relacionamento@diasediasadvogados.com

Imigração italiana motivos e como aconteceu!

Imigração italiana: motivos e como aconteceu!

O Brasil foi um dos países que mais recebeu o fluxo de imigração italiana, principalmente de 1870 a 1970. Ao todo, chegaram ao país cerca de 1,5 milhões de imigrantes italianos, perdendo somente para os Estados Unidos (5,6 milhões), França (4,5 milhões), Suíça (3,0 milhões) e Argentina (2,4 milhões).

Mesmo não sendo o país que mais recebeu imigrantes italianos, eles se destacaram no Brasil e criaram suas próprias comunidades. Hoje, cerca de 15% dos brasileiros são considerados ítalo-descendentes. Muitos desses descendentes ainda carregam costumes tradicionais italianos, principalmente quando falamos da culinária. A seguir, conheça mais sobre a Imigração Italiana e como ela ocorreu no Brasil.

O que foi a imigração italiana?

A Imigração Italiana foi um movimento migratório onde nascidos na Itália optaram por abandonar o seu país e iniciar uma nova vida nas Américas. Esse movimento teve seu ápice entre os anos de 1880 a 1920. Durante essa época, milhões de italianos embarcaram com destino aos Estados Unidos, Brasil, Argentina e também ao Canadá.

Esse movimento foi tão intenso que atualmente se sabe que cerca de 80 milhões de descendentes italianos vivem fora de sua terra natal. No Brasil, dados extraídos pela Embaixada Italiana no Brasil mostram que existem aproximadamente 25 milhões de brasileiros que descendem de imigrantes italianos. Esse grande número faz com que o Brasil seja o país que possui mais descendentes italianos.

O que foi a imigração italiana
Fonte/Reprodução: original

No censo realizado em 1940 focado na ancestralidade, mais de 100 mil brasileiros disseram ser filhos de pai nascido na Itália, enquanto outros mais de 100 mil disseram que a mãe era nascida na Itália. Com isso, somente durante o ano de 1940, ao menos 285 mil cidadãos eram italianos.e cerca de 40 mil naturalizados brasileiros. Esses números provam que 3,8% da população era de italianos e filhos de italianos.

Hoje, pode-se afirmar que a população de ítalo-brasileiros é a maior fora da Itália. Muitos ainda carregam os costumes de seus antepassados italianos, principalmente na questão da culinária. A maioria desses ítalo-brasileiros se concentram no sudeste e sul do país, alguns deles ainda dominam dialetos do idioma italiano, porém os mais jovens falam somente o português.

Quais os motivos da imigração?

A imigração italiana no Brasil ocorreu porque o país era visto como uma terra jovem e com muitas oportunidades. A maioria dos italianos que vieram ao país eram de origem humilde e de regiões rurais e muitos estavam procurando formas de fugir da crise econômica. Na época que se iniciou a imigração, a Itália passava por uma crise de emprego que se deu por conta da industrialização. Esse fato somado ao crescimento populacional e o não crescimento econômico do país provocou o grande fluxo de imigração para as Américas, em países como Estados Unidos, Argentina e o Brasil.

Outro fator que colaborou para que o Brasil recebesse um grande fluxo durante a Imigração Italiana foi a Abolição da Escravatura, que ocorreu em 1888. Nessa época, o país precisava de mão de obra e optou por trabalhadores italianos, excluindo os ex-escravos de todo o mercado de trabalho. Durante essa época, o próprio governo brasileiro iniciou campanhas dentro da Itália para que novos imigrantes procurassem pelo país para trabalhos em lavouras.

Como aconteceu a imigração italiana no Brasil?

A Imigração Italiana em solo brasileiro começou durante o ano de 1870. Nessa época, o estímulo realizado pelo governo brasileiro foi crucial para receber o número de imigrantes da Itália. Isso ocorreu porque o país queria substituir o trabalho escravo por uma mão de obra barata, que era o caso desses imigrantes.

Ao chegarem no Brasil, os italianos começaram a construir as suas próprias colônias, que se localizavam principalmente no Sul e Sudeste do país. Conforme os dados, o estado de São Paulo é considerado aquele que mais recebeu imigrantes da Itália por conta das grandes oportunidades de emprego nas lavouras de café e algumas indústrias localizadas na capital do estado.

