Existem muitas recorrentes quando se trata de “com cidadania italiana posso morar em quais países?” e há a possibilidade de viver na Espanha, Alemanha, Suécia e Eslováquia, alguns dos principais que permitem o livre acesso às pessoas com o visto e também aos residentes da Itália.
No entanto, queremos que você saiba sobre a importância de possuir a sua cidadania italiana para ter direito de acessar essas regiões quando quiser. Sem o visto, você vai precisar organizar outros documentos, como o passaporte e a autorização de viagem, conhecida por ETIAS, para ter a possibilidade de entrar no local.
O que é a cidadania italiana
A cidadania é o direito fornecido pela Itália à pessoa que cumpra com alguns requisitos para ter a chance de se naturalizar italiano. Como cidadã, ela tem os mesmos direitos que os moradores do país, além de possuir obrigações referentes às questões sociais.

Como tirar a cidadania italiana
Para tirar a cidadania, você precisa se encaixar no grupo de descendentes, por tempo de residência igual ou superior a 10 anos, ou estar em um matrimônio entre 1 ano e 6 meses (se tiver filho) a até 3 anos. Em todos os casos, é obrigatório fornecer a documentação com tradução juramentada e apostilada, como certidão de nascimento, de óbito e casamento.
Países da União Europeia onde é possível morar
Devido ao poder proporcionado pelo visto, há uma variedade de países que você pode estudar e trabalhar. Isso é possível também após ter entrado com o pedido de processo de naturalização com Dias & Dias, que vai te ajudar na realização do seu sonho com eficiência e agilidade. Deste modo, confira com cidadania italiana posso morar em quais países:
- Alemanha;
- Áustria;
- Bélgica;
- Chipre;
- Bulgária;
- Croácia;
- Dinamarca;
- Eslováquia;
- Eslovênia;
- Letônia;
- Lituânia;
- Portugal;
- Suécia;
- Irlanda;
- França;
- Grécia;
- Holanda;
- Espanha.
Composta por 27 países, a União Europeia, possibilita aos naturalizados o direito de residir em qualquer uma dessas regiões para encontrar um bom emprego e realizar uma graduação. O diferencial é em relação à melhor qualidade de vida, segurança, educação excelente, mercado de trabalho amplo e saúde pública eficiente.
O que é o Espaço Schengen?
O Espaço de Schengen é um acordo firmado entre países europeus que estabeleceram uma política que consiste na abertura de fronteiras para as pessoas circularem livremente. Confira, com cidadania italiana posso morar em quais países e se surpreenda com os principais:
- Alemanha;
- Áustria;
- Bélgica;
- Dinamarca;
- Espanha;
- Finlândia;
- França;
- Grécia;
- Hungria;
- Islândia;
- Itália;
- Letônia;
- Países Baixos;
- Suécia;
- Suíça;
- República Checa;
- Portugal;
- Noruega.
Este Espaço Schengen, se refere ao acordo feito em 1985 e a convenção de 1990, assinados especificamente em Schengen, Luxemburgo. Ressaltamos que a Irlanda não participa dessa união porque prefere incluir as suas próprias regras de vistos e Chipre pode aderir obrigatoriamente a essa medida no futuro.
Países fora da União Europeia com acordos especiais
Com a implementação de um novo sistema de entrada, países de fora da União Europeia possuem acordos especiais para que aqueles com segunda nacionalidade possam frequentar. Se a sua dúvida é “com cidadania italiana posso morar em quais países com condições especiais?”, anote os nomes dos principais:
- Reino Unido;
- Suíça;
- Brasil;
- Estônia;
- Hungria;
- Malta;
- Mônaco;
- Polônia;
- San Marino;
- Romênia;
- Vaticano.
O ETIAS é um sistema eletrônico que valida e autoriza a viagem de estrangeiros para países fora da UE, facilitando a ida dessas pessoas para onde precisarem. Enquanto o documento for válido, você pode viajar à Europa sempre que quiser, conhecer novas regiões e culturas diferentes.
Vantagens de morar em outros países com cidadania italiana
Além da vantagem relacionada com cidadania italiana posso morar em quais países, você ainda tem oportunidades especiais e que podem fazer diferença em sua rotina fora do Brasil. Isso porque a segunda nacionalidade vai te proporcionar os mesmos direitos que os moradores, independente de você viver apenas na Itália ou na França.
