Conhecer as melhores cidades da Itália é fundamental para você que deseja tirar sua cidadania, afinal, são ótimas oportunidades para viver e morar. Isso se torna realmente interessante para os brasileiros, pois muitos têm oportunidade de conseguir sua cidadania italiana segundo o direito jus sanguini. Ainda, estima-se que pelo menos 15% da população brasileira têm direito à cidadania, o que representa cerca de 31 milhões de pessoas.
Atualmente, a Itália está entre uma das oito maiores economias do mundo e é claro que essa qualidade de vida se espelha em suas melhores cidades. Cada uma delas tem suas próprias vantagens e características especiais que tornam a vida de seus cidadãos mais tranquila, segura e com ótimas oportunidades de emprego e educação. Conheça as principais cidades italianas para se viver!
Bolonha
Capital da região da Emilia-Romagna e localizada no norte da Itália, Bolonha é uma cidade com muita tradição, cultura e história. Hoje, Bolonha também é conhecida como um centro universitário com ótimas oportunidades de educação e com instituições de ensino com renome internacional. Suas principais vantagens são:
- Ótimas oportunidades para educação;
- Uma cidade grande com muita oportunidade de emprego;
- Comércio aquecido;
- Excelentes oportunidades para o lazer.
Sem dúvidas, é uma das melhores cidades da Itália, especialmente para os brasileiros que gostam de vida noturna e têm apreço à badalação. Com seus 400 mil habitantes, Bolonha é uma cidade que fica entre as opções metropolitanas e municípios menores e interioranos.
Roma
A capital da Itália é uma cidade interessante para viver, especialmente para quem já está acostumado com metrópoles. Roma é uma cidade enorme, a mais populosa em toda Itália, e recebe milhares de turistas durante o ano.

A cidade conta também com excelentes oportunidades de emprego, escolas, universidades e várias opções de lazer. Suas principais características incluem:
- Paisagens belas;
- Um centro cultural e histórico;
- Oportunidades de emprego e um comércio aquecido;
- Excelentes opções para educação.
Mas cuidado ao escolher Roma! A cidade tem um alto custo de vida e seus aluguéis costumam ser muito mais caros em relação a outras cidades. Contudo, ainda é uma ótima escolha que pode ser considerada por qualquer brasileiro.
Trieste
Trieste é, sem dúvidas, uma das melhores cidades da Itália e é considerada por muitos um município modelo. Um fator curioso a respeito de Trieste é que o município é permeado de influências austríacas, uma vez que só foi integrada à Itália após a Primeira Guerra Mundial. Entre suas vantagens, estão:
- Cidade com diversas oportunidades de emprego, com muitas startups e indústrias;
- Se destacam na cidade oportunidades com ótimos salários;
- Excelentes oportunidades de entretenimento, lazer e eventos culturais.
Novamente, mesmo com excelentes oportunidades de emprego, Trieste se destaca pelo alto custo de vida. Então esteja preparado para lidar com aluguéis mais caros e itens do dia a dia com valor mais elevado. Trieste também não se destaca por estar em um local geograficamente privilegiado.
Bolzano
Mais uma cidade do norte da Itália, Bolzano é a capital da região Trentino-Alto Adige. Esta cidade de natureza bucólica tem uma grande concentração de descendentes alemães, por isso o alemão é quase uma segunda língua no município. Bolzano é uma cidade excelente e, entre suas principais vantagens, estão:
- Alta qualidade de vida;
- Excelente transporte público;
- Localizada perto de outros países da Europa como a Alemanha;
- Ótimas oportunidades de emprego com bons salários.
Se você se interessou por Bolzano, que de fato é uma das melhores cidades da Itália, cuidado! Morar em Bolzano significa também arcar com um custo de vida bem alto, já que a cidade tem um dos maiores custos de toda Itália. Outro fator que pode afastar alguns brasileiros é o frio da cidade: no inverno, as temperaturas podem chegar a -8°C.
Siena
Mesmo no coração da região de Toscana, Siena é uma cidade relativamente pequena com seus 50 mil habitantes. Mas não se engane com seu tamanho e população, Siena é uma cidade de diversas qualidades, completa, com boa saúde, transporte e educação. Seina tem tudo o que uma cidade precisa, como:
- Bons hospitais;
- Universidades de renome mundial como a Di Siena e Stranieri Di Siena;
- Custo de vida razoável;
- Ótimo transporte.
A única coisa que podemos destacar em ressalvas da Siena, entre as melhores cidades da Itália, é que não é um município com muitas opções de lazer e entretenimento. Mas vale pelo seu custo benefício, boas oportunidades de ensino e uma comune muito bem localizada na Itália, com um transporte público que une Siena a diversas outras cidades.
Milão
Milão é uma cidade conhecida em todo o mundo como a capital da moda e uma das cidades mais populosas da Itália, com seus mais de 1 milhão de habitantes. O município é um centro financeiro da Itália ou mesmo Europa, com excelentes oportunidades para quem é da área do design e moda. Além disso, também possui:
- Mercado super aquecido;
- Oportunidades financeiras variadas;
- Diversas indústrias e oferta de emprego com média salarial alta;
- Diferentes opções de entretenimento como teatros, eventos, cinemas, casas noturnas, restaurantes e mais.
