relacionamento@diasediasadvogados.com

Cores da bandeira da Itália saiba origem e o significado

Cores da bandeira da Itália: saiba origem e o significado

As cores da bandeira da Itália não foram decididas de um jeito aleatório: a verdade é que existe uma história rica e significativa por trás desses tons e formas. Cada uma delas carrega seu simbolismo, que reflete a trajetória e essência da sua identidade nacional italiana. Desde a influência do processo de independência da Itália até tradições culturais, as cores do seu emblema representam muito mais do que um simples padrão visual.  

O formato da bandeira da Itália se constitui de três retângulos verticais, com as cores verde, branco e vermelho, e por isso seu outro nome é Il Tricolore. Existem diversas interpretações sobre o motivo da sua origem, com pontos de vista religiosos, históricos e geográficos. Todas as influências que levaram ao nascimento da bandeira italiana são consideradas relacionadas a um mesmo fundo histórico. 

Qual a história das cores da bandeira da Itália?

Para entender melhor a origem por trás das cores bandeira da Itália, primeiro é preciso entender um pouco do contexto histórico. Tudo começa em 1794, quando o norte da Península Itálica foi ocupado por franceses que faziam parte das tropas napoleônicas – guiadas por Napoleão Bonaparte, líder francês da época. Ali exerceram influência na região e venceram os austríacos, que até pouco tempo controlavam a área.  

Nessa região foi fundada por Napoleão Bonaparte a República Cispadana, que desde então começou a usar a bandeira tricolor. Esta teve como inspiração a insígnia da República Francesa, sendo sua diferença a troca da cor azul pelo verde, a cor da farda da guarda civil milanesa. Ao longo do processo de independência da Itália esse emblema foi escolhido para representar o país, que estava por conquistar sua autonomia.  

Qual a história das cores da bandeira da Itália
Fonte/Reprodução: original

Desde sua adoção, as cores da bandeira italiana nunca foram modificadas e se mantiveram permanentes, preservando a sua simbologia original ao longo dos séculos. Somente suas formas geométricas e símbolos se alteraram ao longo do tempo, principalmente com a modificação de reino para república e vice-versa. Todas essas mudanças refletiam os contextos sociais e políticos vividos pelos italianos naquela época. 

Por fim, a certeza que se tem, mesmo diante das diversas interpretações e variações ao longo do tempo, é que após inúmeras adaptações e mudanças no emblema italiano, a definição da bandeira que prevalece até os dias de hoje ocorreu primeiro em 19 de junho de 1946. Depois de dois anos veio a sua oficialização, que aconteceu em 1 de janeiro de 1948. Tudo ocorreu devido à queda do governo fascista e ao nascimento da nova república.

Como foi definido as cores da bandeira da Itália?

A definição das cores da bandeira da Itália é cercada por diversas interpretações, que variam amplamente entre perspectivas históricas, estéticas, geográficas e até filosóficas. Cada uma dessas visões oferece uma leitura diferente dos tons da bandeira, mas todas estão interligadas e se complementam, pois surgiram no mesmo período e contexto. Entenda melhor:

  • Geográfico: Existe a análise de que os aspectos da natureza da Itália, que envolve a vegetação e o clima inspiraram essas cores, pois o branco lembra a neve dos alpes e o verde as belas planícies e colinas italianas;
  • Histórico: No contexto da influência da França sob a Itália, sabe-se que a primeira bandeira para representar Cispadana (região norte da Península Itálica) foi inspirada na bandeira francesa. Então, essa insígnia foi escolhida para retratar a nova república italiana, o que resultou nessas cores branco e vermelho permanecerem na história até a atualidade;
  • Filosófico: As cores também possuem simbologia que retrata pensamentos religiosos da época e a luta dos italianos em meio às guerras, como o vermelho, que representa o sangue derramado nos conflitos do período; e o verde, que remete à esperança.

Uma das teorias sobre a escolha das cores da bandeira italiana sugere que o verde foi inspirado no uniforme da guarda civil milanesa da época. Essa cor foi o único tom acrescentado para substituir o azul da bandeira francesa, que serviu como fonte de inspiração naquele período.

Qual o significado das cores?  

As cores verde, branco e vermelho que compõem a bandeira da Itália possuem uma riqueza de significados variados, que abraçam o contexto da época relacionados à situação política e social que contempla a raiz dos costumes clássicos italianos. Entenda melhor os seus diversos simbolismos interessantes: 

  • Verde: Essa cor é amplamente interpretada de três maneiras principais, como uma representação das famosas colinas e planícies italianas, como um símbolo de esperança – pelo ponto de vista religioso -, ou como uma referência à estética do uniforme da guarda civil milanesa, que era verde;
  • Branco: No caso do branco existem duas interpretações. São elas a utilização da mesma cor da bandeira francesa, que teve influência na Itália; e a inspiração mais geográfica e climática, que foi na neve dos alpes;
  • Vermelho: Acredita-se que o vermelho tenha sido influenciado também pela bandeira francesa e, por outro ponto de vista, motivado pelo sangue que foi derramado nas guerras que ocorreram no período de unificação e independência da Itália. 

Não se tem uma ideia exata sobre o principal significado das cores da bandeira italiana, mas acredita-se que cada um desses simbolismos teve sua influência na decisão desses tons, que hoje formam o emblema da sua nação. Com isso se reflete como existe uma complexidade na sua história, e em como as cores da sua bandeira são uma forma de representar esse legado que mantém a identidade da região. 

Quais são as cores da bandeira da Itália?

A bandeira da Itália, popularmente conhecida como Il Tricolore, é um dos símbolos nacionais mais emblemáticos com a sua composição de três cores dispostas em faixas verticais de igual tamanho, que são: verde, branco e vermelho, nessa ordem. São organizadas de forma que o verde fica posicionado na esquerda, o branco no centro e o vermelho à direita. 

Por meio dessa organização de cores, um aspecto equilibrado é melhor garantido, de forma que os tons se complementam de forma congruente. A posição do branco no meio – uma cor mais neutra – deixa a bandeira visualmente mais ‘’leve’’ do que seria se houvesse um tom forte em seu meio.

Quais são as cores da bandeira da Itália
Fonte/Reprodução: original

A paleta de cores da bandeira da Itália pode ser identificada de forma mais específica como verde bandeira, branco puro e vermelho escarlate, organizadas de maneira que proporciona um visual simples e atraente, característico e amplamente conhecido por representar de modo distinto a Itália moderna. 

Qual o formato da bandeira da Itália?

A bandeira da Itália apresenta um formato com proporções de 2:3, o que significa que sua largura é uma vez e meia sua altura, o que resulta em uma forma retangular. Essa disposição e proporções com faixas geométricas em igual largura e altura é um padrão clássico e tradicional das bandeiras europeias. Reflete-se, então,, uma estética de simplicidade e simetria.

As três faixas da bandeira da Itália – verde, branca e vermelha – têm largura e altura iguais, e assim é garantido um design proporcional e harmônico. Os tons são dispostos verticalmente em formato retangular e são divididos de maneira igualada e perfeita, o que faz com que cada cor tenha o mesmo peso visual. 

Entender sobre a bandeira de um país simboliza compreender aspectos da história dessa região. A Itália, com suas cores, reflete sua identidade nacional de maneira que se entre em contato profundamente com sua herança cultural. Fazer parte dessa rica história é possível por meio da Dias&Dias, que se dedica ao máximo para conseguir sua cidadania italiana com uma equipe qualificada e competente.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
imprimir

Leia também

Translate