A expectativa de vida na Itália é um dos fatores que mais chamam a atenção sobre o país. A sua média é superior à de toda a Europa, o que mostra como o país tem uma excelente estrutura e oferece boa qualidade de vida para seus cidadãos. Esses valores expressam como é bom viver na Itália e como o país proporciona uma vida longeva.
Entretanto, há ainda outra taxa que chama atenção: a baixa natalidade. Se, por um lado, este é um tópico sensível para os italianos, por outro favorece aqueles que buscam se mudar até a Itália e passar a contribuir para a demografia do país. Este é um cenário particularmente positivo para quem tem direito à cidadania italiana.
O que é expectativa de vida?
A expectativa de vida é um modo de calcular e saber o quanto pessoas de determinada localidade, geralmente um país, vivem no geral. É uma média retirada de um cálculo que leva em conta diversas informações, especialmente os dados de morte das pessoas daquela região, ou recorte geográfico utilizado para este cálculo.

Há diversos fatores que impactam e influenciam diretamente essa média, como a qualidade de vida, saúde, trabalho, violência e até mesmo fatores abstratos e individuais, como estresse ou felicidade. Um país com boa expectativa de vida, como é a da Itália, tem pontos positivos e bons índices em todos esses campos.
Como é calculada?
O cálculo da expectativa de vida é extremamente complexo, e depende de conhecer e acompanhar uma série de dados e fatores importantes. É preciso que o indivíduo ou equipe que deseja calcular a expectativa tenha um conhecimento profundo e qualificado, que leve em consideração vários fatores, como:
- Mortalidade;
- Violência;
- Saneamento da região;
- Acesso à saúde da população;
- Educação.
Outros fatores também podem vir a somar nesta lista, a depender da região onde a expectativa de vida é calculada. Novamente convém lembrar que a expectativa de vida na Itália, que é alta, reflete como são bons os resultados do país em diversos desses fatores, e como seus dados mostram como é excelente viver lá.
Expectativa de vida na Itália: dados e estatísticas
A expectativa de vida na Itália é de 83 anos, em média, sendo 81 anos para os homens e 86 anos para as mulheres. Esta é uma expectativa de vida alta, e mostra como o país é um bom lugar para se viver e ter uma vida feliz, longeva e até mesmo próspera. Veja mais dados sobre a expectativa de vida na Itália e Europa.
Expectativa de vida na Europa | ||||
Itália | Espanha | Suécia | Luxemburgo | Finlândia |
83 anos | 82 anos | 82 anos | 81 anos | 81 anos |
Como vemos, a Itália se sobressai em relação a muitos outros países da Europa, que também apresentam excelentes índices de expectativa de vida e até mesmo qualidade de vida, o que comprova como o país é de fato um ótimo destino para se visitar e até mesmo morar.
O que influencia na expectativa de vida na Itália
Há vários fatores que influenciam na expectativa de vida na Itália, como o sistema de saúde, o IDH e até mesmo a educação. Todos esses elementos aumentam a expectativa de vida conforme apresentam bons níveis.
Sistema de saúde
O sistema de saúde é sempre levado em conta na hora de calcular a expectativa de vida e até outros elementos, como o IDH, que também se conecta com o cálculo da expectativa. Especificamente na Itália a saúde é um serviço público oferecido para todos os cidadãos italianos.
Este serviço é semelhante ao SUS brasileiro, no que tange ao alcance e gratuidade, e é chamado de Servizio Sanitario Nazionale – SSN. O serviço é acessível e oferecido para todos os cidadãos, o que inclui todo o brasileiro que tem direito natural à cidadania italiana por meio do direito jus sanguinis.
Todo brasileiro com algum ascendente italiano pode se tornar um cidadão da Itália. Isso representa cerca de 15% de toda a população brasileira, um número altíssimo que pode incluir você e sua família. Para descobrir, entre em contato com o escritório Dias&Dias, especialista em cidadania italiana e com profissionais na Itália e no Brasil.
Aumento do padrão de vida
O cálculo de expectativa de vida na Itália também é feito em cima do padrão de vida dos cidadãos e do seu aumento gradual. Quanto maior a possibilidade de aumento da qualidade de vida dos cidadãos, maior é a expectativa de vida. A qualidade por si mesma também já leva em conta vários outros fatores importantes, como a já citada saúde pública.
Educação
Todo o sistema educacional, público e privado, também é considerado no cálculo da expectativa de vida na Itália. O país tem algumas das melhores faculdades de toda a Europa, e podemos mencionar algumas das mais incríveis, como a Universidade de Bolonha, a Universidade Politécnica de Milão e a Universidade Sapienza de Roma.
Diferenças regionais na expectativa de vida
Existem diferenças consideráveis entre o norte e o sul da Itália, o que pode afetar a qualidade de vida, sobretudo pós-pandemia. Mas existem outros elementos que também influenciam esta qualidade de vida, como economia, trabalho e outros fatores importantes.
Variações entre norte e sul
No norte, depois da pandemia, os homens tiveram a sua expectativa de vida diminuída em aproximadamente 4 anos de vida e meio. Já as mulheres tiveram um impacto menor, com uma diminuição de aproximadamente 3 anos.
Desafios na expectativa de vida na Itália
Mesmo sendo um país com alta expectativa de vida, e com um excelente IDH – 0,854 -, existem vários desafios que devem ser considerados e que impactam nessa qualidade de vida. O envelhecimento da população e doenças crônicas – que também vêm com este envelhecimento – são alguns dos principais desafios.
Envelhecimento da população
A alta expectativa de vida na Itália traz um ônus, que é o envelhecimento massivo da população. Atualmente na Itália há mais de 187 idosos com mais de 65 anos de idade para cada 100 jovens de 15 anos. É uma enorme desproporção que pode acarretar em crises econômicas, falta de mão-de-obra, crises previdenciárias e até mesmo na diminuição da expectativa de vida.
Doenças crônicas e saúde mental
Com o aumento do número de idosos na Itália acontece também o aumento de doenças e diversas condições que naturalmente afetam a terceira idade, como Alzheimer, Parkinson, reumatismo e demência. O número massivo de mortos na Itália durante a pandemia é um reflexo desse mesmo problema.
Por que morar na Itália?
De todo modo, a Itália é um país incrível e que traz várias oportunidades para quem deseja morar na Europa. Além do fácil acesso aos brasileiros, a Itália tem um excelente IDH, oportunidades de emprego e muito mais. Veja algumas das razões para viver na Itália e buscar a sua dupla cidadania.
- Excelentes oportunidades de trabalho;
- Passaporte mais acesso em certos países – como Estados Unidos;
- Possibilidade de viver em qualquer país da União Europeia;
- Conhecer monumentos históricos;
- Ver de perto obras de arte conhecidas mundialmente.
Essas são algumas das principais razões para viver na Itália, um país incrível e que pode aumentar a sua qualidade de vida. Aproveite o direito jus sanguinis e obtenha a sua cidadania italiana.
A importância de reconhecer a cidadania italiana
Embora qualquer brasileiro possa viajar até a Itália, a importância de reconhecer a cidadania italiana é que somente aqueles que a têm podem viver no país sem restrições. A única maneira de aproveitar a expectativa de vida na Itália é morando no país e participar dos direitos públicos – como a saúde – vivendo na Europa.

Procure o escritório Dias&Dias para podermos retirar a sua cidadania de maneira ágil e eficiente. Contamos com advogados que trabalham tanto na Itália como no Brasil, sempre empenhados em buscar a sua árvore genealógica e identificar o parente italiano. Encaixe-se na expectativa de vida na Itália por meio de nosso trabalho.
Comentários