Facilidade de trabalho e estudo
De maneira facilitada, você encontra boas oportunidades de emprego, com salários melhores e que podem tornar a sua rotina mais equilibrada. Em conjunto dos trabalhos, você tem a chance de se matricular em universidades renomadas da Europa, se graduar nos melhores cursos e aprender com professores qualificados.
Os empregos na Itália são compostos por setores modernos e tradicionais, que oferecem benefícios como horário de almoço estendido para os trabalhadores descansarem. É fornecido também aos funcionários cartão de saúde para receberem tratamento gratuito ou com valor reduzido, bem como possibilidade de tirar férias remuneradas anualmente.
Acesso a serviços de saúde e educação
Tenha acesso aos melhores serviços de saúde que oferecem uma cobertura universal, o que inclui toda a população. Em relação à educação, você consegue ter acesso a instituições de ensino, colégios de alta qualidade e faculdades compostas por um corpo docente renomado.
Ao saber com cidadania italiana posso morar em quais países, caso você tenha filhos, é importante saber que a creche e educação infantil não são obrigatórios. Porém, o ensino fundamental e o médio são exigidos e todos os alunos devem estar matriculados e frequentando as aulas regularmente dos 6 aos 16 anos.
Qualidade de vida e cultura
Culturalmente falando, a Itália e outros países da Europa possuem riquezas históricas espalhadas por cada província e que ajudam a contar um pouco mais do passado. Ou seja, com cidadania italiana posso morar em quais países, você tem a praticidade de viver em um local especial, repleto de museus e construções que tornam a sua vivência inesquecível.
No caso da qualidade de vida, a Itália é um país que oferece um excelente sistema de saúde e segurança, além das oportunidades trabalhistas com bons salários. Estes são alguns dos aspectos que tornam a rotina mais agradável, principalmente por conta do equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, conforme explica o OECD.
O que preciso saber ao mudar para outros países
Mudar para outros países, embora pareça fácil, exige preparação em relação a aspectos como adaptatividade e diferenças regionais. Cada local possui as próprias regras e costumes, que são completamente distintos do que estamos acostumados no Brasil. Por isso, é necessário você se organizar antes de viajar para conhecer mais sobre a região de seu interesse.

Requisitos de residência e visto
Entender se com cidadania italiana posso morar em quais países, te ajuda a separar o visto e comprovante de renda que certifique a sua autossuficiência. Se você quiser morar em uma região fora da União Europeia e no Espaço de Schengen, recomendamos que você preencha o formulário ETIAS para ter a possibilidade de acessar livremente onde desejar.
Diferenças culturais e adaptação
A cultura da Itália e a de outras regiões próximas, como Portugal e Espanha, são completamente diferentes do que estamos acostumados, as leis são distintas e todos os moradores e turistas precisam seguí-las à risca. O comportamento dos europeus também se difere do que vemos no Brasil e, inicialmente, pode ocorrer um choque cultural até você se acostumar.
Saiba que uma das maneiras mais adequadas de se adaptar em outro país, é realizar pesquisas aprofundadas a respeito do local a fim de entender como as pessoas agem, quais são os deveres de todos e o que não pode ser feito. Não é ideal chegar na Espanha, por exemplo, sem ter conhecimento da cultura e dos costumes dos espanhóis, pois a adaptatividade pode ser mais desafiadora.
Em conjunto desse aspecto, outros fatores podem exigir mais paciência no começo da vivência na Europa. Pois, o fuso-horário e os climas também são diferentes, assim como a alimentação, transporte, saúde e segurança. Mas queremos que você saiba que viver em um país europeu é uma experiência única e que consideramos inesquecível.
Para ter a oportunidade de viver fora do Brasil, solicite a sua cidadania italiana com a Dias & Dias e receba todo o acompanhamento para iniciar o seu sonho. Atuamos com advogados italianos, especialistas e sérios, com anos de experiência na área e que podem te auxiliar a obter o seu visto para ter direito legal de viajar pela UE e Espaço Schengen!
Comentários