Lombardia o que é e por que visitar

Lombardia: o que é e por que visitar?

Extremamente importante para economia da Itália, Lombardia é uma região reconhecida como um grande centro cultural e que conta com diferentes locais protegidos pela UNESCO, assim como também possui uma variedade de museus. Quem visita o local pode contemplar belos lagos, colinas, cidades e montanhas, além da arquitetura deslumbrante de enormes construções.

Ir além de locais amplamente frequentados, promove uma experiência única para visitantes que são amantes do país. Da região dos lagos à lenda do monstro do Lago di Como, a diversidade de história que Lombardia tem para te contar são fascinantes!

O que é Lombardia?

Localizada no norte da Itália, Lombardia é uma região cujo Milão é sua capital, além de ser um destino cativante que oferece belezas naturais e uma rica cultura. Sua localidade estratégica faz fronteira com a Suíça, Veneto, Piemonte, Emília-Romanha, Trentino-Alto Ádige.

O que é Lombardia
Fonte/Reprodução: original

Considerada a quarta maior região da Itália com cerca de 23.854 km², o local fica atrás apenas de Piemonte, Sicília e Sardenha. A região conta com uma população de mais de 10 milhões de habitantes, sendo a mais populosa do país. Além disso, ela possui um número significativo de províncias, que inclui a Brescia, Bérgamo, Cremona, Como, Lodi, Lecco, Mântua, Sombrio e Pavia. 

O clima da região é caracterizado especialmente pelos verões quentes e invernos bastante rigorosos, possivelmente com neve em locais mais elevados. Parte do seu território é composta por planícies, enquanto a outra conta com colinas e montanhas. Grande parte da Lombardia é cortada pelo rio Pó.

Por que visitar Lombardia?

A região atrai milhares de visitantes todos os anos devido à diversidade de atrações, como espaços culturais, além das belezas naturais, que se destacam e são ainda mais bonitas em contraste com a arquitetura local. A cada passo, você encontra cultura, arte, tradição e natureza. Os principais motivos para visitar Lombardia, compreendem:

  • Os lagos: parte dos lagos Maggiore e Garda ficam na região e podem facilmente ser visitados de trem ou de carro;
  • Gastronomia: a gastronomia lombarda é amplamente conhecida, especialmente quando se trata de pratos invernais, como Polenta com carnes e queijos, Casoncelli, risoto com Ossobuco, pizzoccheri, massas e risoto com funghi;
  • Vinho: para os amantes de vinhos, a região é o local certo para aproveitar vinhos de ótima qualidade;
  • Museus: existem mais de 500 museus para visitar;
  • Montanhas: conta com enormes montanhas perfeitas para esquiar, se estiver com os equipamentos certos.

Ao conhecer a região, vale a pena aproveitar todas as oportunidades para apreciar uma ótima refeição, belas paisagens, vinhos de ótima qualidade, museus variados, além das montanhas ideais para esquiar.

Vale ressaltar que os brasileiros são isentos de visto para visitar a Itália, incluindo a região lombarda. No entanto, para outras finalidades, como trabalho e estudo, é necessário emitir visto conforme a sua motivação ao ir ao país.

Nesses casos é indispensável contar com advogados especialistas, seja para a naturalização ou para questões relacionadas a imigração. A Dias & Dias é a melhor escolha, por contar com uma equipe de profissionais altamente qualificados.

O que fazer em Lombardia?

A região de Lombardia é moderna e, ao mesmo tempo, apresenta uma variedade de arquiteturas antigas. Há muito a se fazer, como conhecer a cidade mais rica do país, ir ao centro histórico de Pavia, à casa de Mantegna, ao centro histórico de Mantova e ao templo Volta.

Para amantes da arte e da cultura, a visita aos museus é indispensável, além de apreciar a arquitetura fascinante ao redor das cidades e provar deliciosos pratos e vinhos. Ao descobrir o que fazer na região, você poderá realizar a viagem dos sonhos de maneira informada.

