A documentação cidadania italiana é o passo principal para conquistar a naturalização tão esperada, pois, com ela é possível comprovar que você tem ligação com o país, seja por descendência, matrimônio ou tempo de permanência. É desta maneira que você também consegue ter acesso aos principais países presentes na União Europeia, além de ter o direito de viajar para o Japão, Austrália, Canadá e Estados Unidos.
Uma dúvida comum entre os brasileiros é em qual lugar solicitar a cidadania: via Consulado ou Judicial, e quanto tempo leva para o certificado ser aprovado. Tenha atenção quanto ao Consulado, pois o prazo pode levar muito tempo e sequer apresentar o resultado positivo que você queria, seja pela falta de papéis ou porque você não cumpriu com um dos critérios estabelecidos.
Como saber se tenho direito a cidadania italiana?
A nacionalidade é obtida de 3 formas diferentes, que é através da descendência, tempo de permanência no país e casamento com um nativo. Em cada um dos casos, há a necessidade de separar documentação cidadania italiana e conversar diretamente com os especialistas em advocacia Dias&Dias.

Avalie as principais opções antes de separar os documentos, pois em cada caso as papeladas são completamente diferentes. Assim, se você tem descendentes na família, precisará de certificados ou atestados de negativação e uma pessoa que se casou com um italiano precisará cumprir com alguns requisitos para obter o visto.
Descendência italiana
Muitos italianos vieram ao Brasil durante os períodos de 1° e 2° Guerra Mundial, se casaram e tiveram filhos. Desse modo, você pode ter herdado o sobrenome de seus antepassados, como avós, bisavós ou tataravós e pode solicitar ao Dias&Dias que o processo de segunda nacionalidade seja feito.
Porém, para se certificar que você tem essa ligação consanguínea, é indispensável verificar as documentações de seus parentes mais distantes. Solicite a familiares o atestado de óbito ou certificado de nascimento para verificar o sobrenome e local em que seu avô ou bisavô nasceu. Assim, você tem conhecimento de sua ligação e pode fazer o pedido com a nossa equipe que te ajudará em todas as etapas.
Tempo de permanência em território italiano
Ao contrário dos descendentes, você precisará viver em território italiano por até 10 anos sem qualquer interrupção. Ou seja, não é indicado que você more em um país diferente, pois este fator pode prejudicar a sua solicitação e impedir que você consiga a documentação cidadania italiana para se naturalizar.
O diferencial, inclusive, deste processo é por haver critérios que precisam ser seguidos à risca, como o fato de possuir renda suficiente para se manter no país e não possuir antecedentes criminais. Se você estiver dentro das exigências, basta entrar em contato com Dias&Dias para auxiliá-lo a tirar a cidadania, pois o processo conosco é mais rápido de ser feito e muito mais seguro.
Casamento com um italiano
Passados 3 anos de casado com um italiano, você poderá pedir a sua cidadania diretamente no Brasil ou na Itália, para os residentes. Caso você tenha tido um filho nesse meio tempo, o período diminui para 1 ano em solo italiano e 1 ano e 6 meses para os que estão em território nacional.
Quando você cumpre com que é exigido pela Lei, organize a documentação cidadania italiana necessária. Pois, o Dias&Dias realizará as principais etapas judiciais para não haver necessidade de você procurar o Consulado e correr o risco de enfrentar dificuldades em atendimento.
Documentação cidadania italiana: por que é importante?
Com a documentação você consegue solicitar a cidadania italiana com mais agilidade, pois há confirmação de sua descendência ou laços matrimoniais. É também uma maneira de comprovar que você permaneceu por 10 anos na Itália sem se mudar para uma região diferente.
Além disso, a documentação cidadania italiana é apresentada aos órgãos responsáveis italianos que avaliarão as informações enviadas. Entretanto, caso você não esteja com os documentos, por exemplo, haverá mais dificuldades em adquirir o visto. Afinal, os papéis só poderão ser traduzidos e apostilados se estiverem completos, caso contrário, a solicitação não será atendida ou levará mais tempo que o desejado para acontecer.
Quais documentos são necessários?
Por descendência, você precisa ter certidão de casamento, de nascimento e de óbito, assim como certidão negativa de nacionalidade. Toda a documentação cidadania italiana precisa ser do seu antepassado até a geração atual que inclua os bisavós, avós, pais e você.
No reconhecimento por matrimônio é requerido certidão de nascimento, antecedentes criminais, comprovante de residência e certificado B1 de proficiência em italiano. Com estes documentos junto da certidão de casamento, você consegue pedir ao Dias&Dias que dê entrada com os trâmites da naturalização em menos tempo.
Se você for morador da Itália, precisa comprovar a renda, não possuir antecedentes criminais e ter o seu certificado B1. Todos os documentos precisam estar em ordem para passarem pela tradução juramentada, apostilamento e envio para o Tribunal italiano.
Como funciona o processo de tirar a cidadania?
O processo é separado em 3 módulos compostos pela genealogia, fase judicial e transcrição da sentença. Em cada uma das etapas, os advogados da Dias&Dias seguem acompanhando as decisões dos órgãos responsáveis, além de possibilitar que você também verifique com frequência o andamento do processo por nosso site.

Caso você prefira fazer através do Consulado Italiano no Brasil, pode levar um tempo maior para ser concluído. Pense que com a Dias&Dias você terá o documento em 16 meses ou menos e com vias públicas, apenas dentro de 12 anos. Além de haver todo o prazo de aguardo, pode acontecer de seus documentos serem recusados e você precisar fazer novamente o processo até que dê certo.
Módulo 1: genealogia
A Dias&Dias inicia com o primeiro módulo de genealogia que consiste em verificar os documentos e analisar se estão em ordem. Se estiverem dentro do padrão, faremos os apostilamentos e traduções garantindo o máximo de qualidade e organização das papeladas.
Módulo 2: fase judicial
Os nossos advogados se encarregam de protocolar o seu processo com o Tribunal responsável da Itália. Nesta etapa, você acompanhará o pedido em tempo real, além de poder também tirar dúvidas sobre as decisões judiciais e quanto pode demorar para a aprovação ser divulgada.
Módulo 3: transcrição da sentença
Na última fase, ao ser aprovado, a Dias&Dias fará o protocolo de expedição de sua certidão. Quando esta etapa estiver concluída, você receberá o certificado em um malote padrão para garantir que o documento fique protegido e que terceiros não abram durante o envio.
Como a Dias e Dias pode te auxiliar?
A Dias&Dias tem uma equipe completa de advogados que atuam em Nápoles e em São Paulo, como forma de agilizar o seu pedido. Como você sabe, trabalhamos com diferentes etapas para garantir segurança e adequação de informações para, assim, o nosso advogado fazer a solicitação no Tribunal italiano.
Em 16 meses você terá em mãos a sua certidão e terá direito de viajar para a Itália sempre que desejar. Para isto ser possível, haverá a necessidade de fornecer a documentação cidadania italiana requerida, mesmo que você seja casado ou esteja vivendo no país há muitos anos. O ideal é que as informações estejam em ordem e completas, pois conseguiremos fazer o pedido com mais rapidez junto ao setor judicial.
O pedido de naturalização não precisa ser um verdadeiro desafio ou levar mais tempo que o normal. Com a Dias&Dias, você deve apenas apresentar a documentação cidadania italiana para iniciarmos o processo e você receber o seu visto no conforto de casa!
Comentários