Reconhecer a origem dos italianos é a base para todos que desejam conhecer melhor a cultura do país e iniciar seu processo de cidadania italiana. A formação do povo italiano remonta há séculos, e foi marcada por várias migrações e fusões culturais.
A origem dos italianos passa por uma longa história, moldada tanto pela geografia do país quanto pela cultura e interação dos seus povos. Adiante, vamos conhecer melhor sobre a formação do povo italiano.
A formação do povo italiano
A formação do povo italiano vem de uma mistura de povos indo-europeus, como gregos, celtas, itálicos, réticos e etruscos, com pré-indo-europeus. No norte do país, os italianos possuem genética mais próxima dos espanhois e occitanos. Já no Sul, as pessoas se assemelham geneticamente aos gregos.

Dessa forma, a origem dos italianos conta com um forte cruzamento entre culturas e pessoas, que vieram de diferentes lugares do continente europeu. Isso faz com que o país tenha uma grande diversidade de povos e costumes.
Durante a Idade Média, a Península Itálica se dividiu em estados independentes. Logo ocorreu a unificação do país, um longo e complexo processo, em meio a um cenário de lutas e movimentos nacionalistas.
Portanto, a origem do povo italiano resulta de um longo processo histórico, que foi representado por migrações, conquistas e unificação – realizada no século XIX e que consolidou a identidade do país, mas sem excluir as diferenças regionais.
Povos antigos que influenciaram a Itália
Os povos antigos que influenciaram a Itália foram os Etruscos, Gregos e Romanos, além de outros que se localizavam na Península Itálica: os Úmbrios, os Samnitas e os Sabinos. A Roma, capital do país, foi fundada a partir da união de várias aldeias latinas e sua economia se baseava na agricultura e atividades pastoris.
No começo do povoamento da Península Italiana, existiam diversas civilizações que construíram pequenas vilas e que, mais tarde, se reuniram e tornaram-se uma só estrutura política: o Império Romano.
Etruscos
Foi a partir dos etruscos que os romanos herdaram o uso dos arcos e das abóbadas estruturas arqueadas em sua arquitetura! Esse povo habitava a Península Itálica, e hoje exercem grande influência sobre a sociedade contemporânea, no que diz respeito à cultura, artes e rituais.
Romanos
Os romanos se originaram de gregos, etruscos e italiotas, que habitavam a região da Península Itálica. A civilização romana antiga trouxe contribuições significativas para a arte, tecnologia, literatura e religião, por isso, a história desse povo exerce grande influência no país.
Outros povos
Os gregos também marcam presença na história da origem dos italianos, pois ajudaram a fundar Roma. Esse povo influenciou fortemente o comércio, que ajudou o país a prosperar. A Magna Grécia – denominação que o sul da Península Itálica recebia – se tratava de uma região rica, que fornecia cereais, óleos e outros produtos.
Porém, a rivalidade entre as colônias gregas e os atritos com os etruscos deixaram tal região frágil, o que deu abertura ao domínio dos romanos. Em meio aos séculos II e I a.C., outros povos além de etruscos chegaram à Península Itálica: eram os latinos, úmbrios e sabinos.
Além disso, outros povos presentes na origem dos italianos são os bárbaros ou germânicos, que habitavam o norte da Europa. Eles não falavam o idioma grego, e tampouco compartilhavam da mesma cultura. O termo germânico nessa época se tornou sinônimo para se referir aos povos estrangeiros de maneira estereotipada.
Imigração italiana no Brasil
A imigração italiana no Brasil ocorreu em 1874, no período em que o navio “La Sofia” ancorou no Porto de Vitória, com aproximadamente 400 imigrantes. Os italianos se estabeleceram em diversas regiões brasileiras. A maioria veio para trabalhar em vinhedos, na agricultura e nas plantações de uva e café.
No Brasil, o dia 21 de fevereiro é considerado o “Dia do Imigrante Italiano”, como forma de homenagem à chegada do navio “La Sofia” com os imigrantes italianos. A partir disso começa a origem dos italianos em nosso país.
Os ítalo-brasileiros, como são chamados os imigrantes italianos, representam uma das maiores e principais comunidades italianas fora do país de origem. No nosso país existem muitos descendentes de italianos, pessoas que possuem pais, avós ou parentes distantes. Esses indivíduos podem buscar pelo reconhecimento da cidadania italiana.
Principais sobrenomes italianos no Brasil
No Brasil alguns sobrenomes italianos são populares, como Rossi e Melo. Além desses, existem outros, listados adiante. Um sobrenome é importante para qualquer pessoa, pois ele carrega as raízes e serve até como pista para encontrar familiares. Muitos brasileiros descobrem suas descendências italianas pelo nome e histórico da sua família. Alguns sobrenomes italianos que podemos encontrar no Brasil são:
- Bueno;
- Ferrari;
- Rossi;
- Mello / Merlo / Melo;
- Sartori;
- Casagrande;
- Gallo;
- Bianchi;
- Mancini;
- Santoro;
- Martinelli;
- Rinaldi.
Alguns desses sobrenomes são bem conhecidos entre os brasileiros, até mesmo por meio de artistas famosos que os carregam. Um fato curioso é que os sobrenomes italianos eram associados às características físicas das pessoas. Os Rossi, por exemplo, eram ruivos, porque a palavra vem de “rosso”, que significa vermelho.
Se você tem descendência italiana, com o Dias&Dias, é possível iniciar um processo para reconhecer a sua segunda cidadania. O escritório conta com uma equipe dedicada e experiente no assunto – conheça nossos serviços!
Contribuições dos italianos ao mundo
Os italianos contribuem ao redor do mundo por meio da agricultura, gastronomia, artes, ciências, futebol, moda e design, entre outras formas de contribuição. Da Itália vêm os famosos pratos como lasanha e pizza. Além disso, monumentos e obras artísticas italianas marcam presença em vários países.

Podemos dizer que a contribuição dos italianos no mundo é bastante vasta. No cinema, na arte e na música é possível ver a presença de italianos que ajudam a enriquecer a cultura mundial.
Artes, ciência e invenções
Quando falamos da origem dos italianos, não podemos deixar de mencionar o quão importante é a contribuição desse povo para a arte, a ciência e as invenções. Da Itália veio o balé, a ópera, o teatro, o piano e o violino. O método montessori e a abordagem Reggio Emília são abordagens pedagógicas que contribuem para as ciências humanas.
Quanto às invenções, os italianos trouxeram o termômetro, a antena monopolar, a máquina de escrever, a pilha voltaica, o piano e vários outros itens descobertos que enriquecem a cultura de diversos países.
Influência na moda e design
A Itália marca grande presença no mundo da moda e design, com um estilo sofisticado e elegante. O design italiano é reconhecido pela sua versatilidade, o que possibilita que as pessoas expressem seus estilos em diversas ocasiões. A indústria de moda do país é famosa mundialmente.
Legado cultural e linguístico
A cultura italiana tem influência do latim e da igreja católica: o país é reconhecido por universidades tradicionais e antigas. Quanto ao idioma, o italiano é falado por milhões de pessoas no mundo. Derivado do latim, esse idioma é um dos mais estudados do mundo.
A Itália é um dos países mais populares da Europa, de elevada importância cultural. A sua geografia tem como características os relevos montanhosos, o clima mediterrâneo e um extenso cenário litoral.
Para saber mais sobre a cultura e a origem dos italianos, acompanhe o blog da Dias&Dias, um dos escritórios de advocacia mais renomados no mercado, com vasta experiência em traduções juramentadas, transcrição, degravação e processos para a obtenção da cidadania italiana.
Comentários