relacionamento@diasediasadvogados.com

História de Roma confira porque a cidade é tão importante!

História de Roma: confira porque a cidade é tão importante!

A história de Roma é tão relevante que recebe destaque na história da própria humanidade. A influência e o legado que esta cidade deixou para o mundo ocidental é inestimável e muitos aspectos culturais que conservamos hoje em dia tem origem no passado de Roma.

Atualmente, essa cidade ainda é um dos grandes centros turísticos do mundo e atrai inúmeros visitantes todos os anos. Suas vielas, ruas, muros, monumentos e casas revelam muito sobre a trajetória humana e também nos ajuda a entender quem somos hoje e, por isso, conhecer a história de Roma é tão importante.

Por que Roma é tão importante historicamente para a Itália?

Hoje, Roma é a capital italiana, seu centro político. Mas não é de hoje que ela é importante para o país. No passado, a cidade foi o centro político, cultural, econômico e religioso não só da Itália, mas também do mundo ocidental.

No caso da Itália, especificamente, a história de Roma nos mostra que foi lá que a base do povo italiano surgiu, apesar do país em si só ter sido unificado séculos depois. Mas foi ali, aos arredores da cidade romana, que povos de diferentes etnias chegaram e se concentraram, dando origem ao povo romano e, bem mais tarde, aos italianos.

Por que Roma é tão importante historicamente para a Itália
Fonte/Reprodução: original

Não é só isso, Roma também é importante para a Itália devido ao seu passado glorioso. Por ter sido um importante centro do mundo na Antiguidade, Roma contribuiu significativamente para o desenvolvimento da região. A península itálica cresceu bastante graças à forte atividade econômica na região e ao investimento em infraestrutura.

Por fim, vale dizer também que muito do que a Itália é hoje, principalmente em termos culturais, se deve a história de Roma, uma vez que a cidade foi tão efervescente em vários aspectos. Muitos resquícios dessa época, inclusive, ainda podem ser vistos pelas ruas da capital italiana. Eles são, na verdade, marcas indeléveis da grandiosidade da cidade.

Como surgiu Roma?

A história de Roma tem início oficialmente no ano de 753 a.C., data em que, teoricamente, foi fundada por Rômulo. Aqui, existem algumas lendas em torno do acontecimento. A mais famosa de todas diz que Rômulo e seu irmão, Remo, eram descendentes de guerreiros que sobreviveram à Guerra da Troia.

Após serem largados em um rio para morrerem, os gêmeos foram resgatados e alimentados por uma loba. Quando crescidos, os dois conseguiram se vingar de quem tentou matá-los e Rômulo fundou Roma no mesmo período. Claro, essa história tem muito de mitologia, mas o fato é que, nesse contexto específico, Rômulo é considerado o fundador da cidade.

Já do ponto de vista mais científico, faz muito mais sentido que Roma tenha sido criada por grupos humanos que se estabeleceram na região por volta do século VIII a.C. Os pesquisadores da história de Roma dizem que diferentes grupos étnicos uniram-se, de forma orgânica, na faixa mais central da península itálica e que essa organização desencadeou o surgimento da cidade.

Esses grupos humanos eram principalmente os etruscos e alguns povos itálicos. Estes últimos, muito provavelmente, migraram de áreas ao leste e se estabeleceram em diferentes regiões, sobretudo no Lácio. Eles eram formados por Latinos, Sabinos, Úmbrios, Samnitas, Oscos, entre outras etnias. Com o passar do tempo, eles cresceram de tamanho e “absorveram” os povos etruscos.

Assim, os historiadores e arqueólogos acreditam que é mais provável que a história de Roma tenha se iniciado nesse momento de ascensão dos povos itálicos e, em algum momento, a cidade foi fundada. O ano de 753 a.C. foi estabelecido como um marco temporal apenas posteriormente, já na república romana, mas não se tem certeza se essa é a data verdadeira de seu surgimento.

Qual é a cultura dos romanos?

Um dos aspectos mais interessantes da história de Roma é sua riquíssima cultura. Vários pontos podem ser destacados aqui. No que se refere às artes plásticas, os romanos foram muito influenciados pelos gregos, na pintura, escultura e arquitetura. Eles pintavam e esculpiam muitas figuras humanas e também produziam mosaicos com representações mitológicas ou de personagens reais.

A língua latina, predominante em toda história de Roma, também merece destaque como um importante elemento de sua cultura. Apesar de existirem outros dialetos na época, apenas o latim era falado em praticamente todo o território romano, o que o fez ser um elemento importante. Além disso, ele deu origem a outros idiomas, como espanhol, francês, italiano e português.

A literatura é outro ponto interessante da cultura romana. Muitos autores se destacaram no passado de Roma, como Ovídio, Cícero e Virgílio, e muitos gêneros literários foram explorados na época. Poesia, textos cômicos, dramáticos, satíricos, líricos e didáticos são alguns exemplos interessantes.

