Você já se perguntou quais são as melhores profissões da Itália? Se está pensando em estabelecer sua vida neste tradicional país da Europa, além de planejar sua ida — com passagens, moradia, visto e passaporte —, também será necessário pensar na profissão que irá exercer no país.
Neste artigo, você vai descobrir quais são as melhores profissões da Itália, além de entender um pouco mais sobre como funciona o mercado de trabalho no país. Além disso, verá informações sobre o salário médio, as regiões que concentram os melhores salários, bem como quais os setores que mais faturam na Itália. Confira!
Qual é o salário médio das profissões italianas?
De acordo com um levantamento publicado pela Statista, feito em países europeus em 2020, o salário médio bruto na Itália era de 27,9 mil euros anuais. Isso significa que aproximadamente um trabalhador italiano pode ganhar mensalmente 2.300 euros.

Se comparada com outros países da Europa, como Luxemburgo, que apresenta uma média de salário anual de 65,58 mil euros, a média salarial italiana é menor, porém consegue ser superior a países como Portugal e Espanha.
Quais são os setores que mais ganham na Itália?
Fazendo uma rápida pesquisa, é fácil comprovar que os melhores setores para ganhar mais na Itália estão relacionados aos serviços bancários e financeiros. Isso ocorro porque na Itália, assim como no Brasil, o setor de atuação é um fator determinante para definir o salário que um trabalhador ganhará por mês.
Informações coletadas através de um levantamento realizado em 2021 pela JobPrincing — uma empresa especializada no mercado de trabalho italiano — constatou que trabalhadores atuantes nos setores bancários e financeiros ganham em média 3.600 euros por mês, o que, ao ano, significa em média um salário de 42,7 mil euros.
Outros setores também conseguem se destacar com salários atrativos para quem deseja atuar no mercado de trabalho italiano, são eles:
- Serviços públicos: trabalhar com eletricidade, gás, telefonia, ou água pode garantir um salário de 31.309 euros por ano;
- Indústria de manufatura: nesse setor, que abrange diversas áreas e diferentes mercados, desde eletrônicos, têxteis, alimentação e móveis, os vencimentos podem chegar anualmente a 30.062 euros anualmente;
- Indústria de processos: responsável pode abranger setores como óleo e gás, mineração, metais, celulose, e papel, garante, por ano, um salário de até 31.178 euros.
Dessa forma, trabalhadores com perfil para trabalhar nestes setores tendem a conseguir melhores salários trabalhando na Itália.
Quais são as principais profissões a ganharem bem na Itália?
As profissões mais rentáveis da Itália estão espalhadas por diversos setores, com isso fica mais fácil saber em qual ramo de atuação você deve investir. Confira as melhores profissões da Itália para se trabalhar e garantir bons salários neste tradicional país Europeu:
Tabelião
A profissão de tabelião consiste em certificar e avaliar a validade de contratos e documentos públicos. Para exercê-la, é necessário ser formado em direito e ter prestado em concurso público para atuar na área, sendo uma das melhores profissões da Itália para se trabalhar.
Estima-se que um tabelião ganhe até 265 mil euros anualmente, o que leva a profissão a ser reconhecida como uma das mais rentáveis no país. O valor pode variar de acordo com o tempo de atuação, que pode começar com 60 mil euros por ano para iniciantes.
Engenheiros
Os profissionais da engenharia podem atuar em diferentes áreas, e também é uma excelente opção para quem deseja atuar nas melhores profissões da Itália. Afinal, estima-se que a categoria chega a ganhar 55 mil euros anualmente.
No caso de pessoas que estão começando a carreira, esse valor pode chegar até 26 mil euros, enquanto profissionais com mais tempo de experiência na carreira conseguem ganhar até 126 mil euros por ano.
Médico
A medicina também está entre as melhores profissões da Itália, e seu ganhos podem variar de acordo com o tempo de experiência do médico, a especialidade em que ele atua e sua formação.
