Conhecer a Itália de maneira autêntica requer conhecer as cidades italianas pequena e fugir dos roteiros tradicionais para percorrer as longas estradas e ruas históricas que contam histórias a cada passo percorrido cidadelas adentro.
Além de conhecer mais sobre a cultura local italiana, reconheça as suas origens com a Dias&Dias, que auxilia nos processos para você adquirir a tão famosa cidadania italiana, que te permitirá viajar sem burocracias e aproveitar integralmente cada pedaço da Itália.
Quais são as cidades italianas pequenas mais interessantes?
As cidades italianas pequena mais interessantes guardam encantos por todo o seu caminho. Cada cidade tem uma identidade própria e preservada por seus moradores, que encantam os turistas. Conheça algumas:
- Orvieto (Úmbria): situada ao topo de um penhasco, a cidade possui uma vista panorâmica fantástica;
- Civata di Bagnoregio (Lazio): mundialmente conhecida como “a cidade que morre”, devido à corrosão constante pela erosão, é uma cidade imperdível;
- Alberobello (Puglia): é reconhecida por seus tradicionais “trulli”, as casas brancas de telhados cônicos;
- San Gimignano (Toscana): suas torres medievais encantam os turistas com suas vistas deslumbrantes e é o destino perfeito para os amantes da Idade Média;
- Assis (Úmbria): a cidade natal de São Francisco de Assis, atrai turistas do mundo inteiro, por suas igrejas históricas e o evento anual que leva seu nome;
- Matera (Basilicata): este patrimônio mundial da UNESCO relembra o passado por sua arquitetura rústica, com as rochas escavadas para dar espaço a um novo lar.
Estas joias italianas, apesar de não serem populares como as demais, proporcionam um estilo de vida desacelerado e único, cujo único ponto em comum em relação às megalópoles é preservar a cultura italiana.
Características das cidades italianas pequenas
Uma das vantagens de visitar uma cidade pequena é conhecer as suas características e tradições locais de maneira única! Nesses locais a cultura é preservada pelos moradores, que celebram diariamente os locais com os costumes e os festivais anuais.

Arquitetura histórica e tradições locais
As cidades italianas pequena são um verdadeiro museu ao ar livre e a cada esquina passada uma nova história é desenrolada. Quando você estiver percorrendo San Gimignano e Civita di Bagnoregio, facilmente sentirá que está sendo transportado para outra época, tamanha a preservação de arquitetura no local.
Além disso, as tradições locais são um grande evento que se passa de geração em geração e são comemoradas em conjunto anualmente por todos os moradores, que tornam as celebrações vívidas e fortalecidas.
Gastronomia típica e produtos regionais
Que turista não é apaixonado por comida? Os amantes de massa se deliciam em qualquer bottega das cidadelas, que oferecem uma culinária autêntica italiana com ingredientes frescos e sazonais, que, por vezes, sai diretamente das fazendas vizinhas para o prato.
Assim como a culinária, as feiras de antiguidade, as ruas e os mercados locais oferecem uma ampla variedade de itens locais, por meio dos quais os turistas podem conhecer a cultura local pelas fontes italianas.
Cenários naturais e belezas paisagísticas
Uma das características mais marcantes que as cidades italianas pequena proporcionam aos visitantes são os cenários naturais e as belezas arquitetônicas únicas que cada cidade proporciona.
A Toscana e a Úmbria mesclam de maneira harmoniosa a arquitetura e a natureza em todos os espaços e piazzas públicas, de forma com que o turista sinta-se dentro de uma obra renascentista a cada centímetro percorrido.
É necessário passaporte para visitar cidades italianas pequenas?
Como para toda a Europa, os brasileiros que desejam visitar as cidades italianas pequena necessitam da apresentação do passaporte para ingressar no país. Porém, nem sempre o passaporte é o único documento. Confira todos os detalhes:
Requisitos de entrada para brasileiros
Brasileiros que desejam visitar a Itália para turistar não necessitam de visto para adentrar o país, apenas um passaporte válido por seis meses, ao menos, contando da data de entrada no país.
Além disso, é importante ter em mãos a apresentação de comprovantes de hospedagem, passagem de volta e recursos financeiros para custear todo o período da viagem para adentrar o país.
Aos que desejam estudar ou trabalhar nas cidades italianas, o visto de estudo é obrigatório. Assim, é necessário realizar o processo de carteira de identidade, passaporte, vistos, cartão de saúde e autorização de residência por meio do consulado italiano no Brasil para conseguir permanecer no país legalmente.