Tantas opções fazem de Milão uma das melhores cidades da Itália, em especial para quem gosta de entretenimento e lazer. No entanto, embora não seja uma cidade perigosa, ainda assim para o padrão da Itália Milão deixa a desejar, especialmente com altas taxas de furtos.
Pisa
Famosa pela sua torre entortada, a Torre de Pisa, a cidade é uma excelente opção para viver. Não é uma cidade exatamente grande ou pequena – com seus 400 mil habitantes -, Pisa é um local tranquilo e equilibra bem seu custo benefício. Pisa também se destaca por suas opções de ensino, entre outras vantagens, encontramos:
- Ótimas universidades como Degli Studi Di Pisa, Scuola Normale e Scuola Superiore Sant’Anna;
- Baixo custo de vida;
- Excelente segurança pública.
Mesmo se tratando de uma cidade com apelo universitário, Pisa não é exatamente uma opção com muito entretenimento, vida noturna ou lazer. E mesmo com uma ótima economia, não há tanta variedade de indústria, o que pode dificultar a busca por emprego.
Trento
No norte do país, Trento é uma das melhores cidades da Itália e uma das opções mais calmas em toda nossa lista. A qualidade de vida é um dos pontos mais fortes da vida no município, Trento é limpa, segura, com ótimos recursos e estrutura. Sem dúvidas um excelente local para viver:
- Alta qualidade de vida;
- Uma cidade tranquila e pacata;
- Excelente segurança pública;
- Transporte público de qualidade.
Sem dúvidas, Trento é uma ótima oportunidade de cidade para viver! Porém, mesmo em uma região altamente desenvolvida e rica, não há tanta variedade de indústrias em Trento e, por isso, oferta variada de empregos não é um dos pontos fortes do município.
Parma
Parma é uma cidade média, com atrações modernas e um centro cultural e acadêmico na Itália. É um município ótimo para brasileiros que desejam uma opção tranquila, com boa qualidade de vida e desejam uma vida pacata. E, embora se trata de uma cidade média, ainda assim tem boas oportunidades de emprego e conta com:
- Custo de vida satisfatório;
- Centro acadêmico, com destaque à Università di Parma;
- Excelentes oportunidades de emprego;
- Grandes indústrias farmacêuticas e alimentícias.
É uma cidade incrível e uma excelente opção para moradia, excelente para universitários ou até para quem procura boas oportunidades de trabalho. No entanto, é considerada uma cidade com uma região geográfica desfavorável em relação a outras metrópoles.
Florença
Florença é uma cidade histórica, considerada o berço do movimento renascentista. Até hoje, Florença é um centro cultural e artístico da Itália, ou até mesmo da Europa. São diversos museus, monumentos, obras de arte e galerias conservadas na cidade. Entre suas vantagens, estão:
- Centro cultural importante;
- Ótimas oportunidades para lazer e cultura;
- Excelentes instituições de ensino;
- Cidade muito segura.
Como qualquer centro cultural, Florença é uma cidade muito procurada por turistas e viajantes. Para aqueles que têm certa sensibilidade à movimentação e um estilo de vida mais frenético, pode ser complicado viver em Florença, portanto, veja bem se é uma ótima oportunidade para você viver.
Vale a pena morar na Itália?
Sem dúvidas, com tantas opções de boas cidades, vale a pena morar na Itália. O país tem um IDH considerado altíssimo, sua economia é forte e traz várias opções de emprego com ótimos salários. Morar na Itália é um sonho para muitos brasileiros, e não é por acaso, pois é uma excelente nação para viver.

Outro aspecto que faz da Itália um país incrível é que com a cidadania italiana é possível entrar em todo país que faz parte do bloco econômico e político da União Europeia. Países como a Alemanha, França, Suíça e Suécia estão abertos para moradia e estudo de italianos.
Onde conseguir ajuda para cidadania italiana?
E para conseguir a cidadania italiana, um direito que atinge mais de 30 milhões de brasileiros, basta entrar em contato com o escritório Dias & Dias, especializado em cidadania italiana. Dias & Dias conta com profissionais que atuam no Brasil e na Itália para conseguir a cidadania de seus clientes.
Além dos serviços jurídicos na busca pela cidadania italiana, Dias & Dias presta consultoria e conta com uma equipe exclusiva de pesquisadores. Esses pesquisadores buscam a árvore genealógica de seus clientes e verificam se há possibilidade de conquistar a cidadania italiana.
Com o escritório Dias & Dias, é possível para você viver em uma das melhores cidades da Itália, garantir qualidade de vida para sua família e descendentes, além de boa estabilidade financeira, saúde e um sistema de transporte de muita qualidade. Procure Dias & Dias e veja se há possibilidade de viver nas melhores cidades da Itália!
Comentários