A culinária italiana é uma das mais famosas do mundo, bem amadas. Normalmente, quando falamos nela, lembramos logo das massas e pizzas, porém ela engloba muito mais que isso.
Esta culinária também é rica em excelentes entradas e até mesmo sobremesas, capazes de transformar qualquer viagem em algo inesquecível para o paladar. Por esse motivo, a Itália está no roteiro de toda pessoa apaixonada por culinária.
Além de se deliciar com excelentes pratos, esse tour gastronômico também possibilita conhecer um pouco mais da história e cultura italiana, através do estímulo do paladar e demais sentidos provocado pela degustação. Então, conheça, a seguir, quais as características da culinária italiana e seus principais pratos.
Quais são as características da culinária italiana?
Por conta da grande influência do mediterrâneo na culinária italiana, os seus principais pratos são desenvolvidos com a presença do azeite de oliva, hortaliças, frutas secas, legumes, cereais e oleaginosas. Inclusive, estes ingredientes foram amplamente difundidos no Brasil pelos imigrantes italianos.
Além disso, grande parte dos pratos são feitos com base de massa, um dos maiores fortes da culinária da Itália. Neste país, há ao menos 450 tipos de massa, todos divididos em categorias, como massas curtas, massas longas, entre outras.

Também é possível dividi-las entre massas “liscia pasta”, consideradas lisas, e em “regate penne”, sendo as massas caracterizadas por seus vincos, feitos para proporcionar uma maior absorção de molho.
A culinária italiana também oferece uma série de pratos que levam frutos-do-mar em sua preparação. Isso se dá ao fato do país estar localizado em uma região estratégica e litorânea.
A Itália é amplamente conhecida por seus pratos fartos e comida saborosa. Lá, as refeições se iniciam com um prato de antepasto. Depois, é servido uma massa com uma boa porção de proteína, sempre com muito sabor e tempero.
História da culinária italiana
Assim como as diversas culinárias que existem por todo o mundo, a culinária italiana também sofreu diversas influências de outros países para se estabelecer como uma das cozinhas mais ricas de todo o mundo.
Uma das etnias que mais marcaram essa culinária foi a árabe. Durante o século IX, especialmente em lugares da Sicília, esses povos ajudaram com a inclusão de arroz, canela, açafrão e berinjela — ingredientes muito comuns nessa culinária. Foi com os árabes também que os italianos aprenderam e desenvolveram as primeiras técnicas de produção de frutas secas, como as passas e figos.
Após o ano de 1600, a Espanha também conseguiu deixar sua marca na gastronomia italiana. Foram eles que trouxeram para Europa os primeiros produtos exclusivos da América, como o tomate, feijão, cacau, rum e o famoso café.
Já os franceses conquistaram espaço nessa culinária através dos seus produtos derivados do leite, como o creme e a manteiga. Foi também por conta da França que a Itália aprendeu como refinar os seus pratos, principalmente quando falamos em termos de apresentações visuais.
Essa influência está muito presente no norte da Itália, famoso por sua intensa produção de queijos. Consequentemente, em quase todas as receitas tradicionais deste lugar o queijo está presente.
Já no Sul da Itália, os pratos são conhecidos por conta de suas carnes de porco, cabra e até mesmo coelho. Isso também tem relação com os árabes, que trouxeram essas carnes ao país, além dos molhos de acompanhamento.
A partir do ano de 1900, houve um grande fluxo de imigração de italianos para a América, principalmente para São Paulo, Nova York e Buenos Aires. O grande número de imigrantes nesses locais conseguiu exportar muito da culinária italiana para os países, especialmente os pratos mais famosos como o conhecido “spaghetti ao sugo” e a tão adorada pizza.
Principais pratos da culinária italiana para experimentar
Para quem busca por uma viagem gastronômica ou deseja morar em um país rico em culinária, a Itália pode ser a melhor opção. Confira, a seguir, os 5 pratos mais famosos da culinária italiana:
Pizza
A pizza, com certeza, é um dos pratos mais famosos. Praticamente todo mundo já se deliciou com um belo pedaço de pizza. Inclusive, é raro encontrar pessoas que não gostem do prato.
Por mais que seu nome esteja ligado com a Itália, muitos dizem que o prato não foi criado lá. Alguns historiadores dizem que o saboroso prato foi criado pelos hebreus e povos egípcios.
Mesmo assim, é somente na Itália que se encontra a tradicional pizza napolitana, desenvolvida com bordas grossas e muita cobertura. Seu sabor mais famoso é o de margherita.
Spaghetti
Além da pizza, todos que estão de passagem nesse país devem sem dúvidas se deliciar com um saboroso Spaghetti. Conhecido em todo o mundo, esse prato é muito versátil e oferece uma grande variedade de molhos. O mais tradicional é com tomate, queijo ralado e folhas de manjericão.
Ravioli
Esse é um dos famosos pratos originais da Itália, que consiste em uma massa no formato de mini pastéis recheados. Os recheios são os mais diversos, mas as massas são sempre feitas com a utilização de farinha de trigo e ovo. Após o cozimento, o Ravioli pode ser servido com uma opção de molho.
Segundo a história, o Ravioli está na culinária italiana desde o século XII. Ele foi criado oficialmente na Sicília e desde então já ganhou diversas versões.
Risotto
Conforme dito, a Itália não se faz apenas de massas. O Risotto é a prova disso, pois está entre os pratos tradicionais do país. Ele foi criado durante o século XI, mais precisamente no norte da Itália.
Nesse prato, um arroz cremoso é servido quente e com um acompanhamento, que podem ser peixes, carne vermelha, frango ou apenas uma preparação de legumes.
Lasagna
Mais conhecida no Brasil como simplesmente Lasanha, a Lasagna é um dos pratos mais antigos da Itália e também um dos mais requisitados. Essa receita consiste em folhas de massa alternadas com recheio, sob camadas de molho de tomate.
Arancino
Todos que pisam em solo italiano devem procurar provar o Arancino. Essa receita é composta por bolinhos feitos com arroz de risoto e recheados com queijo ou carne. Os bolinhos são empanados delicadamente com farinha de trigo e água, proporcionando uma deliciosa crocância a cada mordida.
Curiosidades da culinária italiana
Com certeza a Itália é um país rico em sua gastronomia. Por conta disso, há também diversas curiosidades sobre a culinária nesse belíssimo país europeu. O doce mais famoso é o Tiramisu, que representa “animar-se” em italiano. Esse nome foi dado em referência ao seu principal ingrediente, o querido café, conhecido por proporcionar animação e boas sensações.
Além dos pratos, a Itália é famosa por sua excelente produção de vinhos. A sua cultura conta com cerca de 300 variedades de uvas, todas cultivadas especialmente para transformá-las nessas deliciosas bebidas.

Uma curiosidade para quem deseja visitar a Itália e aproveitar de sua culinária, é que os italianos não gostam de pessoas que comem enquanto andam pelas ruas. Essa atitude é considerada um desrespeito, pois, para eles, comer é um momento de relaxar ou celebrar com seus familiares.
Muitos fazem a ligação do Spaghetti com as almôndegas com a Itália. Porém, essa ligação é considerada algo equivocado. Afinal, o spaghetti com almôndegas é uma criação dos estadunidenses e não de italianos.
Agora, podemos estabelecer que a Itália é um país rico em muitos aspectos, mas principalmente por sua gastronomia. Por isso, se deseja realizar uma viagem gastronômica, a Itália deve ser o país inicial. Apenas, lá será possível experimentar seus pratos tradicionais e feitos da maneira clássica, que somente um italiano verdadeiro poderia fazer. Buon Appetito!
Comentários