relacionamento@diasediasadvogados.com

Os maiores patrimônios mundiais da Itália

Os maiores patrimônios mundiais da Itália

Os patrimônios mundiais da Itália são visitados todos os anos por milhares de turistas. Isso porque, esses monumentos, construções e sítios arqueológicos italianos estão entre os mais famosos do mundo. O país é considerado um dos mais ricos em história e patrimônios históricos, muitos deles protegidos pela UNESCO, a Organização das Nações Unidas Para Educação, Ciência e Cultura.

Conforme o Banco da Itália, somente em 2023 o país recebeu aproximadamente 68 milhões de turistas, número considerado 17% maior do que o ano anterior. Esse número se dá ao fato da Itália ser lar de patrimônios mundiais, que podem ser atrações pagas ou não. Além disso, o país também oferece aos turistas uma gastronomia incomparável, ótimas praias e paisagens incríveis para fotos. 

O que são os patrimônios mundiais?

Patrimônios Mundiais, também conhecidos como patrimônios culturais, são construções, lugares e monumentos que oferecem valor a história mundial, sendo fundamentais para manter a história de um povo vivo. 

O que são os patrimônios mundiais
Fonte/Reprodução: original

Além dos patrimônios mundiais, também existem os patrimônios naturais, presente em diversos países do mundo. Nesse caso, eles são formados por tudo constituído naturalmente, ou seja, são da natureza. Podemos citar como patrimônios naturais todas as formações físicas, biológicas, geológicas e também os sítios naturais. 

Para ser considerado um patrimônio mundial, o local ou construção deve ter sido nomeado pela UNESCO. Com isso, é possível listá-los para melhor protegê-los e preservá-los. Atualmente, a lista de patrimônios é composta por 1.233 sítios, que estão distribuídos em cerca de 167 países. Os patrimônios mundiais da Itália contabilizam 53 lugares, sendo considerado o país com maior número deles.

Como foram escolhidos os patrimônios mundiais da Itália?

Os patrimônios mundiais da Itália foram escolhidos após uma lista ser elaborada para a avaliação dos organismos que trabalham como técnicos consultivos. Para ser escolhido como um patrimônio cultural, a construção ou monumento deve representar culturalmente o país e ter valor para humanidade. Após escolhidos, esses locais recebem um plano de conservação e proteção.

Conforme já dito, a Itália é atualmente o país com o maior número de patrimônios mundiais, com o total de 53. Isso porque é um país repleto de história e uma cultura única, mas também pelo fato de o governo saber como escolher e montar as candidaturas dos patrimônios mundiais da Itália. Eles fazem parte de uma tradição longa de conservação e gerenciamento de toda história e riqueza do país. 

Antes de toda a lista de patrimônios mundiais da Itália ser aceito, o primeiro sítio a ser reconhecido de fato foi ‘’Arte Rupestre do Vale Camonica’’, no ano de 1979. Após receber o devido reconhecimento, houve diversos outros tombamentos entre o ano de 1982 a 1987.

Quais são os principais patrimônios mundiais da Itália?

Os patrimônios mundiais da Itália fazem com que turistas de todo o mundo procure visitar o país todos os anos; por isso, consideram o país um ímã turístico. Conforme os dados do país, os viajantes internacionais procuram quase sempre por Milão e Roma. A cidade de Roma, por exemplo, foi eleita a sétima cidade mais popular do mundo em 2023, deixando Milão em terceiro. Confira, a seguir, quais são os patrimônios mundiais da Itália mais visitados por turistas:

Centro Histórico de Roma

O centro Histórico de Roma é um dos locais mais visitados por turistas de todo o mundo. Tudo nesse local é considerado um patrimônio histórico tombado pela Unesco, até mesmo o chão das ruínas onde caminham os estrangeiros. Nesse local, existem diversos monumentos famosos e atraem olhares do público, entre eles temos a famosa Fontana di Trevi, a Via Condotti e o Panteão.

Vaticano

Desde 1984 a cidade do Vaticano é considerado um dos patrimônios mundiais da Itália, repleto de bens culturais e obras de arte por todo seu território, considerado bastante pequeno. No centro do Vaticano localiza-se a grande Basílica construída em cima da tumba do apóstolo São Pedro. 

