Itália Milão é uma das cidades mais famosas da Europa, conhecida por sua cultura histórica e vibrante, além da importância que possui no meio do ramo da moda e design. A cidade é um destino imperdível para turistas com alma exploradora.
Passeando pelas ruas, você se fascina com os edifícios históricos e a arquitetura moderna, rica herança italiana preservada ao longo dos anos. Milão abriga tesouros arquitetônicos, desde os palácios renascentistas até arranha-céus compostos de vidros.
Para os brasileiros que desejam se encontrar com suas raízes italianas, o escritório de advocacia Dias&Dias oferece serviços especializados para conseguir a cidadania italiana para que você possa desfrutar o melhor dessa cidade maravilhosa.
Como surgiu Milão?
Mediolanum, como denominada em latim, ou Milão, foi fundada pelos celtas em meados de 400 a.C. Pouco tempo depois, os romanos conquistaram as terras, em 222 a.C. Assim, tornou-se uma das principais cidades do Império Romano.
Durante a Idade Média, a Itália Milão foi um importante centro de influência e poder, sob o domínio da família Visconti. Tempos à frente, foi a família Sforza quem comandou as terras italianas.

Ao longo dos séculos, Milão sofreu inúmeras invasões e mudanças de poder, incluindo o domínio espanhol e austríaco; até que, no século XIX, tornou-se parte do Reino da Itália. Mesmo com as diversas mudanças, a cidade desempenhou um papel crucial fundamental, com a cultura, comércio e arte durante todos os períodos.
Todos esses períodos contribuíram para compor a marca registrada de Milão, com a rica tapeçaria e a atmosfera boêmia no norte da Itália e os marcos arquitetônicos reconhecidos até os dias atuais.
Por que visitar Milão?
Visitar Itália Milão é conhecer esse destino imperdível, que deixa qualquer viajante fascinado com as histórias, cultura, moda e culinária, que perduram desde a origem desta fascinante cidade.
Não deixe de conhecer a culinária local, pois em Itália Milão o ossobuco e o risotto “alla milanese”, que significa “à moda de Milão”, são os pratos típicos imperdíveis para os viajantes degustarem.
Além disso, a cidade do norte da Itália é repleta de atividades noturnas. Milão oferece bares e clubes animados para os amantes de um bom vinho, e apresentações de orquestras renomadas para os apaixonados por uma boa música.
Principais locais para visitar em Milão
Itália Milão é uma das cidades vibrantes que abriga o norte da Itália e oferece uma variedade de atrações que encantam turistas de todos os gostos, com seus icônicos marcos históricos e museus. Confira os principais locais para visitar quando estiver em Milão:
Galeria Vittorio Emanuele II
O país em que a moda nasceu não poderia deixar de contar com o primeiro e mais antigo shopping do mundo. Seu interior é composto pelas primeiras lojas de luxo originárias no país, tetos de vidro e uma deslumbrante arquitetura neoclássica.
Catedral de Milão
A catedral, ou Duomo di Milano, é uma das maiores igrejas góticas preservadas do mundo. Sua fachada é composta por inúmeras estátuas, e se torna uma obra-prima de arquitetura, além de oferecer uma vista panorâmica para a cidade em seu telhado.
Teatro all Scala
O Teatro all Scala é um dos teatros de ópera mais prestigiados de todo o mundo. Sua inauguração aconteceu em 1778 e foi palco de milhares de óperas e balés, com espectadores da alta sociedade antiga, como reis e rainhas.
O teatro possui uma acústica limpa, que agrega com sua decoração majestosa, com lustres de cristal e detalhes em dourado por todo o seu interior. Puccini, Rossini e Verdi foram compositores renomados que se apresentaram no palco em conjunto com seus bailarinos.
Além das apresentações de ópera e balé, o teatro é aberto para visitação, na qual os visitantes podem conferir os detalhes fascinantes. Há também a parte do museu, que oferece aos turistas a oportunidade de conhecer os figurinos, instrumentos musicais e até documentos históricos de perto.
Casa degli Atellani
Um dos edifícios históricos localizado em Milão é a Casa degli Atellani, que oferece uma admirável multifacetada dos “jardins de Leonardo” da Vinci, como denominou Ludovico il Moro, pelo seu trabalho no jardim.