Por fim, não se pode esquecer também da grande influência cultural romana no que diz respeito à política. Muitas características do mundo político atual tiveram origem ou foram inspiradas na história de Roma, principalmente na sua fase republicana.

Pontos turísticos de Roma e sua história

Como a história de Roma é tão rica em acontecimentos e em aspectos culturais, é normal que a cidade tenha muitos pontos turísticos. Roma é, hoje, uma das cidades com maior valor histórico do planeta. Praticamente tudo nela exala história e nos ajuda a entender boa parte da trajetória humana no mundo ocidental.

Pontos turísticos de Roma e sua história
Fonte/Reprodução: original

Dessa forma, separamos alguns dos lugares mais interessantes da cidade de Roma para serem visitados e apreciados e que certamente vão te encantar. Confira, abaixo, a lista com esses pontos turísticos indispensáveis:

Coliseu

Impossível não lembrar do Coliseu ao se falar de Roma. O monumento histórico foi o maior anfiteatro já construído e serviu de palco para lutas de gladiadores. No passado longínquo, era no Coliseu onde as pessoas iam para se entreter ao assistir homens lutando por suas vidas em batalhas reais. O monumento começou a ser erguido em 72 d.C., mas está de pé até hoje e segue aberto a visitações.

Monte Palatino

Ao lado do Coliseu, fica um dos lugares mais importantes para a história de Roma, o monte Palatino. Foi nesse local que alguns dos grupos itálicos, fundadores de Roma, começaram a edificar a cidade. Posteriormente, palácios imperiais também foram construídos lá. Hoje, ainda existem muitas construções e ruínas de pé. Vale a pena a visita.

Fórum Romano

Bem próximo ao Coliseu e ao Monte Palatino, também é possível visitar o Fórum Romano. No local, na Roma Antiga, aconteciam vários encontros políticos, debates e até eleições. Para os fãs do Direito e da história do Direito, essa visita é indispensável.

Panteão Romano

Mais um monumento relativamente próximo do Coliseu, o Panteão Romano é uma das construções mais bem conservadas da Antiga Roma. Ele também é muito relevante para a história de Roma, pois é dedicado aos deuses da mitologia romana antiga. O lugar é bastante visitado e sua beleza pode ser apreciada de dia ou à noite.

Vaticano

O Vaticano, com suas praças, igrejas e museus, também é um lugar de muita atratividade turística. Lá, estão algumas das construções religiosas mais importantes, tanto do ponto de vista religioso como também da perspectiva histórica. A ida ao Vaticano propriamente é gratuita. Alguns museus, no entanto, cobram pela entrada.

Curiosidades históricas de Roma

A história de Roma é riquíssima em vários aspectos, então é normal que existam curiosidades associadas a ela. Muitas delas permanecem registradas e chegaram até os dias atuais. Confira, abaixo, algumas das mais interessantes curiosidades históricas de Roma:

  • Gladiadores popstars: Apesar da condição de escravos (na maioria dos casos), alguns gladiadores eram bem famosos e reuniam verdadeiros fãs;
  • Estradas romanas: Existe uma expressão que diz “Todas as estradas levam a Roma”. Essa frase é verdadeira uma vez que as milhares de estradas construídas durante o Império partiam de Roma. A ideia, na época, era ligar a cidade a todas as partes do Império;
  • Fases Políticas: Embora a fase imperial seja a mais lembrada, Roma passou por três fases políticas: Monarquia (753 – 509 a.C.), República (509 – 27 a.C.) e Império (27 a.C. – 476 d.C.);
  • Cidade dos gatos: Desde a antiguidade romana, os felinos são bem-vindos na cidade. No passado, eles serviam como instrumentos para evitar a proliferação de ratos, mas, hoje, vivem livres pelas ruas da capital italiana, sendo inclusive protegidos por lei;
  • Padroeiros de Roma: Roma tem dois padroeiros, sendo eles São Pedro e São Paulo. De acordo com informações históricas, ambos pregaram o evangelho cristão na Antiga Roma, mas foram cruelmente assassinados, o primeiro, crucificado, e o segundo, decapitado;
  • A cidade das 7 colinas: Roma foi fundada graças à junção de povos que viviam em pequenas colinas próximas, entre elas, o já citado Monte Palatino. Por esse exato motivo, ela também é conhecida como “a cidade das 7 colinas”.

Essas são algumas das principais curiosidades históricas que fazem parte da trajetória de Roma. Não é surpreendente que uma cidade tão importante assim tenha tantas histórias e tantos lugares turísticos interessantes. Mas, para ficar ainda mais por dentro da história de Roma, nada melhor do que conhecê-la de perto, seja como turista ou como cidadão italiano. 

Se você deseja visitar Roma e possui o direito à cidadania italiana, o escritório Dias&Dias Cidadania Italiana pode te ajudar a realizar seu sonho. Somos especialistas em oferecer soluções jurídicas para quem deseja obter a cidadania italiana por via judicial. Acesse o nosso site e conheça de perto nossos serviços. Quem sabe, assim, você pode viver a história de Roma um pouco mais de perto.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
imprimir

Leia também

Translate