relacionamento@diasediasadvogados.com

Passaporte italiano por que ele é tão bom

Passaporte italiano: por que ele é tão bom?

O passaporte italiano é um documento oficial que serve para identificar e registrar quando uma pessoa entra ou sai dos aeroportos, portos ou qualquer via de acesso internacional, como informado pelo próprio portal Passaporte. 

Qualquer um pode obter este documento para viajar e ter direito de conhecer um país da América do Norte ou Europa. No entanto, o passaporte italiano é exclusivo aos que possuem dupla cidadania – que inclui a italiana. Com ele, é possível ter permissão para visitar centenas de países a qualquer momento.

Como tirar um passaporte?

Para solicitar o passaporte, acesse o site do Governo Federal e preencha o formulário com idade, nacionalidade, sexo, se é sua primeira via e qual faixa-etária você possuía na última eleição. É através de suas respostas que será possível começar o registro.

Ao confirmar as informações, você encontrará uma tela que menciona todas as documentações requeridas para tirar o passaporte e comprovar a veracidade dos dados – estes que incluem o documento de identificação e o certificado de regularidade eleitoral.

Se estiver de acordo com os dados mencionados pelo Gov.br, clique em “Continuar” para preencher o segundo formulário, o qual precisa de plena atenção no momento de incluir informações pessoais. Se você apertar o botão “Voltar”, o progresso feito não é salvo, tendo que repetí-lo como orientado abaixo:

Como tirar um passaporte
Fonte/Reprodução: original

Nesta primeira aba, coloque os dados pessoais que incluem seu nome completo, sexo, nome do pai e da mãe, ano de nascimento, cidade e estado de naturalidade, que tipo de relacionamento possui e se realizou alteração de nome. Ao concluir este passo, prossiga para a ala de documentos:

Como tirar passaporte
Fonte/Reprodução: original

Use sua CNH ou RG para informar o número, ano de emissão e em qual região ocorreu a expedição. Lembre de adicionar seu CPF e de informar se você já tinha um passaporte. Como é a primeira emissão, basta escolher a resposta de “nunca teve passaporte comum” para seguir à nova página:

Como tirar o passaporte
Fonte/Reprodução: original

Neste passo, é obrigatório responder sua profissão, e-mail de contato, onde vive e qual seu telefone. Após a conclusão desta etapa, você tem a possibilidade de revisar os dados disponibilizados e confirmá-los, caso concorde que correspondem e não possuem erros. Pois, qualquer anormalidade pode atrapalhar o período de envio do passaporte.

Quando você declarar que os dados estão corretos, aparecerá uma nova aba com o número de protocolo, o valor de GRU e o prazo de vencimento. Você pode fazer a impressão da folha ou pagá-la online através do Pix, em que o pagamento ocorre de imediato para agilizar a solicitação. Entenda como funciona a seguir:

Como tirar passaporte site
Fonte/Reprodução: original

Caso você sinta mais segurança de pagar com o boleto, gere o documento e pague em uma lotérica mais próxima. Porém, o diferencial é que a identificação leve até 72 horas para ser confirmada, o que pode demorar mais tempo para ocorrer o envio de sua solicitação aos órgãos competentes.

Por que o passaporte italiano é tão bom?

O passaporte italiano dá a permissão de viver em qualquer país da União Europeia, não havendo a obrigatoriedade de permanecer apenas na Itália, por exemplo. Não é necessário um visto para visitar a Alemanha, muito menos documentos que comprovem o motivo pelo qual você quer entrar no país. 

É possível trabalhar, estudar e se aposentar sem qualquer preocupação quanto ao tempo de permanência. Além de conhecer mais de 180 países, incluindo os de território africano, o documento abre portas para se aventurar na Nova Zelândia, Japão ou qualquer região de seu agrado. 

Na América do Norte, você também não precisa de visto para entrar nos Estados Unidos. Isso se deve à participação da Itália no Visa Waiver Program, que permite a entrada de qualquer estrangeiro em solo americano por um prazo de 90 dias. 

Há, ainda, a possibilidade de conhecer o Canadá e residir no país para estudar ou trabalhar, através da solicitação online do Eletronic Travel Authorization, que significa, em sua tradução literal, Autorização Eletrônica de Viagem.

Quais os benefícios de ter passaporte italiano?

Ao obter seu passaporte italiano, você tem a oportunidade de estudar nas melhores instituições de ensino, bem como conseguir um excelente emprego e atuar por tempo integral sem qualquer preocupação com carga horária.