Castelo Sforzesco
Esta fortaleza histórica do século XIV abriga museus com coleções de arte originais dos herdeiros de D. João IV, irmão do rei de Portugal, que passou seus últimos anos pelo Castelo Sforzesco e o deixou para seus sobrinhos.
Logo depois o lugar se tornou um quartel militar e atualmente é sede de instituições culturais e diversos museus. Na Sala delle Asse, Leonardo da Vinci pintou na parede, utilizando gesso enquanto passeava por Milão em 1498.
Pinacoteca de Brera
Esta pinacoteca é uma das galerias de arte da Itália que abriga uma vasta coleção de obras-primas da arte europeia. A galeria está situada no Palazzo Brera, um edifício histórico que abriga atualmente a Academia de Belas Artes.
San Carlo al Corso
Esta igreja localizada no coração de Itália Milão é um exemplo magnífico da arquitetura neoclássica. Dedicada a São Carlos Borromeu, a igreja foi construída entre 1839 e 1847, e possui belos afrescos e estátuas que reúnem visitantes durante todo o ano.
I Navigli
Uma das áreas mais charmosas e pitorescas de Milão fica localizada entre os canais históricos, projetados para facilitar o transporte de mercadorias sobre os lagos e rios que circulam a cidade.
Atualmente I Navigli é um destino popular entre os turistas que gostam de se deliciar entre os bares e restaurantes estabelecidos no lugar. Quando o sol se põe, a região ganha vida em sua forma noturna e os visitantes desfrutam de refeições e bebidas à beira do canal.
A Última Ceia
Viajar até Milão e não conferir com seus próprios olhos essa emblemática pintura de Leonardo da Vinci é fazer uma viagem perdida. A obra se encontra no Convento de Santa Maria delle Grazie e é um dos maiores tesouros artísticos do mundo, uma visita indescritível para qualquer amante da arte.
Milão mistura arte, modernidade e história em todas as experiências dentro e fora de museus, permitindo que os turistas e recém-cidadãos italianos fiquem encantados com a essência cosmopolita do norte italiano.
O que fazer em Milão?
Além de visitar os principais pontos turísticos, Itália Milão esconde diversos lugares para perambular enquanto desfruta a cidade, ao explorar os bairros charmosos, como Brera e Navigli, parando em um café e apreciando um delicioso cappuccino. Não esqueça de tomar uma grappa, uma bebida italiana que ajuda na digestão depois de um delicioso café.

Para os amantes de bebidas, aproveite os deliciosos vinhos das regiões próximas, como Lombardia, e se delicie com os produtos das vinícolas regionais. Quando estiver a fim de algo mais forte, procure um Aperol Spritz, disponível em qualquer bar e conhecido como “Terrazza Aperol”.
Mas não deixe de passear ou fazer um delicioso piquenique pelos parques, como o Parco Sempione, localizado ao lado do Castelo Sforzesco; ou no Parco delle Cave, localizado próximo a hotéis, perfeito para visualizar o pôr do sol.
Por que Milão é tão conhecida?
Itália Milão é amplamente reconhecida por ser o berço da moda e por designs arquitetônicos que compõem a cidade até os dias atuais. A cidade é sede das maiores e mais prestigiadas marcas de moda do mundo, como Prada, Gucci e Versace.
Além disso, sua rica história perpetua curiosidades que encantam todos os turistas com as belezas renascentistas. As obras de Leonardo da Vinci reforçam tal reputação no país, inclusive com a casa onde morou, com portas abertas para visitas.
Milão continua sendo o centro financeiro do país, e abriga a Bolsa de Valores de Milão, um polo de negócios sobre a precificação de commodities dentro da enorme Europa. Além disso, a cidade atrai investidores e empresas de todo o mundo, devido à sua infraestrutura robusta e seu papel vital na economia global.
A cidade oferece uma mistura única de moda, cultura e história representados em cada canto. Planeje viajar para conhecer a história local e de seus antecedentes com a Dias&Dias, que realiza o seu sonho de se tornar um cidadão italiano e de usufruir de todos os benefícios.
Comentários