Passaporte italiano nos Estados Unidos quem tem pode morar

Passaporte italiano nos Estados Unidos: quem tem pode morar?

Muitos brasileiros têm dúvidas se há disponibilidade para o passaporte italiano nos Estados Unidos, afinal, cerca de 100 mil brasileiros residem na Itália. Diante disso, sabe-se que boa parte da população tem cidadania italiana e sonha em viajar para o país mais poderoso do mundo. 

Mas será que o passaporte italiano é aceito sem reservas nos Estados Unidos? Bom, essa é uma dúvida comum, e faz muito sentido. 

Os Estados Unidos é um destino muito procurado e por ser tão procurado é comum que o país seja um dos mais difíceis e rigorosos quando o assunto são visitas. Por isso, tire suas dúvidas sobre como é a relação entre o governo dos Estados Unidos e o passaporte italiano!

Posso usar o passaporte italiano para entrar nos Estados Unidos?

A cidadania italiana apresenta inúmeras vantagens para o cidadão italiano. Com ela, é possível entrar e sair em praticamente todos os países da Europa e até mesmo morar em alguns. Porém, para entrar e sair em outros países que não fazem parte da Europa ou da União Europeia, é um pouco mais complicado. 

Por sorte, os Estados Unidos não é um deles e pode receber italianos com passaporte sem visto. A nação recebe por ano milhões de visitantes e, naturalmente, boa parte deles vem da Europa e da Itália. Por isso, se você é brasileiro, esta é uma das grandes vantagens de ter cidadania italiana, a facilidade de entrar nos Estados Unidos e outros países. 

Posso usar o passaporte italiano para entrar nos Estados Unidos
Fonte/Reprodução: original

O passaporte italiano nos Estados Unidos e no mundo é considerado muito forte. Para se ter uma ideia, o documento permite que os cidadãos italianos entram em 189 outras nações sem o uso de visto, ficando atrás apenas dos passaportes do Japão, Alemanha, Singapura, Espanha e Coreia do Sul como um dos passaportes mais aceitos do mundo. 

Muitos brasileiros têm direito à cidadania italiana e não sabem. Quer descobrir? Então é um bom momento para conhecer os serviços do escritório Dias & Dias, especialista em cidadania italiana. Garanta este benefício de viajar legalmente para os Estados Unidos, e muitos outros países, com sua cidadania europeia! 

O cidadão com passaporte italiano pode visitar os Estados Unidos sem visto, sem problemas. Mas claro que esta visita deve ser feita seguindo algumas regras e protocolos obrigatórios. A primeira delas é preencher o ESTA – Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem. 

Para preencher o ESTA, é necessário entrar neste site e abrir o formulário. É bastante simples o procedimento e as perguntas dizem respeito à natureza da viagem, estadia, e contatos para que o governo dos Estados Unidos consiga entrar em contato com você e seus familiares apenas por segurança. Por fim, terminado o cadastro basta apenas esperar a solicitação ser aceita, pagar a taxa e viajar até os Estados Unidos. 

Em comparação com o uso do passaporte brasileiro, usar o passaporte italiano nos Estados Unidos para visitar é muito mais fácil. Com o passaporte brasileiro, é necessário entrar com uma solicitação específica de visto, já com o italiano, basta você preencher o formulário e já estará habilitado a visitar o país da América do Norte. 

Só tome cuidado para ter todas as taxas necessárias para o ESTA ser completado. O valor do formulário é de US$ 14,00, o que é mais uma vantagem em relação ao passaporte brasileiro, já que o preço médio do visto para turista é de US$ 160,00.  

Quanto tempo posso ficar nos Estados Unidos com passaporte italiano?

‌E não pense você que por não ter um visto para turista, o tempo do passaporte italiano nos Estados Unidos, que permite que o cidadão esteja viajando no país, será prejudicado. Os turistas italianos podem ficar até 90 dias seguidos nos Estados Unidos apenas preenchendo o formulário ESTA, ou seja, sem visto. 

Aqui temos uma pequena vantagem em relação aos viajantes brasileiros, que com o visto de turista podem ficar até 6 meses no país. Porém, é preciso deixar claro que o tempo de permanência nos Estados Unidos é definido pela equipe migratória que recebe o viajante brasileiro. Portanto, não há garantias que os dias corridos de permanência nos Estados Unidos serão, necessariamente, de 6 meses. 

Posso morar nos Estados Unidos com passaporte italiano?

