O brasileiro na Itália pode enfrentar desafios, mas pode também aproveitar muitas oportunidades de aprendizado e trabalho. Viajar para o exterior envolve muitas questões, como, adaptação, rede de apoio, legalidade de trabalho, barreiras linguísticas, estudo, cultura, entre diversos outros fatores.
Na Itália residem pessoas de vários países e o número de brasileiros no país por lá vem crescendo. Isso se dá pelas oportunidades de trabalho, estudos ou por questões familiares. Por isso, é interessante compreender os desafios e oportunidades do brasileiro que vive a cultura italiana.
Por que existem cada vez mais brasileiros na Itália?
A quantidade de brasileiros na Itália vem aumentando devido a vários fatores e entre eles está o direito de bisnetos de imigrantes italianos obterem nacionalidade. Além disso, o país conta com boas oportunidades de trabalho e um bom sistema de transporte e saúde.

O brasileiro na Itália pode ter acesso ao mercado de trabalho, aos estudos e ao intercâmbio. Junto com as oportunidades, no entanto, vêm os desafios de obter o visto e aprender um novo idioma para facilitar a comunicação.
Laços familiares e cidadania
Na Europa, a Itália é basicamente o único país que oferece o direito de nacionalidade para os bisnetos dos imigrantes italianos. Isso permite que essas pessoas residam de forma legal, além de terem acesso a direitos sociais previstos na União Europeia.
Os direitos sociais previstos na União Europeia proíbem a discriminação por raça, sexo, origem étnica, classe social, religião, convicções políticas, deficiência, idade ou orientação sexual. No mercado de trabalho deve ser incluído pelo menos 78% da população com faixa etária entre 20 e 64 anos.
Oportunidades de trabalho
O brasileiro na Itália conta com muitas oportunidades de trabalho. São diversas áreas disponíveis, como tecnologia, saúde, turismo, ensino, ciência, construção, gastronomia, entre outras. Saber falar italiano ou inglês gera um diferencial na obtenção de vagas de emprego no país.
Estudo e intercâmbio
Os brasileiros podem estudar na Itália por meio de intercâmbios e bolsas de estudos para a educação superior. O brasileiro pode obter o visto de estudo quando parte do Brasil para o país italiano e os que já residem e possuem nacionalidade não precisam desse tipo de autorização.
Documentação e vistos para viver na Itália
Para residir na Itália é preciso ter a cidadania ou o visto de residência, que pode ser obtido por meio da embaixada ou consulado italiano no Brasil e para isso é preciso apresentar certos documentos solicitados. Tal processo pode incluir as seguintes documentações:
- Formulário de solicitação do visto preenchido;
- Duas fotos;
- Documento de identidade (RG, passaporte, CPF);
- Seguro viagem;
- Reserva de hospedagem ou carta de convite assinada por algum italiano;
- Comprovante de recursos financeiros;
- Certidão de antecedentes criminais;
- Comprovante de seguro de saúde.
Vale ressaltar que, a partir de 2025, para brasileiros entrarem na Itália não será preciso ter o visto desde que o cidadão tenha um passaporte válido e possua autorização de viagem ETIAS (Sistema de Informação e Autorização de Viagem da UE) nesse documento.
Comunidade brasileira na Itália
É fácil para o brasileiro na Itália encontrar comunidades com outros brasileiros em diversos locais do país. As principais regiões são Lazio, Toscana, Lombardia e Piemonte. O perfil mais comum de brasileiros são trabalhadores e estão devidamente legalizados em território italiano. De modo geral, uma comunidade de estrangeiros em um determinado país se refere a um conjunto de pessoas que vêm de outros lugares para morar, trabalhar ou estudar.
A comunidade brasileira na Itália tem se mostrado bastante ativa, com diversos grupos e associações que buscam apoiar os conterrâneos na adaptação à nova realidade. Esses grupos oferecem serviços de apoio jurídico, orientações sobre o mercado de trabalho e até mesmo oportunidades culturais, como festas típicas brasileiras, feiras de artesanato e eventos gastronômicos.
