relacionamento@diasediasadvogados.com

dupla cidadania italiana como tirar

Dupla cidadania italiana: como tirar e quais são os requisitos

Para a dupla cidadania italiana como tirar, você precisa identificar a qual grupo você pertence, como o de descendência, matrimônio ou tempo de residência. Ao saber o grupo no qual se encaixa, é preciso cumprir com requisitos como documentação completa e em ordem, além de possuir nível de proficiência intermediário em italiano.

Ressaltamos que para tirar a cidadania italiana é essencial se organizar em relação a onde você fará o pedido, pois a Embaixada, Consulado e a escolha pelo escritório de advocacia Dias&Dias atuam de formas diferentes. Garantimos que o nosso trabalho é um dos mais ágeis, e feito com seriedade para te ajudar a realizar este sonho.

O que é a dupla cidadania italiana?

A segunda cidadania italiana, ou dupla cidadania, é o reconhecimento de um requerente brasileiro como sendo também um italiano. Ou seja, essa pessoa tem acesso a todos os direitos dos moradores de ambos os países, assim como possui deveres a cumprir na sociedade, que inclui o voto nas eleições. 

O que é a dupla cidadania italiana?
Fonte/Reprodução: Original

Como conseguir a cidadania italiana?

Para conseguir a cidadania italiana é preciso ser descendente de um italiano, casar-se com um morador da Itália, cumprir com determinadas exigências ou viver no país ininterruptamente. Essas são maneiras de conquistar a dupla cidadania e ter o direito de morar no país para sempre, ou se aventurar em viagens em regiões europeias.

Quanto custa para tirar a cidadania italiana?

Os custos variam entre cada requerente, principalmente se a solicitação for feita diretamente com o Consulado. A partir disso, é necessário considerar custos de seguros, viagens, hospedagens e alimentação, o que pode atingir, aproximadamente, R$30.000,00.

Benefícios de ter cidadania italiana

A dupla cidadania italiana como tirar, quando é aceita pela justiça da Itália, proporciona benefícios que podem mudar positivamente a sua rotina. O passaporte italiano é um dos melhores, pois como cidadão europeu você tem a possibilidade de:

  • Ter acesso gratuitamente à saúde na Itália;
  • Viver em qualquer país da União Europeia;
  • Trabalhar legalmente em qualquer país da UE;
  • Estudar em qualquer país europeu;
  • Ter qualidade de vida;
  • Visitar o Canadá e Estados Unidos quando quiser;
  • Passar de geração em geração a cidadania italiana.

Com o visto em mãos, você pode embarcar para qualquer país da Europa que quiser, e permanecer no local para trabalhar ou estudar. Facilmente, você terá acesso a novas culturas, idiomas diferentes e aumentará a sua lista de contatos, além de conhecer a história de cada região e enriquecer a sua bagagem cultural.

Quem tem direito à dupla cidadania italiana?

Para a dupla cidadania italiana como tirar, é preciso saber se o seu perfil cumpre com as exigências da justiça da Itália. São solicitadas informações que validem o pedido, e que precisam ser seguidas de forma rigorosa, visando aumentar as chances de obtenção da segunda nacionalidade.

Descendentes de italianos

Os descendentes de italianos têm direito de solicitar a dupla cidadania devido ao jus sangüinis, e tudo o que deve ser feito é confirmar a consanguinidade por certidões de óbito, nascimento ou casamento. Independentemente de ser um parente mais distante de você, ainda é possível solicitar o seu visto, por conta da comprovação dessas informações. 

Cidadãos de países que reconhecem a dupla cidadania

Para saber sobre dupla cidadania italiana como tirar após se casar, é preciso ter tempo de matrimônio de 3 anos – se o casal tiver filhos, o período é abreviado para 1 ano e 6 meses. É normal ser exigido dos interessados, conhecimento em italiano e ficha criminal limpa para o processo ser iniciado.

Requisitos específicos por geração

O direito de sangue prevê aos descendentes dos ancestrais italianos a possibilidade de dupla cidadania italiana sem limitações. Entretanto, é de obrigação dessas pessoas terem a documentação que comprove as informações durante o requerimento com a justiça.

Devemos lembrar também que o ancestral naturalizado brasileiro antes de 1992, bem como os filhos, não possuem o direito de segunda nacionalidade, assim como os descendentes de italianas que se casaram com estrangeiros antes de 1 de janeiro de 1948, conforme informações do Consolato d’Italia Recife.

Como solicitar a dupla cidadania italiana?

