As comidas típicas da Itália são verdadeiras paixões para quem ama queijos, vinhos e massas. Não só isso como, também, os pratos italianos são reconhecidos mundialmente por serem os mais apreciados.
A sua influência é, de fato, notável, visto que a culinária da Itália se espalhou por diversas regiões do mundo. E, quando falamos dela, lembramos especialmente da pizza, que se destaca por ser um prato bastante consumido e adorado por muitos!
Cada iguaria italiana carrega suas influências culturais e histórias que fazem delas extremamente marcantes e que agradam diferentes paladares. Sem dúvidas, eles proporcionam experiências gastronômicas incríveis.
Como é a culinária italiana?
Conhecidas como uma das culinárias mais saborosas do mundo, as iguarias italianas incluem os mais variados ingredientes como massas, queijos, vegetais e carnes. A riqueza de sabores reflete na história e cultura do país.

Seus pratos são resultados de séculos de evolução, habilidades, práticas e influências culturais. Isso sem contar que sua diversidade de ingredientes é tão rica quanto o gosto dos pratos para garantir o sabor em cada um deles. No geral, os ingredientes mais utilizados nas comidas típicas italianas incluem:
- Azeite: considerada uma das partes mais importantes da culinária italiana e amplamente consumida com pão pelos italianos;
- Frutos do mar: alguns dos principais consumidos na Itália incluem o polvo, truta, bacalhau, anchova, ostras, caranguejo, camarão, ostra, tainha e diversos outros;
- Vinagre balsâmico: um ingrediente extremamente valioso por ser necessário cerca de 50 anos para ser preparado.
Embora sejam pratos simples, seus ingredientes os tornam bastante especiais. As influências das diferentes regiões do país fazem das comidas típicas da Itália uma das mais encantadoras do mundo.
Qual a história das comidas típicas da Itália?
As comidas típicas da Itália não se baseiam apenas em aromas e sabores diferentes, mas é uma prova da rica história e das tradições que moldaram a sua cultura. Não é à toa que suas iguarias estão entre as mais completas e deliciosas do mundo e a sua história diz muito sobre isso.
Sua diversidade de especiarias se dá, principalmente, pela presença dos povos que viveram na península itálica por muitos séculos. Esses povos que ficaram por lá deixavam marcados seus hábitos culinários, adicionando novos elementos que hoje podem ser degustados por pessoas de qualquer lugar do mundo.
Os árabes, por exemplo, tiveram forte influência na culinária italiana, pois foram responsáveis por introduzir ingredientes como a berinjela, açúcar e canela, além de compartilhar algumas técnicas de cozinha.
Os espanhóis e franceses também influenciaram diretamente nas comidas típicas da Itália. Enquanto os espanhóis foram responsáveis por levar produtos como cacau, rum, milho, feijão, café e tomate, os franceses transformaram o modo de manusear ingredientes derivados do leite como a manteiga e o creme de leite.
Quais as principais comidas típicas da Itália?
As comidas típicas da Itália são fortemente valorizadas no país e muito respeitadas. Para os nativos, a comida reflete suas raízes e história e é por isso que elas são consideradas um orgulho nacional.

A diversificação de povos que levaram a culinária do país a ser tão respeitada e amada em diversas regiões do mundo, eleva ainda mais a importância dela para o mundo. Confira abaixo as principais comidas típicas da Itália:
Pizza
Não existe a possibilidade de abordar a culinária italiana e deixar a famosa pizza de lado. Ela é o maior símbolo da gastronomia italiana e pode-se dizer que poucos pratos são tão populares quanto ela.
Sua história milenar vem após a descoberta da fermentação pelos antigos egípcios. Assim, cada povo começou a desenvolver suas próprias técnicas de fazer pão e os romanos estavam inclusos nisso. Eles desenvolveram um pão redondo e meio achatado, que é considerado uma pizza antiga. Com o passar dos anos, o prato foi aprimorado até se tornar o que hoje conhecemos como pizza.