Com a sua cidadania italiana, é possível morar em qualquer país que pertence à União Europeia e até mesmo a entrada em certos países da Europa que não fazem parte da UE. Porém, se o passaporte italiano nos Estados Unidos oferece facilidade para visitas de turistas, o mesmo não é aplicado para conquistar sua cidadania no país. 

Aqueles que têm cidadania e passaporte italiano, não têm nenhum direito de morar nos Estados Unidos e nem qualquer tipo de vantagem para conquistar o green card ou direito à cidadania. Porém, ainda assim é possível viver nos Estados Unidos a trabalho, ou segundo outros vistos diferentes. Estes vistos que permitem a estadia e moradia do italiano nos Estados Unidos são: 

  • H1-B: Visto de trabalho que pode ser temporário ou não. Também chamado de visto de ocupação especial, é dedicado a trabalhadores que desempenham funções que requerem habilidades especiais ou conhecimentos específicos. Para conquistar um visto deste tipo de categoria é necessário ter um diploma de curso superior. Este visto tem originalmente validade para 3 anos e pode ser prorrogado; 
  • H2-B: Visto dedicado aos trabalhadores temporários. Este visto tem sempre um tempo determinado, geralmente de um ano. Caso o candidato ainda tenha oferta de emprego, pode tentar prorrogar por mais um ano o visto. Para que o candidato consiga essa prorrogação, é necessário comprovar a oferta de emprego e em muitos casos a empresa americana também deve solicitar ao governo americano;
  • H2-A: Esse visto é dedicado especialmente aos colaboradores do setor agrícola. Os requisitos são os mesmos para o visto H2-B, e para que o colaborador permaneça nos Estados Unidos é necessário que a empresa intervenha e comprove sua necessidade e ofereça suas ofertas de emprego; 
  • F1, F2: Vistos oferecidos para estudantes. O F1 é para aqueles aprovados em uma escola ou universidade americana, e posteriormente aprovados pelo Serviço de Imigração. Já o F2 é um visto dedicado ao acompanhante do estudante como cônjuges e filhos enquanto o mesmo está em posse do visto F1.  

O passaporte italiano nos Estados Unidos não te permite morar lá, mas essas são algumas opções que permitem. Se você deseja viver no país, vale a pena tentar alguns desses vistos desde que esteja elegível para a categoria. 

Também há possibilidade de conquistar um Green Card, visto permanente para aqueles casados com americanos ou com muitos anos de serviço. 

Como solicitar mais tempo de permanência com o ESTA?

O ESTA oferece 90 dias para que você, com passaporte italiano, fique nos Estados Unidos. O documento só permite a estadia de 90 dias dentro dos Estados Unidos e é impossível prorrogar o período de 3 meses mesmo que o ESTA tenha validade de 2 anos. 

Como solicitar mais tempo de permanência com o ESTA
Fonte/Reprodução: original

Nesses 2 anos, o visitante pode ir e voltar dos Estados Unidos quantas vezes quiser, desde que sua estadia no país não passe de 90 dias. Caso você deseje ficar além desses dias permitido dentro dos Estados Unidos sem o ESTA, é necessário dar entrada em um pedido de solicitação de visto. 

O visto para turista, por exemplo, pode oferecer até 6 meses de estadia dentro dos Estados Unidos. Portanto, planeje bem sua viagem para não cair em nenhuma ilegalidade dentro do território americano. 

Como solicitar o passaporte italiano?

O passaporte italiano pode ser solicitado do Brasil ou da Itália. Independente da situação, é necessário ser um cidadão italiano para solicitá-lo. Caso esteja no Brasil, a solicitação deve ser realizada por meio do consulado italiano, ela pode ser realizada entrando em contato com o consulado e seguindo as orientações. Você pode verificar os números de contato com os consulados clicando aqui. 

Já na Itália, para solicitar seu documento é necessário entrar em contato com o governo italiano. A melhor forma é procurar uma delegacia de polícia e agendar a solicitação do documento. Não se esqueça de levar seus documentos de identidade, comprovante de residência, documento com foto e até mesmo um passaporte brasileiro, se tiver. 

Seguindo todos esses passos, você colocará as mãos em seu documento e poderá usar o passaporte italiano nos Estados Unidos. Não se esqueça que diversos brasileiros têm direito à cidadania italiana e a esse passaporte poderoso e não sabem! Para descobrir e conseguir uma assessoria completa para requisitar sua cidadania italiana, busque o escritório Dias & Dias, especialista no assunto! 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
imprimir

Leia também

Translate