Essas colônias foram fundadas em grande maioria em áreas rurais, como a de Bento Gonçalves e da Serra Gaúcha. Ao que se sabe, os italianos que se concentraram nessas áreas eram em grande maioria nascidos na região do Vêneto, que pertence ao norte da Itália.

A Imigração Italiana teve seu ápice durante o ano de 1900, final do século XIX. Durante essa época, a imprensa italiana começou a divulgar informações sobre condições precárias de vida dos emigrantes que estavam no Brasil. Muitos não podiam abandonar as fazendas onde trabalhavam por conta de dívidas dos custos da viagem para cá.

Por isso, após 2 anos, em 1902, o governo italiano criou regras severas contra a imigração subsidiada ao Brasil, o que causou impacto direto no fluxo de imigrantes. A partir desse ano, o número de italianos vindo ao Brasil diminuiu, pois precisavam ter dinheiro para arcar com a passagem.

Onde se estabeleceram os imigrantes italianos?

Os primeiros imigrantes vindos da Itália chegaram em grande número na região Sul do país. Nesse lugar eles instalaram suas colônias, principalmente nas áreas rurais. Nessas regiões, os italianos ficaram responsáveis pelo cultivo de uva e fabricação de vinho nacional. Até hoje, essas áreas utilizadas por imigrantes italianos são famosas pela produção de vinhos de alta qualidade.

Além do Sul, a região Sudeste também foi muito aproveitada por imigrantes italianos e, como dito anteriormente, isso se deve às fazendas de café do estado, que precisavam de mão-de-obra para o cultivo do grão. Atualmente, o estado de São Paulo é conhecido por ser aquele que contém mais descendentes italianos em comparação aos outros estados do Brasil.

Com o passar dos anos, os italianos que se concentraram no estado de São Paulo e também no Rio Grande do Sul foram se espalhando pelo país, criando colônias no Paraná, Minas Gerais e também no Espírito Santo.

O que os italianos trouxeram para o Brasil?

A imigração italiana foi responsável por uma imensa bagagem para o país. Com eles, vieram também tradições culturais que hoje fazem parte de toda cultura brasileira e até mesmo palavras que fazem parte do vocabulário português. Um grande exemplo é o nosso ‘’Tchau’’, que se deriva da palavra ‘’Ciao’’ em italiano.

Também trouxeram novas técnicas agrícolas, jamais antes vistas no país e que foram aplicadas com sucesso em lavouras. Isso sem falar na culinária italiana, que talvez seja a maior de todas as influências. Pizzas, macarronada, nhoque, molhos e outros pratos incorporados na cozinha brasileira são originais da Itália.

Curiosidades históricas sobre a imigração

Toda a história da imigração italiana é considerada extensa e por isso está repleta de curiosidades. A influência dessa imigração foi tão forte para o país que todo dia 21 de fevereiro comemora-se o Dia Oficial do Imigrante Italiano, data que é considerada motivo de orgulho pelos seus descendentes no país. Alguns dos sobrenomes mais utilizados no Brasil vieram diretamente da Itália, entre eles podemos citar: Colombo, Conti, Ferrari, Romano, Rizzo, Ricci e Lombardi.

Outra curiosidade sobre o assunto é o fato de que muitos italianos saíram de seu país dispostos a construir empresas no Brasil. Essas pessoas venderam tudo que tinham na Itália para iniciar uma nova vida em um país novo. Nessa época, eles optaram pela criação de comércios, áreas agrícolas e também empresas de prestação de serviços.

Curiosidades históricas sobre a imigração
Fonte/Reprodução: original

Muitas dessas empresas criadas por italianos fizeram grandes riquezas e também geraram empregos no país. Um exemplo de um negócio de sucesso foi o de Francesco Matarazzo que fundou as famosas Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo.

Informações mais detalhadas sobre a Imigração Italiana no Brasil podem ser encontradas no Museu da Imigração, situado em São Paulo. Esse local é responsável por ministrar cursos e exposições sobre a contribuição da imigração no país.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
imprimir

Leia também

Translate