Lasanha
A lasanha está inclusa na culinária brasileira, mas vem da Itália. Sua história começa na Roma antiga, pois lá existia uma folha fina de massa com recheio de carne chamada “laganon”. No entanto, ela apenas se parecia com a lasanha.
Com o passar dos séculos, a receita foi aprimorada até se tornar o que conhecemos hoje, a famosa lasanha. Ela conta com uma história rica e um sabor característico que encanta a qualquer um.
Cacio e Pepe
Simples, mas considerado um dos pratos mais populares da Itália, o Cacio e Pepe conta com massa, pimenta e queijo pecorino. Quando preparada corretamente, ele pode se tornar seu prato favorito.
Para quem ama massa cremosa, essa é sem dúvida a iguaria certa para se deliciar, pois atualmente ela é servida bastante cremosa, ainda que no passado fosse servida seca em tabernas.
Gelato
Os brasileiros também podem desfrutar de um delicioso gelato, um dos doces italianos mais apreciados do mundo, e se engana quem pensa que gelato e sorvete são a mesma coisa.
O sorvete tem um maior teor de gordura e pode contar com produtos industrializados em sua composição a depender da marca. O gelato, por sua vez, destaca sabores naturais e possui um baixo teor de gordura em comparação com o sorvete. Com uma diversidade de sabores, muitos não resistem aos seus encantos.
Tortellini
O Tortellini é uma massa que normalmente é recheada com presunto ou carne e é uma das comidas típicas da Itália. A origem dessa comida típica é disputada entre regiões, bem como diversos outros pratos italianos bastante conhecidos.
Além disso, por ser um país com muitas histórias, especialmente quando se trata de alimentos. Por isso, a origem do Tortellini é bastante discutida e acredita-se que foi criado na intenção de aproveitar sobras de comidas assadas.
Tiramisù
Um dos doces mais populares da Itália, assim como o delicioso gelato, o Tiramisù é bastante cremoso, leve e possui um toque leve de café – ponto importante para os amantes de café. Além disso, diferente dos outros pratos aqui citados, sua história se passa em um cenário mais recente,
Nascido na década de 70, ele vem de um hábito bastante antigo dos nativos de consumir o batudin, uma bebida feita de açúcar e ovos. Em conjunto com o batudin, as pessoas também consumiam chantilly e um tipo de biscoito chamado baicoli. Com o tempo, o tiramisù é criado.
Qual é a comida preferida da Itália?
Incorporada à culinária brasileira e amplamente consumida ao redor do mundo, a pizza é sem dúvidas a comida preferida da Itália. A melhor parte é que cada país modificou sua receita para se adequar ao paladar dos nativos de cada região. Portanto, em cada lugar que for pode identificar sabores diferentes, bem como ingredientes variados e massas preparadas produzidas de modos diferentes. As principais diferenças entre a pizza italiana e a brasileira são:
- Massa: seus modos de preparo variam conforme a fermentação;
- Formato: enquanto no Brasil a pizza é servida em formato redondo, a italiana pode ser servida em diferentes formatos;
- Tamanhos: na Itália a pizza é servida como prato individual, ou seja, é uma para cada pessoa. Isso significa que não se encontram as mesmas variedades de tamanho que no Brasil;
- Ingredientes: as pizzas italianas são normalmente preparadas com ingredientes frescos, enquanto é comum que os brasileiros reinventem uma variedade de sabores.
Na Itália os sabores de pizza mais populares incluem a parmegiana, marguerita, capricciosa e a marinara. O queijo é um dos ingredientes mais importantes, ao ser responsável por prover sabor ao alimento.
As comidas típicas da Itália são amplamente consumidas ao redor do mundo. Da pizza ao tiramisù, aproveitar esses pratos é uma experiência gastronômica única para as pessoas. Se você acredita que possui o direito se incorporar a essa cultura, busque a Dias & Dias e consiga sua cidadania italiana para provar de perto as principais comidas típicas da Itália!
Comentários