A saúde e a segurança são serviços de direito do cidadão italiano em qualquer um dos países presentes na UE. Você tem melhor qualidade de vida, não sofre burocracias ao conhecer nenhum lugar e tem a oportunidade de transmitir a dupla cidadania aos filhos e netos. Além disso, também possui:

Acesso ao sistema de saúde

O sistema de saúde italiano é um dos melhores do mundo por ser de alta qualidade e eficiente. Dessa forma, você que conquistou seu passaporte com a Dias & Dias tem pleno direito de ser cuidado por excelentes médicos através dos melhores tratamentos europeus.

Praticidade para conhecer a cultura de vários países

Se você nunca imaginou conhecer a cultura de 180 países, com o passaporte italiano você tem este direito, podendo realizar um turismo completo ao visitar os melhores pontos turísticos europeus e conhecer as respectivas histórias locais.

Se aposentar na Itália

A contribuição é 20 anos, podendo se aposentar aos 62 anos, conforme a lei estabelecida. O diferencial do documento é por facilitar a junção do tempo contribuído no Brasil com o tempo que você esteve trabalhando na Itália, através do Acordo Previdenciário Bilateral.

Passar a cidadania aos filhos

Conquistar o passaporte e a dupla cidadania é o desejo de muitas pessoas, principalmente por poder passá-la aos filhos. E os seus descendentes terão o direito de serem cidadãos europeus sem qualquer impedimento, além de não terem que lidar com diferentes burocracias, como a solicitação no Consulado.

Vale a pena ter passaporte italiano?

Para viajar despreocupado, o passaporte italiano é fundamental para auxiliá-lo neste processo. Afinal, carregar uma série de documentos, como passagem de ida e volta, papéis de hospedagem em hotel, comprovante de renda e seguro de vida, atrapalham a visita no velho continente e você pode levar mais tempo para ser liberado pela alfândega, uma vez que tenha de ser entrevistado pelo time de segurança local para a checagem desses dados. 

Como conseguir o passaporte italiano?

A maneira mais segura e eficaz de conquistá-lo é através dos serviços feitos pela Dias&Dias. O pedido com a embaixada tende a levar muito tempo, além de ser menos intuitivo e com nosso time de advogados, você conquista o documento em um período bem menor que o estimado.

Além disso, para ter o documento, é necessário ter parentes originários da Itália, como avós ou bisavós. Ao requerer a dupla cidadania com o Dias&Dias, torna-se muito mais simples pedir o seu passaporte italiano, sem ter que interagir diretamente com o consulado.

Qual o ranking dos melhores passaportes?

Existe um ranking feito pelo Henley Passport Index e que informa os melhores passaportes do mundo em 2023. Como principal característica avaliativa, foi considerado o número de países que as pessoas podem frequentar sem visto, pois quanto maior for esta quantia, mais poderoso é.

Qual o ranking dos melhores passaportes
Fonte/Reprodução: original

Há muitas novidades interessantes no ranqueamento feito pelo HPI, que abre portas para as pessoas conhecerem os mais diferentes locais quando desejarem. A Dias&Dias te mostra a lista com os principais nomes:

  1. Singapura: permite entrada em 192 locais;
  2. Alemanha, Espanha e Itália: facilita a entrada para 190 destinos;
  3. Áustria, Coreia do Sul, Finlândia, França, Japão, Luxemburgo e Suécia: 189 destinos;
  4. Dinamarca, Irlanda, Holanda e Reino Unido: 188 países;
  5. Bélgica, Malta, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, República Tcheca e Suíça: 187 destinos;
  6. Austrália, Hungria e Polônia: 186 regiões;
  7. Canadá e Grécia: 185 destinos;
  8. Estados Unidos e Lituânia: 184 destinos;
  9. Eslováquia, Eslovênia e Letônia: 183 países;
  10. Estônia e Islândia: 182 regiões;
  11. Liechtenstein e Malásia: 180 destinos;
  12. Chipre e Emirados Árabes Unidos: 179 destinos;
  13. Bulgária, Mônaco e Romênia: 176 locais;
  14. Croácia: 175 países;
  15. Chile: 175 regiões;
  16. San Marino: 172 países;
  17. Andorra e Hong Kong: 170 destinos;
  18. Argentina: 169 locais;
  19. Brasil: 168 países;
  20. Brunei: 166 regiões.

O passaporte italiano permanece como um dos melhores do mundo, concedendo o acesso a 190 destinos. Mesmo com a inclusão da Singapura no topo, você que possui o documento tem a oportunidade de se aventurar na Austrália, Japão ou Canadá.

Com os serviços da Dias & Dias, você conquista em menos tempo o seu passaporte italiano e pode viajar despreocupado para onde desejar. Com nosso time qualificado, você não precisa se preocupar com trâmites complexos e que levariam mais tempo para serem concluídos, pois nos preocupamos em agilizar o processo, enquanto sua atenção é direcionada aos melhores pontos turísticos italianos e excelentes hotéis para descansar quando chegar ao país.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
imprimir

Leia também

Translate