O passaporte italiano é um documento capaz de identificar um viajante e se faz necessário para registrar entradas, saídas e autorizações durante todas as viagens internacionais. Além de cumprir o seu papel principal como documento de identificação, o passaporte italiano carrega muitas vantagens para quem o possui.
Com esse passaporte em mãos, é possível entrar legalmente em cerca de 190 destinos de todo o mundo. Porém, essa não é a única vantagem de obter esse documento. Por conta de todas suas vantagens, o passaporte emitido pelo governo italiano é considerado um dos melhores de todo o mundo. A seguir, conheça todos os benefícios de se utilizar um passaporte italiano!
Como funciona o passaporte italiano?
O passaporte italiano funciona como um documento de identificação para viajantes italianos ou com dupla cidadania. Ao confirmar a cidadania italiana, a pessoa poderá dar início a solicitação desse passaporte. Para isso, é preciso procurar por um consulado italiano e entregar os documentos na data solicitada.
Esse passaporte não é um documento vitalício, sendo válido somente por 10 anos e, após esse período, a renovação será necessária. Para esse processo, o dono do passaporte deverá entregar novamente os documentos solicitados e pagar a taxa de renovação, que pode ser feita por agendamento em um consulado ou embaixada da Itália.

Com o passaporte italiano válido em mãos, a entrada em determinados lugares será liberada e sem a necessidade de visto. Grande parte desses países garante também limites de permanência maiores.
A Itália é um dos 27 países que fazem parte da União Europeia. Por conta disso, é possível visitar e morar em qualquer um desses países apenas com o passaporte italiano em mãos. Isso porque todo portador desse passaporte, seja por dupla cidadania ou não, é considerado um cidadão europeu. Por conta disso, o passaporte italiano é considerado o quarto melhor do mundo.
Vale ressaltar que para ter acesso ao documento, é preciso comprovar a cidadania italiana por meio de um processo bastante burocrático. Felizmente, muitos brasileiros são considerados descendentes de italianos por conta da forte imigração que ocorreu entre 1880 e 1930. Com isso, mais de 30 milhões de cidadãos brasileiros podem solicitar a cidadania italiana e consequentemente o passaporte italiano.
Principais vantagens do passaporte italiano
Ter acesso livre a mais 190 países é, de fato, uma das principais vantagens de se tirar o passaporte italiano. Porém, as vantagens desse passaporte não param por aí. Ele foi listado como um dos passaportes mais poderosos do mundo porque seus utilizadores podem usufruir de vantagens que proporcionam maior qualidade de vida, como direito de estudar e se aposentar no território italiano.
Por conta dessas vantagens, a busca pelo quarto passaporte mais poderoso do mundo está cada vez maior, principalmente por parte dos cidadãos brasileiros com direito à cidadania italiana. Confira quais são as principais vantagens desse passaporte.
Circulação livre pela União Europeia
Ser portador de um passaporte italiano possibilita a circulação livre pelos países listados como membros da União Europeia. Com o documento, além de fins turísticos, também é possível trabalhar, estudar ou apenas morar em um desses países. Atualmente, 27 países fazem parte da União Europeia e entre os principais estão a Alemanha, Finlândia, Noruega, França, Espanha e Irlanda.
Saúde pública
Com a cidadania italiana e o passaporte, o acesso à saúde pública é garantido. Isso ocorre porque a dupla cidadania italiana permite que o cidadão usufrua de consultas e tratamentos por hospitais regionais. A saúde pública na Itália oferece serviços semelhantes ao do SUS no Brasil e é considerada uma dos melhores do mundo.
Possibilidade de morar na Itália
Com o passaporte italiano também torna-se possível morar em solo italiano e usufruir de todos os direitos. Atualmente, muitos consideram o país como um dos melhores para se viver, principalmente por contar com ótimas políticas sociais, serviços de saúde, educação e transporte público. O IDH – índice de Desenvolvimento Humano – corresponde a 0,895, um número bastante alto que faz da Itália um país altamente desenvolvido.