Dessa forma, pessoas que estejam começando na profissão conseguem garantir cerca de 2.000 mil euros mensalmente. No entanto, os médicos com mais tempo de carreira podem ter vencimentos de até 8.000 euros mensais, com atendimento em consultórios particulares.
De acordo com um estudo realizado pela Eurostat, a população da Itália é a mais velha de todo o continente europeu. Por conta disso, a demanda de profissionais da área da saúde e de cuidados — entre eles os enfermeiros, cuidadores, geriatras, e fisioterapeutas — são requisitados e muito importantes no mercado de trabalho italiano.
Marketing Digital
A área, que nos últimos anos tem crescido bastante no mercado, tornou-se uma das melhores profissões da Itália para quem deseja ter um bom salário, especialmente depois da pandemia.
Os profissionais de marketing podem ter vencimentos anuais de 32 mil euros. No caso de pessoas que estão começando na carreira, os ganhos chegam a 26 mil euros por ano, e profissionais mais experientes contam com salários médios de 55.125 euros.
Programação ou T.I.
Esta é outra área de atuação profissional que está entre as melhores profissões da Itália, porque o profissional que atua nesta área trabalha com o desenvolvimento de processadores, hardware, software e diferentes sistemas para web, sendo muito procurados no mercado de trabalho da Itália.
Inicialmente, os trabalhadores de programação ou T.I. podem garantir anualmente uma remuneração de 30 mil euros. Entretanto, esse valor pode aumentar, caso o especialista tenha uma maior bagagem profissional.
Advogado
Ser advogado na Itália também é muito vantajoso, porque a remuneração desse profissional pode começar com 26 mil euros por ano (bruto), podendo até ultrapassar a faixa de 150 mil euros anualmente. Por isso, é uma das profissões mais bem remuneradas do mercado de trabalho italiano.
Um profissional atuante na área de consultoria jurídica, que trabalha com a assessoria de entidades, organizações e empresas, pode garantir até 72 mil euros anualmente. Assim, a profissão lhe rende a média de 3.330 euros por mês, líquido.
Contador
Para quem deseja atuar na área, é necessário validar seu diploma em território italiano, e uma vez validado, as chances de se conseguir uma colocação na área são grandes. Isso ocorre porque a Itália trata-se de um país onde o turismo é um ponto forte, havendo por todas as cidades uma grande concentração de comércios.
Os pontos comerciais — bem como outras instituições —, por sua vez, necessitam do serviço de um contador para manter sua organização financeira. Por isso, os profissionais da área são requisitados, podendo ter ganhos de até 25 mil euros anualmente.
O mercado de trabalho italiano é diversificado com muitas opções que se destacam entre as melhores profissões da Itália, sendo ideal para quem deseja começar a carreira recebendo uma boa remuneração.
Qual é o salário mínimo na Itália?
A Itália não possui um salário mínimo legal, mas sim um acordo coletivo nacional que determina um salário mínimo para determinada categoria. Sendo assim, a remuneração italiana é paga por hora de trabalho, seguindo o que foi combinado entre empregador e funcionário no contrato firmado entre as partes.
Qual é a região da Itália com os maiores salários?
Ainda de acordo com o levantamento feito pela JobPricing, os maiores salários estão concentrados nas regiões norte e centro. Isso significa que pessoas da região de Lombardia, no norte da Itália, possuem um salário bruto maior do que pessoas que moram na região sul do país, como Calábria e Basilicata.

Vale lembrar que trabalhadores de Lombardia, possuem um piso anual de aproximadamente 31.392 euros. Enquanto isso, os trabalhadores de Basilicata, que fica ao sul, recebem a média de 24.429 euros por ano, considerado o piso mais baixo do país.
As oportunidades de trabalho na Itália podem ser uma boa opção para quem deseja se estabelecer no país exercendo sua profissão. Portanto, é interessante considerar o país com uma boa opção para construir sua vida e ser bem remunerado atuando nas melhores profissões da Itália.
Comentários