnocchi 

O gnocchi – mais conhecido como nhoque pelos brasileiros – é uma das massas mais consumidas no Brasil. Esta massa diferente de muitas outras que colocamos aqui é feita de batata, porém em sua origem era mais provável é que a sua massa fosse criada tendo pão como base e somente depois veio a se desenvolver com batatas. 

O gnocchi assim como diversos outros pratos que vimos aqui também é acompanhado de ragù em diversos preparos, e leva parmesão com queijo por cima. Curiosamente o gnocchi foi criado em famílias pobres que tinham que ter bastante criatividade para alimentar seus filhos, a mistura de pão água e farinha que deu origem ao prato foi uma dessas “invencionices”. Mas com o tempo o preparo caiu no gosto de toda Itália. 

Como viajar para a Itália?

Para viajar até a Itália não é necessário ter visto, basta ter em mãos um passaporte válido por pelo menos 6 meses, dessa forma você pode passar até 90 dias no país e experimentar todo prato de massa italiana que deseja. Já para viver, é fundamental ser reconhecido como um cidadão italiano, algo que é comprovado por meio da sua árvore genealógica. 

Como viajar para a Itália
Fonte/Reprodução: original

Como comentamos, o Brasil foi um dos países que mais recebeu imigrantes italianos durante o século passado. O direito jus sanguini italiano garante que todos os descendentes comprovados de um cidadão da italiana podem eles mesmos serem considerados cidadãos. 

Se você é um descendente e deseja ter o seu direito reconhecido, ou desconfia e quer saber se de fato é elegível para ser cidadão italiano, busque o escritório Dias & Dias. Nossos profissionais que atuam tanto no Brasil como na Itália estão prontos para tornar o processo prático, garantir sua cidadania italiana. 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
imprimir

Leia também

Translate