Aprender cores em italiano é um processo fundamental para quem deseja conhecer melhor o idioma. A língua tem a mesma origem latina que o português, por isso, apresenta regras gramaticais bem semelhantes. Um fato interessante é que na Itália uma cor pode representar um sentimento, por exemplo, o vermelho pode associar uma pessoa com raiva (“Vedere rosso” ou “estar furioso”).
As cores fazem parte de várias expressões italianas e assim como em outros idiomas elas são divididas em primárias, secundárias e terciárias. Nesse conteúdo vamos apresentar cada cor com sua tradução, entre as principais tonalidades em italiano.
Tradução das principais cores em italiano
Engana-se quem pensa que as cores em italiano são complexas, pelo contrário, elas são fáceis de pronunciar e aprender. No início pode até parecer algo complicado, mas com a prática a pronúncia se torna fluída. A tradução de rosso, por exemplo, é vermelho, blu é azul, viola é roxo.
As cores primárias são representadas pelo azul, vermelho e amarelo, são aquelas consideradas puras, ou seja, sem mistura com outros tons. As secundárias, que partem de uma mistura de duas cores, são verde (azul e amarelo), laranja (amarelo e vermelho) e roxo ou violeta (vermelho e azul).
Cores primárias
As cores em italiano são designadas por palavras específicas, as cores primárias são fáceis de memorizar e as pronúncias não são complicadas. O que pode facilitar bastante o aprendizado. A tradução de cada cor primária é apresentada na lista abaixo:
- Rosso – vermelho;
- Giallo – amarelo;
- Blu – azul.
Um exemplo de uso das cores em italiano em uma expressão é “Il cielo è blu”, que traduzido significa “o céu é azul”. Uma curiosidade é que na Itália o Giallo (amarelo) é também usado para representar um gênero cinematográfico. O nome faz referência às capas amarelas de uma série de romance policial, que no cinema ganhou também um tom de terror e suspense.
Cores secundárias
As cores secundárias são representadas pelo verde, laranja e roxo, elas são formadas a partir da mistura de duas cores primárias (cor pura que não pode ser obtida a partir da mistura de outros tons). No idioma italiano elas são:
- Verde – Verde;
- Arancione – Laranja;
- Viola – roxo.
Existem ainda as cores terciárias, que são a união de uma cor primária com uma secundária. Em italiano, elas são representadas pela cor Rosa (Rosa) e a Marrone (Marrom).
Entender essa divisão primária, secundária e terciária nos permite compreender melhor as cores no idioma italiano. Perceba que elas são bem diretas, como, por exemplo, rosso é vermelho, blu é azul. Não há muita complexidade na escrita ou pronúncia.
Cores em italiano nas expressões do dia a dia
As cores em italiano são frequentemente usadas como forma de descrever sentimentos, além disso, elas podem ser usadas para formar várias frases ou expressões do dia a dia na língua italiana. Uma cor em uma frase pode apresentar significados diferentes.
Um exemplo de expressão usada pelos italianos é “sono al verde”, para indicar que uma pessoa está sem dinheiro. A seguir, vamos conhecer algumas expressões mais comuns com as cores em italiano.
- Sono al verde – sem dinheiro, duro;
- Passare la notte in bianco – Passar a noite em branco;
- Essere bianco dalla paura – Ter medo;
- Comprare un libro giallo – Comprar um livro que tem o gênero romance policial;
- Giornata grigia – um dia nublado;
- Esistenza Grigia – vida sem emoção;
- Vedere rosso – Estar furioso;
- sentirsi blu – se senir triste;
- Dare il via libera – dê luz verde (seria como ‘dar o pontapé inicial);
- Dare il disco rosso – dar um basta, “chega!”;
- Far venire i capelli bianchi – Deixar de cabelo branco (expressa uma situação preocupante);
- Cambiare idea di punto in bianco – mudar de ideia de forma repentina;
- Ti faccio vedere i sorci verdi – vou te mostrar ratos verdes (expressão que indica que a pessoa deve se preparar para o pior, alguém vai se vingar ou a humilhar).