Redes de apoio e integração
A Itália vem presenciando um aumento significativo da sua população, com isso, existe uma diversidade cultural no país, que promove tanto desafios como oportunidades. Nesse sentido, redes de apoio surgem para integrar todas as pessoas. Uma rede para apoiar os cidadãos proporciona o acesso a informações sobre serviços e empregos, oferece suporte emocional (para ajudar na adaptação) e ajuda a defender o direito dos imigrantes.
Eventos e celebrações culturais
O brasileiro na Itália pode se aproveitar dos eventos e celebrações que acontecem na Itália e celebram a cultura do Brasil. Podemos citar a Agenda Brasil Milano (que exibe filmes brasileiros), o festival do choro (gênero musical tipicamente brasileiro), festas de rua e restaurantes com comidas típicas.
A participação nos eventos representa uma excelente oportunidade de fazer novos amigos, de ter convívio com brasileiros e pessoas de outros países, além de possibilitar a vivência de novas experiências.
Contribuições dos brasileiros na Itália
O brasileiro na Itália deixa as suas contribuições no local, seja por meio da cultura, economia, da ciência, pesquisa e esporte. Existe uma contribuição significativa dos brasileiros no país italiano, principalmente na área de pesquisas em universidades que contribuem para o avanço científico.
Os brasileiros favorecem a cultura italiana, ajudam a impulsionar a economia com sua participação no mercado de trabalho (turismo, gastronomia, tecnologia, etc.) e criam uma relação sólida entre o Brasil e a Itália.
Cultura e arte
A cultura brasileira influencia o povo italiano: isso se dá por meio de danças e da culinária peculiar do nosso país. Os restaurantes brasileiros e eventos com escolas de samba atraem os italianos. Tudo isso resulta em um intercâmbio cultural.
A relação da Itália com o Brasil é marcada por uma troca rica de cultura entre os cidadãos dos dois países. Os brasileiros compõem uma comunidade alegre, marcante e trabalhadora no país italiano.
Desafios enfrentados pelos brasileiros na Itália
Um dos desafios enfrentados pelos brasileiros na Itália é a burocracia, que pode estar envolvida na regularização da residência no país italiano. Além disso, outro desafio é o processo de reconhecimento da cidadania. Nesse ponto, a Dias&Dias pode auxiliar, porque o escritório tem experiência e conhecimento no sistema administrativo italiano.
Pode ser que o brasileiro na Itália enfrente outros desafios, como a busca no mercado de trabalho, para atuar de forma legalizada e as barreiras linguísticas, pois nem sempre o cidadão vai preparado para falar inglês ou italiano.
Barreiras linguísticas
Na Itália saber falar inglês ou italiano é um ponto positivo, mas este pode ser um desafio para os brasileiros que não sabem falar outros idiomas, o que pode gerar uma dificuldade de comunicação. Para isso é possível contar com as redes de apoio e com a comunidade de outros brasileiros.
Questões de legalidade e trabalho
O brasileiro que busca trabalho na Itália pode se deparar com dificuldades ou burocracias para se legalizar no mercado, ou pode até mesmo ter problemas com reconhecimentos de diplomas de cursos realizados no Brasil. É possível buscar cursos no país italiano para ajudar nesse processo.
Uma dica importante para o brasileiro na Itália é criar um currículo no site Europass, que permite que o cidadão descreva suas competências e habilidades. Tal documento é aceito em toda União Europeia.
Benefícios da cidadania italiana
O brasileiro com cidadania italiana tem como benefícios maiores possibilidades de trabalho, porque pode concorrer tanto para vagas destinadas a brasileiros como a italianos. As multinacionais têm um olhar diferente para o cidadão com dupla cidadania, como um profissional que pode agregar para as empresas.

Além disso, os brasileiros com cidadania contam com liberdade de deslocamento, direito de voto, isenção de visto para viajar para os Estados Unidos, acesso a diversas universidades e direito à aposentadoria.
Para saber mais sobre a cultura italiana e compreender como obter a cidadania e o visto para a Itália, continue acompanhando as matérias do nosso blog. A Dias&Dias é um escritório de advocacia com ampla experiência e reconhecimento nessa área e te ajudará em todo o processo. Entre em contato e saiba mais!
Comentários