As pessoas que possuem a cidadania italiana podem fazer concursos públicos, porém, existem requisitos que precisam ser seguidos. Um dos mais importantes é manter em dia o passaporte e realizar a renovação quando for o momento correto, pois sem ele, dificilmente pode haver a possibilidade de concorrer a uma das vagas.
Um dos principais benefícios de solicitar a segunda nacionalidade com a Dias & Dias é a maior praticidade no processo de busca por empregos de qualidade e que oferecem bons salários e benefícios. Com isso, viver uma vida mais tranquila e livre de estresse é possível, desde que os requisitos do Ministério das Relações Exteriores sejam cumpridos corretamente.
Quais os direitos de quem tem cidadania italiana?
Pessoas com cidadania italiana possuem o direito de votar, de abrir empresas, estudar em universidades públicas ou privadas e também consumir os serviços de saúde e segurança. Todos os cidadãos podem aproveitar momentos de lazer em locais públicos e utilizar os serviços de condução como trem, metrô e ônibus para visitar as regiões da Itália.

Além disso, as pessoas que possuem a segunda nacionalidade também podem viajar aos países que integram a União Europeia. Inclusive, torna-se possível viver fora da Itália pelo tempo que desejar, justamente pelo visto fornecer este tipo de direito ao beneficiado, desde que se mantenha o cadastro no AIRE.
O que é o Registro dos Italianos Residentes no Exterior?
O AIRE é um cadastro que todos os nacionalizados italianos precisam preencher frequentemente. Isto é, as informações devem especificar alteração no estado civil, número de telefone, endereço e no núcleo familiar, por exemplo, pois são dados que o governo da Itália exige. E, se as atualizações não forem feitas dentro do prazo estipulado, se torna impossível renovar ou emitir o passaporte.
Como funcionam os concursos públicos na Itália?
Os concursos públicos italianos funcionam através da candidatura do interessado em uma das vagas disponibilizadas. Para isto, é necessário corresponder aos requisitos mínimos exigidos pelo governo, que incluem a conclusão de ensino médio ou graduação – dependendo do tipo de oportunidade apresentada -, e possuir também idade igual ou superior aos 18 anos.
O Portale Concorsi, apresenta especificações aos interessados a participar dos concursos, havendo a necessidade de analisar as informações. Caso contrário, a inscrição pode não ser validada e a pessoa não conseguir ser chamada para participar do exame devido à falta de documentações, por exemplo.
Quais documentos são necessários para se inscrever no concurso?
Para se inscrever nos concursos públicos, você precisa enviar RG, qualificação adicional, documentação médica DS e também habilitação educacional, caso seja um professor. Ainda, pode acontecer da administração responsável pela vaga entrar em contato para solicitar documentos específicos.
É possível interromper e continuar depois com a inscrição online? Ela é salva automaticamente?
Caso você tenha iniciado a inscrição, não é possível interromper e continuar posteriormente por não haver salvamento automático. Dessa forma, o ideal é reservar um tempo para preencher o formulário com as informações e, assim, salvar o conteúdo e enviar ao órgão responsável pelos concursos públicos da Itália.
De acordo com o Portale Concorsi, se o formulário estiver salvo e não passou para o processo de envio, é possível editar e corrigir possíveis erros. Assim, se todos os dados estiverem corretos, há a necessidade de enviar e aguardar as etapas seguintes divulgadas no Diário Oficial da Itália.
Pode enviar o pedido de admissão por papel? O que fazer se não tiver os requisitos exigidos para admissão?
O mais recomendado é enviar a candidatura online através do portal para agilizar o procedimento e garantir que todos consigam ter a mesma oportunidade. Inclusive, é explicado pelo Portal que os requisitos para a vaga devem ser cumpridos antes da data de vencimento da oportunidade, que é entre 6 a 7 de maio de 2024.
É indispensável acompanhar o calendário, pois através dele você consegue saber se foi aprovado para, assim, tomar posse do seu cargo. O ideal, inclusive, é que leve os documentos e as cópias ao ser convocado no local de trabalho para haver verificação dos dados e o atendente os validar no sistema.
Como aplicar a concursos públicos na Itália?
Para aplicar aos concursos públicos, siga as especificações do órgão responsável por apresentar as vagas. É fundamental se registrar no portal disponibilizado pelo Ministério das Relações Exteriores, fazer o login ou realizar o acesso com o SPID.
Após escolher a vaga que combina com as experiências e formações, torna-se necessário aguardar pela data do exame. Todas as informações relacionadas a horários e locais são especificados no Diário Oficial da República, 4° Série Especial, além de ficar disponível também no Portal da Concorrência.
É importante saber que dentre os exames feitos, há o oral realizado individualmente com cada um dos participantes. Os candidatos podem ter a possibilidade de escolher um idioma específico para esta modalidade de prova, que varia entre português, alemão, espanhol e russo.
Quem tem cidadania italiana pode fazer concursos públicos?
Todos os brasileiros que possuem cidadania podem fazer os concursos públicos e tentar uma das vagas a fim de conseguir um emprego que proporcione estabilidade e segurança financeira. Porém, para se tornarem aptos a uma das oportunidades, é fundamental seguir todas as orientações do Ministério das Relações Exteriores para ser convocado na etapa seguinte e dar continuidade às provas.

Ao ser aprovado, é explicado que a carga horária é de 40 horas, os profissionais recebem o 13° e 14° todos os anos e, em casos de hora extra, ocorre o pagamento do período trabalhado. Estes são direitos de todos os cidadãos que atuam em cargos públicos e podem ser exigidos, caso quaisquer problemas aconteçam no local de trabalho.
Ainda, é obrigatório que o empregador pague férias remuneradas ao trabalhador anualmente. Porém, caso aconteça desse funcionário ter um período de descanso cancelado, as datas estimadas são passadas ao ano seguinte e torna-se indispensável que o patrão pague pelos dias trabalhados e mais um salário extra.
Por que fazer concursos públicos na Itália?
Participar dos concursos públicos te possibilita ter uma rotina mais leve, tranquila e sem lidar com nenhum tipo de estresse. Isso acontece porque o salário é fixo e pode ser modificado em casos específicos, que incluem o cumprimento de horas extras ou a anulação de férias, por exemplo.
Além disso, todos os interessados precisam estudar para conseguir passar na prova, pois assim como ocorre no Brasil, as questões são desafiadoras e podem exigir níveis de experiência para cargos de direito, medicina ou psicologia, por exemplo. Com isso, torna-se indispensável fazer cursos para aprimorar ainda mais o conhecimento e habilidades para ter um excelente resultado na prova e ser convocado posteriormente para exercer o cargo.
Como a Dias & Dias pode te ajudar a ter uma cidadania italiana?
Com a Dias & Dias, você tem a possibilidade de tirar a sua cidadania italiana de maneira simples e rápida ao entrar em contato com um de nossos especialistas. Responderemos à sua solicitação o mais rápido possível, pois queremos te auxiliar a obter este direito e resgatar a herança deixada por seus antepassados.
E, mesmo que você não possua consanguinidade com nenhum italiano, podemos te auxiliar a conquistar a cidadania. É necessário cumprir com alguns requisitos que incluem completar 10 anos de vivência na Itália sem interrupções ou estar casado há pelo menos 3 anos com um cidadão italiano.
Através dos serviços exclusivos feitos pelos melhores advogados do Brasil, você tem a oportunidade de conquistar a sua cidadania e participar dos concursos públicos. Com a Dias & Dias, você fica cada vez mais próximo de conquistar a vaga dos sonhos e ter a estabilidade financeira que sempre desejou!
Comentários