Existem critérios de dupla cidadania italiana como tirar que precisam ser seguidos, para você conseguir solicitar o visto. Para isso, é necessário se organizar para fornecer os documentos obrigatórios, entrar em contato com o Consulado para fazer o pedido e aguardar o atendimento.

Documentação necessária

A documentação necessária para dupla cidadania italiana como tirar, precisa estar organizada – tanto no caso de quem é descendente, como de pessoas que vivem no país há muitos anos ou se casaram com um italiano. Entenda o que é obrigatório e anote todos os dados:

CasamentoDescendênciaTempo de residência
Estar casado há 3 anos, no mínimo;Se tiver filhos, o prazo reduz para 1 ano e 6 meses;Conhecimento intermediário de italiano. Recomendado ter certificado de proficiência nível B1;Não ter condenações ou processos legais em atividade.Registro de nascimento do antepassado;Certidão negativa de naturalização;Certidão de casamento;Certidão de óbito;Ficha de cadastro;Comprovante de residência (atual) e no seu nome;RG.Ter comprovantes de que a residência ocorre há mais de 10 anos;Possuir 5 anos de serviço para o Estado Italiano;Comprovar a renda referente aos 3 últimos anos;Não possuir antecedentes criminais;Ser fluente em italiano ou falar nível intermediário.

Para todos os casos, o indicado é manter a documentação organizada e com as respectivas cópias, pois se forem solicitadas, você consegue fornecê-las rapidamente. É essencial fazer o pedido de cidadania com todos os papéis em mãos, pois alguns tendem a ser mais difíceis de encontrar, como a certidão de óbito.

Possíveis desafios

Na dupla cidadania italiana como tirar, você pode enfrentar alguns desafios se optar pelo Consulado, pois vai lidar com tempo de espera, longas filas de atendimento e dificuldade de agendar entrevistas. A burocracia é muito maior, pois é você quem vai realizar cada etapa por conta própria, além de precisar viajar à Itália e conversar com a justiça local, para dar continuidade ao processo.

Os documentos podem levar muito tempo para serem reconhecidos e, se estiverem com problemas em legibilidade, por exemplo, será solicitado o reenvio das informações. Isso causa atraso, atrapalha a verificação e pode te fazer esperar mais do que o imaginado para conquistar o tão sonhado visto.

Onde solicitar a dupla cidadania italiana?

Você tem a possibilidade, atualmente, da dupla cidadania italiana como tirar, mas é preciso analisar quais das opções mais compensam e podem te auxiliar na realização dessa tão importante etapa. Antes de tomar uma decisão, faça comparativos entre as opções e escolha aquela que vai te ajudar e não gerar tantas burocracias.

Consulados e embaixadas italianas

Em consulados e embaixadas, você consegue pedir por sua dupla cidadania italiana, mas lembremos a respeito da demora devido à alta procura. Mesmo que você tente agendar no site, as vagas de atendimento já estão lotadas, e pode ser necessário aguardar a abertura de novas oportunidades para se inscrever.

Juntas de Serviço Civil na Itália

Na Comune, você precisa estar com todos os documentos organizados e fazer o pedido com as Juntas de Serviço Civil. A partir disso, é preciso aguardar a verificação da documentação, o que pode levar tempo de acordo com a quantidade de demandas da região.

Dicas para facilitar o processo

O processo de dupla cidadania italiana como tirar pode se tornar mais fácil e muito menos desafiador, mesmo que seja a sua primeira vivência com esse tipo de solicitação. Recomendamos que você mantenha os documentos organizados e siga estas dicas:

  • Apostilar os documentos;
  • Se necessário, solicitar a tradução juramentada;
  • Não deixar a procura dos documentos para última hora;
  • Se programar para solicitar a cidadania no Consulado;
  • Optar pela praticidade e requerer a nacionalidade com Dias&Dias.

Como sabemos, o Consulado tem uma alta demanda todos os meses, e as vagas para entrevistas estão lotadas para este final de 2024. Ou seja, você somente vai conseguir atendimento em janeiro ou março, além de ter dificuldades de selecionar o melhor horário para conversar com os especialistas – porque a disponibilidade, geralmente, é sempre pelas manhãs.

Dicas para facilitar o processo
Fonte/Reprodução: Original

A diferença de escolher Dias&Dias se dá por atuarmos com advogados italianos especialistas e com anos de experiência na área. Conosco, foram mais de 500 italianos reconhecidos em um tempo médio de 18 meses; e em todos os atendimentos proporcionamos transparência, segurança, agilidade e eficiência!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
imprimir

Leia também

Translate