As maiores cidades Itália são mundialmente conhecidas por sua rica cultura, beleza e história no mundo todo. Dentro dos grandes centros urbanos, estas cidades escondem riquezas culturais e históricas presentes.
A arquitetura deslumbrante dos gigantes urbanos do país desloca turistas e cidadãos italianos presentes em todo o mundo para conferir de perto os monumentos enquanto apreciam a moda, a gastronomia e os pontos turísticos, os quais você pode conhecer melhor com a Dias&Dias, que torna o passaporte europeu uma realidade.
Quais são as maiores cidades da Itália?
A Itália é dividida em 20 regiões, totalizando aproximadamente em 302 mil km², dos quais 7 mil km² são apenas das águas que cercam este grande país. Dentre estas regiões, existem 10 cidades que comportam um maior número de habitantes. São elas:
Região | População aproximada |
Roma | 2.318,895 |
Milão | 1.371,850 |
Nápoles | 959,470 |
Turim | 870,456 |
Palermo | 850,233 |
Gênova | 674 mil |
Florença | 448 mil |
Bolonha | 389 mil |
Bari | 320 mil |
Veneza | 250,369 |
Estas metrópoles italianas desempenham individualmente um importante papel econômico para o país, não só por seus pontos turísticos, que atraem visitantes ao longo do ano, como também por compor o rico cenário cultural da Itália.

Características das maiores cidades da Itália
As maiores cidades Itália são conhecidas principalmente por seus centros culturais e históricos, que são capazes de atrair milhares de turistas ao longo de todos os anos, e são importantes como polo econômico para a indústria da moda e design.
Riqueza cultural e histórica das metrópoles
A Itália é um país com uma rica e antiga história, que reflete diretamente sobre suas cidades, e sua capital não seria diferente. O berço do Império Romano possui monumentos impressionantes, como o Fórum Romano e o Coliseu, tesouros históricos que enaltecem esta rica cultura romana.
Polo de moda e design na Europa
O polo de moda e design fica localizado em Milão, no sul da Europa. Lar das icônicas marcas como Prada, Armani e Versace, os visitantes e moradores esperam ansiosamente para a “Semana de Moda de Milão’, que dita as novas tendências do mercado
Ainda, é nesta cidade que as primeiras lojas das marcas nasceram, tornando-se a “Capital da Moda”, como é conhecida popularmente. Já no design, Florença e Roma são um grande centro de produção de artigos de couro e jóias artesanais, que fazem os olhos brilharem.
Tradições culinárias e gastronômicas vibrantes
A Itália é reconhecida mundialmente por sua rica cultura gastronômica e variada, que oferece desde lanches, como pizzas, refeições completas de risotos e massas, a sobremesas inigualáveis.
Porém, assim como cada cidade é única, seus pratos também são. Em Roma, aproveite para experimentar o icônico Cacio e Pepe. Em Palermo, por outro lado, prove as arancinas, um doce à base de pistache e amêndoas, que remete à Itália a cada mordida.
Diversidade cultural e influências mediterrâneas
As maiores cidades Itália são influenciadas pelo mediterrâneo, dado o seu posicionamento geográfico. Palermo e Nápoles possuem uma grande característica árabe, normanda e espanhola, resultando em uma ampla riqueza cultural.
Atrações turísticas nas maiores cidades da Itália
Cada lugar possui uma ampla gama de caminhos que elevam o seu conhecimento cultural, enquanto vislumbram os visitantes com seus detalhes. Adentro das maiores cidades Itália, as atrações turísticas são pontos imperdíveis para se conhecer.
O que visitar em Roma
Uma das melhores cidades para se visitar na Itália é Roma! Conhecida como “Cidade Eterna”, este museu ao ar livre proporciona uma imersão cultural no centro de sua cidade, com o Coliseu, Panteão, Fórum Romano e, no Vaticano, a famosa Praça de São Pedro.
A capital italiana encanta os visitantes com a Fontana di Trevi, cuja tradição é jogar uma moeda para garantir uma futura visita à capital. É rodeada por Trastevere, o bairro charmoso: passeie pelas ruas e aproveite a gastronomia cultural que esse lugar tem para te encantar.
Principais pontos turísticos de Milão
Começando pela catedral gótica, o Duomo de Milão é uma das igrejas de maior beleza do mundo, que impressiona os visitantes com todos os detalhes arquitetônicos existentes. Muito mais do que um grande centro de negócios, é também a capital da moda, e possui diversos pontos turísticos importantes.