Benefícios trabalhistas
Assim como o direito de trabalhar no país, o passaporte italiano também garante a possibilidade de se beneficiar dos direitos trabalhistas italianos, como a assistência médica, seguro desemprego, pagamento de horas extras, entre outros direitos e deveres assegurados pela lei italiana.
Direito ao voto
Assim como todo cidadão italiano, pessoas com dupla cidadania e portadoras do passaporte italiano também recebem o direito ao voto durante a época de eleição no país. Com isso, é possível ter influência direta na política italiana.
Direito a aposentadoria no território italiano
Todas as pessoas enquadradas no direito da cidadania italiana e no de tirar o passaporte do país também tem a possibilidade de se aposentar em solo italiano. Com a aposentadoria italiana há também o direito de todos os benefícios envolvidos no sistema previdenciário do país.
Possibilidade de estudos
Uma das vantagens mais almejadas é a possibilidade de terminar os estudos em outro país. Com o passaporte italiano, é possível fazer parte de todas as universidades italianas, listadas entre as melhores de todo o mundo. Além das italianas, também torna-se possível optar por iniciar os estudos em qualquer um dos países da União Europeia.
Entrada facilitada nos Estados Unidos e Canadá
Turistas que utilizam um passaporte italiano conseguem entrar no Canadá e nos Estados Unidos sem a necessidade de passar por um processo de retirada de visto. Tirar visto de turista para esses dois países é considerado algo bastante demorado, por isso não precisar de realizar esse processo pode tornar a viagem mais acessível e com menos burocracias.
Por que o passaporte italiano é um dos mais poderosos da Europa?
O passaporte italiano é considerado um dos mais poderosos de toda Europa porque dá acesso rápido e sem burocracias de visto a cerca de 190 destinos de todo o mundo. Com isso, é possível entrar e sair livremente desses países. O documento dá o direito de fila especial para europeus em aeroportos, assim é possível passar sem ter contato com oficiais e realizar um processo 100% eletrônico

Além disso, o passaporte italiano também fornece direitos de cidadão europeu. É possível morar e trabalhar em qualquer um dos países que fazem parte da União Europeia e ainda usufruir de todos os direitos italianos, como aposentadoria e saúde pública. Por isso, tirar o passaporte italiano é algo capaz de transformar a vida de descendentes italianos, proporcionando maior qualidade de vida.
Quanto custa um passaporte italiano?
Para tirar o passaporte italiano é preciso pagar a taxa de emissão que custa em torno de 116 euros, ou seja, cerca de R$617 reais. Depois do pagamento dessa taxa, o passaporte terá validade de até 10 anos. Passado esse prazo, será preciso realizar o pagamento de uma nova taxa para a retirada de um passaporte atualizado.
É preciso lembrar que somente cidadãos italianos têm direito ao passaporte. Por isso, o brasileiro precisa passar por todo o processo de cidadania italiana antes de procurar pelo direito de seu passaporte.
A cidadania italiana é considerada algo bastante burocrático e demorado. Quanto mais tempo passar no processo, mais dinheiro será gasto. Para quem deseja tornar o processo mais rápido e seguro, a Dias&Dias pode fornecer uma assessoria completa de advogados italianos e brasileiros que realizam os serviços de pesquisa e judicialização da cidadania italiana.
Além disso, também é possível usufruir de uma equipe de pesquisadores e profissionais aptos para a realização de expedições de documentos e certidões, serviços esses que são prestados com garantia de agilidade e precisão.
O passaporte italiano é um documento que conta com muitas vantagens além da possibilidade de entrar e sair livremente de inúmeros países, o que o torna um dos documentos mais desejados do mundo. Para aproveitar todos os benefícios desse passaporte, entre em contato e inicie uma nova vida como cidadão europeu.
Comentários