relacionamento@diasediasadvogados.com

Qual a diferença entre visto e passaporte Confira!

Qual a diferença entre visto e passaporte? Confira!

A principal diferença entre visto e passaporte consiste na sua função e emissão. O primeiro é uma espécie de autorização emitida no país no qual a pessoa deseja entrar, o segundo é emitido no território de residência do indivíduo, com validade internacional.

Ambos são cruciais para a realização de viagens internacionais, porém, cada um conta com um papel específico. Além disso, cada país tem suas regras para autorizar ou não a entrada e a permanência de turistas. 

Qual a diferença entre visto e passaporte?

A diferença entre visto e passaporte está na finalidade, o primeiro é emitido no país que se pretende visitar. O segundo, é feito no próprio território em que o indivíduo reside e serve para demonstrar a cidadania e a vontade da pessoa em viajar para o exterior.

O visto é uma autorização concedida por cada país, com suas regras específicas, que serve para autorizar um cidadão estrangeiro a ficar ali por um determinado período de tempo. Cada nação escolhe os seus critérios para que um indivíduo obtenha esse tipo de permissão.

Qual a diferença entre visto e passaporte
Fonte/Reprodução: original

Já o passaporte é emitido no país de residência e nacionalidade do cidadão, serve como uma identidade e é necessário para qualquer pessoa que deseja realizar viagens estrangeiras. Esse documento vem primeiro que o visto. 

Um outro ponto importante é que, além da finalidade, o passaporte é obrigatório para quem vai fazer viagens internacionais. Já o visto, na Itália, por exemplo, não é obrigatório para cidadãos brasileiros que vão permanecer no país por um período de até noventa dias. 

Em outras palavras, se você quer viajar apenas para conhecer a Itália, não é exigido a autorização para entrar no país, mas, se a intenção é permanecer por mais tempo, passado os noventa dias, é preciso ter essa permissão. De forma sucinta, a diferença entre visto e passaporte está listada a seguir: 

  • O passaporte deve ser obtido primeiro. Ele serve para comprovar nacionalidade e identidade;
  • Passaporte é emitido no país em que a pessoa nasceu ou possui cidadania;
  • Passaporte permite trabalhar e residir no país, pois implica que aquela pessoa é cidadã do país;
  • Visto é emitido no país no qual a pessoa quer entrar, seja para turismo, trabalho ou estudo;
  • O visto é registrado no passaporte;
  • O visto não é obrigatório em algumas situações, tais critérios variam de acordo com cada país;
  • Brasileiros desde 2023 não precisam de visto para entrar na Itália, porém, só podem permanecer no país por 90 dias; 
  • Na Itália, os tipos de vistos são turismo, estudo/formação, trabalho, adoção, tratamento de saúde, visitas com motivos familiares, entre outras situações.

Portanto, você que reside no Brasil e deseja viajar para o exterior, seja para Itália ou outro país, o primeiro passo é tirar o passaporte. A questão do visto depende do destino. Para a Itália, o procedimento é feito nos consulados.

Como conseguir um visto italiano? 

Ao entender a diferença entre visto e passaporte, fica mais fácil compreender qual é o processo para conseguir autorização para entrar na Itália. Primeiro, é preciso fazer uma solicitação e, para isso, deve-se preencher um formulário no site do Ministério das Relações Exteriores da Itália

Após esse processo, você deve agendar um horário para apresentar a documentação necessária em um dos consulados italianos no Brasil. O prazo para análise pode chegar a até 15 dias úteis. Se aprovado, o visto será registrado no passaporte. 

No Brasil os consulados italianos ficam em Belo Horizonte, Brasília, Recife, São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba. A documentação necessária é: passaporte válido por pelo menos 6 meses, foto 3×4 atualizada, formulário de solicitação e comprovante de pagamento de taxa de visto, seguro viagem, informar quais serão os meios de hospedagem no país, comprovar renda para cobrir despesas.

Outros documentos podem ser solicitados conforme o tipo de visto, carta de aceite de faculdade, por exemplo, ou documento que comprove convite para trabalhar em empresa da Itália. O valor varia conforme a modalidade escolhida, se é trabalho, estudo, entre outras situações.

Tem direito a residência no país, sem necessidade de visto, o indivíduo com nacionalidade ou cidadania italiana, esse processo pode ser realizado por um escritório especializado, como a Dias & Dias Advogados, que conta vários com casos de sucessos. Este é um processo que pode durar meses ou anos, por isso, é crucial contar com quem entende do assunto.

Como conseguir um passaporte italiano?

Para tirar o passaporte italiano é preciso ter nacionalidade ou cidadania e já residir no país, para tal, o cidadão deve comparecer em um departamento de polícia e fazer a solicitação. O prazo para concluir esse processo pode variar e durar até trinta dias.

Vale lembrar que a diferença entre visto e passaporte é exatamente essa, o segundo é emitido no país de residência da pessoa, e serve também como um documento de identidade, para mostrar qual a nacionalidade do indivíduo. 

A nacionalidade se refere à pessoa nascida no país e a cidadania é obtida por meio de descendência ou, em alguns casos, por meio de matrimônio. A pessoa pode ter duas nacionalidades: a de nascimento e por meio de descendentes. 

Benefícios do Visto e passaporte italiano

O passaporte italiano permite que a pessoa entre em outros países europeus sem precisar do visto. Além disso, pessoas com cidadania italiana podem obter de forma mais fácil autorização para entrar em nações como os Estados Unidos e o Canadá, por exemplo.

Benefícios do Visto e passaporte italiano
Fonte/Reprodução: original

A diferença entre visto e passaporte na Itália é a mesma definida no Brasil, o primeiro é um documento de identificação exclusiva para quem tem a cidadania italiana, o portador deste documento pode residir e trabalhar em qualquer lugar da Europa. O visto italiano é a autorização para permanecer de forma definitiva no país. Os principais benefícios são:

  • Acesso à educação e serviços de saúde no país;
  • A pessoa com o passaporte italiano pode trabalhar e viver nos países europeus;
  • O cidadão recebe o direito de exercer voto nas eleições;
  • O indivíduo com cidadania italiana pode prestar concursos no país. 

Ainda, sobre a diferença entre visto e passaporte, para obter o primeiro, não é obrigatório ter cidadania italiana, mas para o segundo é requisito ser cidadão do país para ter o direito de portar esse tipo de documento. 

A Itália é um país rico em cultura, com oportunidades de trabalho. Além disso, conta com lindas paisagens e vários pontos turísticos, como grandes museus, por exemplo. São vários motivos para justificar a residência nesse país, que é um dos mais prósperos da Europa. 

Como a Dias & Dias pode te ajudar com passaporte e visto italiano?

A Dias & Dias Advocacia pode te ajudar a obter o passaporte e o visto italiano por meio do direito imigratório, ao abrir e acompanhar o processo de reconhecimento de cidadania por via materna ou paterna. Além disso, o escritório conta com uma equipe especializada para te ajudar a preparar os documentos necessários e identificar os requisitos que você precisa para ter cidadania italiana. 

O processo de obter a cidadania italiana pode ser por questões genealógicas ou matrimoniais. É uma questão demorada e que pode ser um pouco complexa, por isso, é fundamental contar com um profissional que já esteja familiarizado com todos os procedimentos, e assim facilitar todas as etapas. 

Para saber mais sobre a diferença entre visto e passaporte e receber ajuda para ter a cidadania italiana, conte com a Dias & Dias Advogados, uma empresa referência, com grandes casos de sucessos no mercado. 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
imprimir

Leia também

Translate