Passear por Milão e não conhecer a casa de ópera mundialmente famosa, o Teatro alla Scala, é um desperdício. Este exuberante teatro reúne curiosidades magníficas, como o camarote 13, que é repleto de espelhos que promovem uma visão integral a todo o teatro e seus visitantes.
Atrações em Nápoles
Uma das maiores cidades Itália é Nápoles, não só por sua dimensão, como também por sua rica e vibrante história cultural. Entre as principais atrações, o Monte Vesúvio não poderia ficar de fora.
O Museu Arqueológico Nacional de Nápoles engloba uma vasta coleção de artefatos originais romanos utilizados pelos guerreiros. Esses itens foram escavados em Pompeia e Herculano, o que torna o passeio uma visita aos tempos antigos.
Cultura e história em Turim
Turim é uma sofisticada cidade, rica em cultura e história, conhecida por seu grandioso papel em ser a primeira capital da Itália unificada. Sendo a quarta maior cidade do país, Turim possui um Museu Egípcio, que abriga uma coleção de artefatos fora de Cairo.
Outro marco arquitetônico indispensável para conferir em Turim é o “Mole Antonelliana”, construído em 1863, que proporciona aos turistas uma panorâmica para a cidade, além de abrigar o “Museu Nacional de Cinema”.
O que fazer em Palermo
Dentre os maiores destaques da cidade, a Cappela Palatina e o Palácio dos Normandos são dois pontos turísticos que devem ser visitados. A capital italiana mistura três ricas culturas que possuem grande influência arquitetônica: normanda, árabe e europeia.
O Palácio dos Normandos é uma das residências mais antigas da Europa. Atualmente, este grande espaço virou sede da Assembléia Legislativa da Sicilia, com apartamentos disponíveis para os parlamentares usufruírem.
O que saber antes de visitar as maiores cidades da Itália
Antes de embarcar para uma das maiores cidades Itália, é importante reconhecer pontos cruciais para tornar esta viagem ainda mais proveitosa, além de aprender sobre suas raízes italianas, que facilitam sua estadia no país.

Melhor época do ano para visitar
Nos meses de primavera, de abril a junho, e no outono, que ocorre entre setembro e outubro, são considerados os melhores meses para conhecer o país, uma vez que o clima é agradável e estão menos lotadas. Lembre-se de que a melhor época do ano para fazer uma visita à Itália depende do estilo de viagem que você procura.
Já o verão europeu, de junho a setembro, além de ser uma época com clima extremamente quente, podendo chegar a 35 °C, coincide com as férias escolares, o que torna a cidade agitada e com alto fluxo de visitantes.
Recomendações de transporte público
As cidades italianas possuem um sistema de transporte público desenvolvido que possibilita o passeio pelos demais países com um único bilhete adquirido. Roma, Milão e Nápoles possuem um sistema de metrô eficiente para locomoção dos turistas aos diversos pontos turísticos.
Já Florença é uma cidade que possui um sistema de transporte focado em bondes e ônibus, assim como Veneza. Ainda, essa cidade possui o “vaporetto”, um ônibus aquático que proporciona um novo ponto de vista desta linda cidade italiana.
Logo, além de conferir os principais pontos turísticos e mapear uma rota para conseguir verificar cada canto único da Itália, é necessário atentar-se à época em que viaja, para estar prevenido com protetor solar ou guarda-chuvas, antes de embarcar.
Precisa de visto para entrar na Itália?
Brasileiros com cidadania italiana não necessitam de visto para adentrar nas maiores cidades Itália. Para quem não tem a cidadania, a entrada na União Europeia é permitida por um período de até 90 dias, apenas com a apresentação de um passaporte válido.
No entanto, para permanecer legalmente no país, é necessário que o seu passaporte possua uma validade maior do que três meses da previsão da passagem de volta ao Brasil. Para sanar as suas dúvidas, consulte novos regulamentos no site oficial do consulado italiano.
Morar nas maiores cidades Itália é imergir na cultura e colecionar memórias inesquecíveis. Este sonho pode se tornar realidade com a Cidadania Italiana. A Dias&Dias te auxilia do começo ao fim neste processo, que te possibilita morar e trabalhar na Europa com o seguro saúde subsidiado pelo governo italiano, e muito mais! Entre em contato conosco e converse com algum de nossos especialistas.
Comentários