O azul em italiano é blu, para mencionar alguma frase com azul em tom mais claro usa-se o termo azzurro, por exemplo, cielo azzurro (céu azul). Outras cores presentes no idioma italiano são:
- Nero – preto;
- Bianco – branco;
- Turchino – turquesa;
- Marrone – marrom;
- Viola – violeta;
- Grigio – cinza.
Podemos usar variações, para falar que uma cor é clara usamos a palavra chiaro, como giallo chiaro (amarelo claro) ou blu chiaro (azul claro). E para definir um tom mais escuro, usamos a palavra scuro, como, por exemplo, blu scuro (azul escuro).
Regras de escrita
No idioma italiano existe concordância de gênero e número, além disso, tem-se a regra na qual o adjetivo segue o substantivo. São regras semelhantes às que já conhecemos na língua portuguesa. Tais regras de escrita se aplicam às cores em italiano.
As cores podem ser compostas com suas variações, como já mencionamos o giallo chiaro, composto por ‘amarelo’ e ‘claro’, observe que elas não são escritas juntas. Adiante vamos conhecer algumas regras de escrita do italiano que nos ajudam a formar expressões com as colorações.
Concordância
A concordância nominal é quando os termos que acompanham um substantivo concordam com ele em gênero e número, ou seja, o adjetivo da cor deve concordar com o termo substantivo a qual se refere. Exemplo: Il gato giallo (o gato amarelo), o adjetivo amarelo está no masculino conforme o substantivo gato.
Adjetivo depois do substantivo
No idioma italiano, do mesmo modo que no português, o adjetivo acompanha ou segue o substantivo que ele descreve, em outras palavras, os adjetivos vêm depois dos substantivos. Exemplo: giallo chiaro, perceba que a palavra amarelo (substantivo) vem antes de claro (adjetivo).
Uso de espaços
Quando os adjetivos e substantivos estão combinados para formar uma palavra composta, deve-se ter espaço entre eles, como em giallo chiaro (amarelo claro). Na escrita italiana as letras duplas são utilizadas quando se tem vogais adjacentes escritas juntas, o que indica que elas não devem ser separadas em sílabas, como em Giallo, por exemplo.
As cores em italiano são essenciais para o aprendizado do idioma, elas podem descrever objetos, definir sentimentos e integram diversas expressões idiomáticas do dia a dia. Além disso, fazem parte da arte e da cultura do país italiano.
No blog da Dias & Dias, além de conhecer melhor sobre as cores, você obtém dicas para melhorar o seu italiano. Além de conhecer mais sobre a cultura e sobre a geografia do país, algo fundamental para quem deseja viajar para a Itália.
Significado das cores na bandeira italiana
A bandeira italiana é conhecida como ‘il tricolore’, que traduzido significa o tricolor, isso porque ela é composta por três faixas verticais de mesmo tamanho e cores diferentes (verde à esquerda, branco no centro e vermelho à direita). Cada cor tem um significado.
Não existe um acordo ao certo sobre o significado das tonalidades da bandeira da Itália. Há três versões aceitas na cultura do país. A primeira, que o verde simboliza a natureza, ou seja, as colinas e planícies do país, o branco representa a neve dos alpes, e a cor vermelha lembra o sangue derramado durante as guerras da independência e unificação da Itália.
Pelo lado da interpretação religiosa, o verde indica esperança, o branco se associa com a fé e o vermelho com caridade. Uma terceira explicação afirma que as cores tem a ver com a união da bandeira de Milão com o uniforme do exército da guarda milanesa.
A Dias & Dias é um escritório de advocacia que auxilia na obtenção do visto italiano, a conseguir o passaporte e a obter cidadania italiana. Pelo blog você pode conhecer mais dicas sobre o idioma da Itália e outras informações sobre como imigrar para o país. Acompanhe e fique por dentro de tudo.
Comentários