Conhecer a cidade mais rica do país

Milão é considerada uma cidade insuperável quando se trata de economia. Milão possui uma forte influência econômica entre cidades como, Londres, Frankfurt, Paris, Munique e Hamburgo.

A cidade também é reconhecida mundialmente como a capital da moda e é um dos principais destinos para aspirantes da moda e profissionais de vários países ao redor do mundo. 

Centro histórico de Pavia

O centro histórico de Paiva é um local que vale a pena ser explorado, especialmente pela arquitetura religiosa magnífica. Um exemplo é a Igreja de San Michele Maggiore, que a visita é obrigatória, bem como a Igreja Certosa di Paiva. Após um dia de exploração no local, pode se deliciar e pode ir a um restaurante tradicional antes de voltar ao hotel.

Casa de Mantegna

A antiga casa do artista Paduan, que possui um enorme valor histórico e artístico. Além de ser considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, Mantova se mantém como verdadeira joia da Renascença em conjunto com Sabbioneta, antiga cidade do Renascimento. 

Centro histórico de Mantova

O centro histórico de Mantova é um local que vale a pena conhecer. Ao entrar na cidade, inicie o passeio pela Piazza Sordello, que pode ser considerara o coração da cidade. No local, será recebido por uma variedade de maravilhas arquitetônicas, como o Palácio Arch, Palazzo della Ragione, Palácio do Bispo e Palácio Bonacolsi.

Cada construção possui uma história única rica em cultura e oferecem um vislumbre significativo, não apenas para a região, como também para o país. Os passeios realizados pelas ruas da cidade são uma experiência à parte.

Templo Volta

Os amantes da ciência não podem deixar de ir ao Templo Volta prestar homenagem ao gênio Alessandro Volta. Além disso, durante a visita à cidade de Como, é quase obrigatório subir no funicular, responsável por ligar a cidade ao Monte Brunate.

Quais cidades fazem parte da Lombardia?

Milão, a cidade da moda e arredores, é uma das cidades mais visitadas da Lombardia e é reconhecida como uma das cidades mais modernas da região. Cada cidade possui seu charme único e oferece uma ampla gama de variedades de restaurantes, espaços culturais, museus e edifícios arquitetônicos magníficos. As principais cidades presentes na região incluem:

  • Milão;
  • Brescia;
  • Monza;
  • Bérgamo;
  • Varese;
  • Como;
  • Sesto San Giovanni;
  • Busto Arsizio;
  • Cremona;
  • Legnano;
  • Rho;
  • Cinisello Balsamo;
  • Pavia;
  • Vigevano.

Da herança artística ao fascínio histórico, cada uma das cidades lombarda contribui para a rica cultura e história. Nesse sentido, quer seja atraído pela gastronomia, arquitetura, belas paisagens ou pela história local, é possível aproveitar uma experiência única em todos os aspectos.

Como surgiu a cidade de Lombardia? 

A região localizada no noroeste da Itália esteve sob domínio de potências francesas, espanholas e austríacas em diferentes momentos de sua história, porém, é considerada pertencente às terras italianas. Uma das famílias reais mais influentes da localidade, foi a família Visconti, bem como os duques Sforza de Milão.

Como surgiu a cidade de Lombardia 
Fonte/Reprodução: original

A ascensão da família Visconti coincidiu com a construção do Duomo di Milano, conhecida como a maior igreja da Itália. Muito além disso, a rica história lombarda possui uma ampla gama de legados e influências que moldaram a sua influência ao longo do tempo. De grandiosos tesouros arquitetônicos à incríveis paisagens na zona rural, essas terras oferecem múltiplas experiências, que reflete uma herança altamente magnífica.

Lombardia é uma região pertencente à Itália e tem como capital Milão, reconhecida mundialmente como a capital da moda. Com cerca de 10 milhões de habitantes, o local se destaca por edifícios históricos e riqueza cultural. 

E, se você tem o direito de se tornar um cidadão do país, pode morar por lá com sua sonhada cidadania italiana. Para isso, escolha a Dias & Dias e conquiste seu status de cidadão europeu!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
imprimir

Leia também

Translate