relacionamento@diasediasadvogados.com

Cores da bandeira italiana confira os significados e origem

Cores da bandeira italiana: confira os significados e origem

A bandeira italiana é uma das mais conhecidas mundialmente. Ela também é chamada pelos italianos de “Il Tricolore”, por conta da sua característica tricolor, ou seja, com três cores.

Assim como acontece com os outros países, a bandeira da Itália é considerada um símbolo nacional, elaborada para contar um pouco da história do país, capaz de reforçar a sua identidade e ser um dos símbolos de orgulho de toda a nação.

Mesmo sofrendo algumas modificações ao longo dos anos, as três famosas cores sempre estiveram presentes: o verde, branco e vermelho. Cada delas representa algo importante da Itália e oferecer seus próprios significados. A seguir, confira tudo sobre as cores da bandeira italiana e a importância da Il Tricolore para o país.

Origem da bandeira italiana

A origem da primeira ideia para a bandeira ocorreu por volta de 1794, devido a um pavilhão formado após a ocupação da Península Itálica por tropas napoleônicas. Nesse momento, Napoleão Bonaparte conseguiu o feito de derrotar austríacos que se consideravam donos de toda a região. Após a derrota, iniciou-se a República Cispadana, que escolheu três cores para representar o pavilhão: vermelho, branco e o verde.

Essas cores foram escolhidas por 2 estudantes que se revoltaram contra a igreja e a disposição das cores era algo semelhante à bandeira da República Francesa com somente o verde sendo utilizado no lugar do azul. Por isso, podemos afirmar que a atual bandeira teve sua criação inspirada ao modelo da bandeira da França.

Origem da bandeira italiana
Fonte/Reprodução: original

Durante o processo que marcou a unificação da Itália, a bandeira começou a ser utilizada como representação oficial do novo país. Durante a época de reinado, o brasão que simbolizava a Casa Real era utilizado na bandeira. Porém, isso foi retirado após a proclamação da república no País.

A bandeira que conhecemos hoje foi empregada no ano de 1946, mas só foi escolhida como bandeira oficial em 1948. Na Itália, o dia 7 de janeiro foi definido como a festa da bandeira, também conhecido como Festa del Tricolore.

Essa data foi escolhida para comemorar o dia em que a bandeira italiana nasceu para o país. Porém, mesmo sendo uma importante data comemorativa, o 7 de janeiro não é considerado um feriado no país.

Significado das cores da bandeira italiana

Assim como a de qualquer outro país, a bandeira italiana oferece cores que trazem seus próprios significados. Como mencionado anteriormente a Itália utiliza-se de três cores em três faixas verticais em sua bandeira, muito semelhante à bandeira da França, com diferença apenas na escolha de uma cor.

A bandeira aparenta ser uma criação visualmente simples, não oferecendo escudos, brasão ou inúmeras cores. Mesmo assim, é uma das mais conhecidas mundialmente, sendo difícil alguém errar ou não saber a que país ela pertence.

Há muita discussão em torno do significado das cores da bandeira, por isso não se foi possível até o momento entrar em um consenso. Porém, segundo grandes historiadores, a teoria mais aceita tem os seguintes significados:

Branco

Conforme a maioria dos historiadores, o branco representa todas as geleiras dos Alpes, situadas ao norte da Itália. Porém, cidadãos italianos também ligam essa cor ao religioso, já que segundo eles o branco representa a fé.

Verde

Ao que se sabe, o verde foi escolhido para representar todas as planícies, colinas e a natureza que existe na Itália. Também há quem ligue essa cor ao uniforme da guarda civil utilizado em Milão. Do ponto de vista religioso, o verde representa a esperança para o país.

Vermelho

A teoria mais aceita sobre o significado dessa cor é que ela representa todo o sangue derramado de heróis italianos durante as guerras por independência. Já os mais religiosos acreditam que o vermelho está ligado à caridade e fraternidade.

Antigas bandeiras de Itália

A bandeira italiana possui uma história complexa e marcada por mudanças discretas durante 2 séculos. A partir de 1796 a bandeira utilizada era da República Cispadana, que utilizava do tricolor, porém com um brasão ao centro.

Já a partir de 1861, quando a Itália ainda era composta por reinos, cada um deles começou utilizar uma representação diferente da que conhecemos hoje, porém ainda com o uso do tricolor.

Com a unificação do país devido à Casa Real, surgiu a primeira bandeira do reino de Piemonte e Sardenha. Essa bandeira foi elaborada também com três cores, porém com a utilização de um escudo bem ao centro.

Além delas, também foram utilizadas outras bandeiras relevantes para a história da Itália, entre elas a Bandeira Civil, Bandeira da Marinha e Bandeira de Proa.

O escudo foi excluído por total da bandeira italiana com o fim da monarquia no país. Assim, a atual que conhecemos hoje foi oficializada em 1948.

Países com bandeiras semelhantes

A bandeira da Itália é considerada uma inspiração direta da bandeira Francesa. As duas oferecem três cores dispostas em três linhas do mesmo tamanho. A única diferença é que a Itália utiliza-se do verde no lugar da cor azul, característica da França.

Além dessa bandeira, existem outras muito parecidas com a bandeira italiana. Por muito tempo a bandeira do México e da Itália foram comparadas, porque, as duas usam o tricolor da mesma cor. Mesmo sendo parecidas, existem diferenças óbvias, o México utiliza-se de um brasão ao centro e oferece um formato mais retangular e alongado.

O tricolor utilizado pela Itália também é bastante parecido com o tricolor irlandês, com exceção ao uso do laranja pelos irlandeses. As duas bandeiras também oferecem proporções diferentes.

Há também pessoas que confundem o tricolor italiano com o tricolor utilizado na bandeira da Hungria. Nesse caso, as duas bandeiras oferecem as mesmas cores, tendo como diferença apenas o seu posicionamento.

Por que a bandeira é tão importante para o país?

A bandeira italiana ao longo dos anos tornou-se também um símbolo de liberdade para todos os italianos por conta de Giuseppe Mazzini durante as revoltas em prol da unidade nacional. Além disso, a bandeira é responsável por simbolizar características da Itália como todos seus valores, lutas, história e diversos elementos importantes para o país.

Essa bandeira também é um elemento capaz de reforçar a identidade do país, algo capaz de trazer pertencimento aos cidadãos e trazer os famosos sentimentos de orgulho e amor ao país.

Por que a bandeira é tão importante para o país
Fonte/Reprodução: original

Isso vem desde 1820, quando houve diversos movimentos na Itália. Mesmo com o risco de morte, o uso da bandeira ainda era realizado para mostrar a identidade de um país que ainda não existia oficialmente.

Assim, com o fim dos austríacos na península itálica, a bandeira tricolor foi oficialmente adotada por todas as partes. Na época, muitos soldados começaram a utilizar a bandeira como representação da unidade.

Imigrantes italianos também foram responsáveis pela popularização da bandeira. Eles transportavam a bandeira de forma honrosa para fora do país. Além disso, muitos soldados americanos nascidos na Itália costumavam levar a bandeira para o campo de batalha durante a Guerra de Secessão americana.

A bandeira italiana hoje carrega muito da história desse conhecido país, sendo um elemento de orgulho nacional. Mesmo sendo desenvolvida de uma forma simples, ela carrega diversas interpretações desde o seu surgimento e ainda é muito utilizada por cidadãos italianos, até mesmo aqueles que moram em outros países.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
imprimir

Leia também

Translate