Seus arredores também são ótimos para a visita de turistas por abrigar uma enorme praça circular cercada por palácios e jardins. Além de uma belíssima arquitetura, o centro também abriga grande obras de Michelangelo, Bernini, Rafael, entre outros.

Villa Adriana (Tivoli)

A Villa Adriana, localizada em Tivoli e a 30km de Roma, é considerada uma residência de veraneio que pertencia ao Imperador Adriano (76- 138 d.C). Esse local é composto por diversos edifícios, como um teatro, residencias, biblioteca e até mesmo termas. 

Durante a construção da Villa Adriana, o Imperador visou erguer um monumento que lembrasse bem das construções que mais o impressionaram em suas viagens. Para a Villa, a maior referência veio das províncias que haviam sido conquistadas por Roma. O que mais chama atenção na Villa Adriana é a grande piscina que carrega semelhanças com os afluentes presentes no rio Nilo. Nesse ambiente há também um estatuário. 

Basílica Patriarcal de São Paulo Extramuros

Desde 1980 a Basílica Patriarcal de São Paulo Extramuros é considerado um dos patrimônios mundiais da Itália. Esse incrível local é reconhecido facilmente por sua faixada formada por cem enormes colunas. 

Mesmo que atualmente a maior parte desse local seja somente uma reconstrução (pois foi incendiada em 1823), há ainda áreas remanescentes do que foi a construção original, como o claustro. A maior curiosidade desse local é que estudiosos acreditam que a Basílica foi construída justamente no local onde São Paulo foi enterrado, o santo padroeiro de Roma.

Centro Histórico de Nápoles

Nápoles é considerada uma das cidades mais antigas de toda a Europa, carregando muitos monumentos e belíssimas ruas, com grande influência dos Bizantinos em sua arquitetura. Os turistas que visitam Nápoles podem se deliciar com a vista de monumentos históricos como a Igreja San Gennaro, Igreja San Giorgio Maggiore e a basílica Santa Chiara. Também há entre essas construções aquelas consideradas mais recentes, como o caso do Teatro San Carlo 

Como visitar os grandes patrimônios mundiais da Itália?

Para visitar grande parte dos patrimônios mundiais da Itália basta ter em mãos um passaporte válido e comprovações de voos de ida e volta. Desse modo, será possível entrar no país legalmente como turista por até 90 dias. É preciso lembrar que atualmente não é necessário um visto de estada no país para brasileiros. As visitas nos grandes patrimônios mundiais da Itália podem ser feitas de carro, táxi e também através do transporte público italiano.

Mesmo após entrar no país, é preciso identificar quais patrimônios não precisam de bilhetes para entrar. Algumas construções, como a Villa Adriana, precisam desses ingressos para visitação. Nesse caso, o bilhete custa em torno de 119 euros, aproximadamente US$ 127,80. Muitos desses patrimônios permitem a retirada dos bilhetes com antecedência. 

Como visitar os grandes patrimônios mundiais da Itália
Fonte/Reprodução: original

É preciso destacar que mesmo com o bilhete em mãos, grande parte dos monumentos terá fila para entrar. Isso ocorre não apenas pela quantidade de turistas na área, mas para conseguir manter um controle de segurança no local.

Agora, se não for o caso de visitar por dentro dos locais, será possível que o turista não pague na entrada. Assim, será possível se deliciar com a arquitetura e história da Itália e seus patrimônios mundiais, mesmo que de longe.

Visitar os patrimônios mundiais da Itália pode ser feito sem a necessidade de visto de turista para brasileiros. Porém, para aqueles que usufruem da dupla cidadania italiana os benefícios são ainda maiores. 

Para auxiliar no processo de retirada de cidadania e naturalização, a Dias&Dias possui profissionais aptos e com experiência na expedição de documentos e retificações judiciais. Por isso, se deseja um processo rápido e sem erros, procure a Dias&Dias, que está há mais de 10 anos ajudando famílias na conquista da cidadania italiana.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
imprimir

Leia também

Translate