Antes de adentrar a Europa, é necessário estar atento quanto às exigências sanitárias, as quais podem ser necessárias a obrigatoriedade de vacinas, como a da Covid-19 ou a da febre-amarela. Então, antes de embarcar, verifique no site oficial do consulado italiano se há alguma exigência.
Diferenças entre passaporte e documento de identidade
Embora alguns países europeus permitam a viagem apenas com o documento de identidade dos brasileiros que possuem cidadania italiana, os brasileiros que não possuem precisam estar sempre acompanhados do passaporte válido.
O passaporte é um documento indispensável e obrigatório para adentrar qualquer território europeu, mesmo que seja para visitar as pequenas ou melhores cidades da Itália. Além disso, durante todos os percursos realizados no país, o brasileiro necessita levar o passaporte para eventuais problemas que ocorram e como uma segurança própria.
Procedimentos para a obtenção de visto
Se a sua estadia nas cidades italianas pequena ultrapassar de 90 dias, mesmo que seja com o intuito de turismo, é necessário solicitar no consulado italiano o pedido para permanecer legalmente no país.
Mas caso você possua sobrenome ou parente italiano, a sua cidadania está a um passo de ser conquistada! Entre em contato com a Dias&Dias para retirar suas dúvidas a respeito do seu direito de adentrar à Europa sempre que quiser!
O que fazer nas cidades pequenas da Itália
Se você tem dúvidas sobre o que fazer nas cidades italianas pequena, estas oferecem uma ampla gama de atividades para que todos os visitantes sejam inseridos na cultura local, enquanto desfrutam das paisagens inebriantes naturais dispostas em cada cidadela.

Atividades culturais e festivais locais
Os festivais locais e as atividades culturais gratuitas que acontecem nas pequenas cidades são uma forma autêntica de mergulhar no cotidiano italiano. Além disso, em determinadas épocas do ano existem festas tradicionais para celebrar diversos eventos.
O Palio di Siena, por sua vez, é uma corrida de cavalos toscana emocionante, que acontece em Siena anualmente, reunindo milhares de espectadores que conferem de perto as apresentações. Na cidade de Matera há uma procissão chamada “Festa da Madonna Bruna”, dos pastores que percorrem as ruas da cidade até chegar à catedral, para realizar as missas no segundo dia de junho.
Roteiros de caminhadas e turismo rural
Os turistas que visitam as cidades italianas pequena encontram uma infinidade de roteiros de caminhadas, que se tornam uma excelente opção para conhecer a cidade integralmente. Em Toscana, por exemplo, existem trilhas que percorrem os vinhedos, olivais e os vilarejos medievais em ruínas, que, quando acompanhados por um guia turístico, tornam o passeio enriquecedor.
O turismo rural, apesar de não ser o principal meio econômico para a Itália, é atraente por apresentar a cultura e história do país sob os campos. Desde os castelos às igrejas, pelo caminho sempre há algo novo para ser descoberto.
Museus e atrações históricas
Assim como as metrópoles italianas, as pequenas cidades são repletas de museus! A fim de preservar a história e cultura no país, museus, castelos medievais, ruínas e igrejas são lugares que contam história pelo seu visual exuberante.
Em Assis, a Basílica de São Francisco foi construída após a canonização de Francisco, em 1228, e reúne seguidores religiosos e turistas ao longo dos anos, que desejam aprofundar os seus conhecimentos com o guia turístico.
Vantagens de visitar cidades pequenas na Itália
Cada cidade pequena na Itália encanta a todos os turistas e moradores, pois há inúmeras vantagens ao optar por visitá-las. Confira abaixo todas as vantagens de fazer turismo pelas cidades pequenas:
- Menos turistas e mais tranquilidade;
- Ritmo mais calmo e desacelerado;
- Autenticidade e vivência da cultura local;
- Preços acessíveis se comparados com grandes cidades;
- Presenciar as preservações de arquitetura ainda presentes ou suas ruínas.
Optar por destinos simples garante uma imersão na cultura local com a tranquilidade necessária para não deixar nenhum detalhe passar em branco, além de emergir de maneira profunda o estilo de vida dos tradicionais italianos.
Visitar cidades italianas pequena é uma experiência autêntica e enriquecedora, que permite aos turistas um mergulho profundo na gastronomia, história e paisagens locais únicas de modo tranquilo e menos aglomerado, em comparação com as metrópoles. Viaje e conheça mais sobre a sua herança com o auxílio da Dias&Dias, que te ajuda do início ao fim a conseguir a sua cidadania italiana, para poder não só visitar, como morar no país!
Comentários